Quando pensamos em jogar tudo pro alto



Faaala pessoal que acompanha ansiosamente pelas postagens deste blog, como vocês estão? Como têm passado os últimos dias? Tudo numa nice? Eu espero do fundo do meu coração que sim, mas se vocês estiveram passando por dificuldades, lutas e tribulações, estou aqui escrevendo este texto [e você está aí lendo este texto] pra fortalecer vocês e não deixar que vocês joguem tudo pro alto.
Afinal de contas, quem nunca quis jogar tudo pro alto, não é mesmo? Às vezes da uma vontade louca na gente de chutar o pau da barraca e deixar o circo pegando fogo [nossa, como eu estou figurativo hoje, kkkk]. Agora, sabe qual é o problema de fazermos isso? É que se tacamos fogo no picadeiro, quem tem que ir lá apagar tudo e colocar a casa em ordem sabe quem é? Isso mesmo, nós próprios.
Sabe, já houve momentos em que eu fiquei com raiva de algo e taquei longe aquilo, literalmente falando [calma, nunca joguei nada que pudesse quebrar, rs], porém, depois eu mesmo tinha que ir lá buscar o objeto que lancei. Que atitude mais tola, não é mesmo? Do mesmo modo, quando pensamos em jogar tudo pro alto, temos que ter cuidado para não ser nós mesmos quem vamos ter que ir arrumar a bagunça que fizemos. Principalmente se aquilo que queremos abandonar é algo que Deus não quer que abandonemos.
Quer ver um exemplo clássico disso? Ele se encontra no final do Evangelho de João, no capítulo 21. Lá, a Bíblia nos revela que Pedro desistiu de seu ministério, você sabia disso? Pois é, o grande apóstolo Pedro já quis jogar tudo pro alto uma vez, e na verdade ele bem que fez isso. Depois que Jesus já havia morrido e ressuscitado, Pedro chega para os discípulos e diz: vou pescar, e seus amigos logo lhe respondem: nós vamos também.
Talvez você pense assim: ora, ele não estava jogando tudo pro alto, ele apenas foi pescar. Ledo engano. Você pode até não se lembrar, mas quando o Senhor Jesus Cristo chamou Pedro, seu irmão André e alguns companheiros seus, o trabalho deles era a pesca. Eles vivam daquilo quando, de um dia para o outro, abandonaram tudo para seguir ao Salvador.
E quanto isso aconteceu, eles viveram grandes coisas. Viram milagres maravilhosos, sinais poderosos e presenciaram momentos únicos na história da humanidade, como quando Jesus se transfigurou na presença dele, de Tiago e João; e estes puderam ver Elias e Moisés. Já imaginou que coisa grandiosa para se presenciar?!
Porém, agora que o Cristo havia morrido e, mesmo ressuscitado, já não estava mais cem por cento das vezes com eles, talvez Pedro tenha achado que tudo tinha acabado ali para ele, principalmente para ele, que havia negado a Cristo três vezes antes d’Este ser entregue à morte. Por isso, quando Pedro diz que vai pescar, na verdade ele está dizendo: chega, acho que já deu pra mim, vou voltar a fazer o que eu fazia antes de me encontrar com Cristo.
Palavras fortes, hein?! Porém, é o que podemos pensar algumas vezes. Talvez, tal como Pedro, não queremos abandonar o Senhor, a Igreja, nossa fé cristã, mas queremos deixar nosso ministério para trás, nosso penoso trabalho, algo que Deus mesmo nos chamou para fazer. Pensamos: chega, agora já deu, vou jogar tudo pro alto.
Pedro fez isso, ele voltou para seu trabalho, e adivinhem? Ele não conseguiu nada com isso. Trabalhou a noite toda e não pescou sequer um peixinho. Que frustrante, não? Você trabalha o dia todo em algo que você sabe que é bom, mas não consegue nada com isso, por que será? Ora, porque essa não é a vontade de Deus para sua vida naquele momento. Será que você não está vivendo algo assim na sua vida nesse momento?
É então que o próprio Cristo aparece na areia da praia e faz um questionamento forte. Leia:
“E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus. Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.” João 21:4-5
Pense comigo: deve ter sido frustrante para aqueles discípulos admitirem pra alguém que não tinham pescado nada, né? Ao fazer esse questionamento, é como se Cristo perguntasse a eles: e então, vocês conseguiram alguma coisa ao abandonarem o chamado que Eu tenho pra vocês? A resposta nesses casos é sempre miseravelmente a mesma: não.
Então Cristo lhes diz:
“E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.” João 21:6
Então, é como se Jesus lhes mostrasse que, quando há Seu consentimento, então há também Sua bênção. Ao perceberem que era Jesus que lhes falava, eles logo foram ao Seu encontro. Eles deixam o barco e as redes para trás novamente, para estarem na Presença e na vontade do Rei dos reis. Eles percebem que não adianta jogar tudo pro alto quando é da vontade de Deus que perseveremos trabalhando.
Não sei por qual situação você tem passado, leitor, se você anda cansado do trabalho, ou se tem pensado que não é capaz de fazer o que Deus tem chamado você para fazer. Não sei qual o motivo Satanás tem usado para tentar te fazer parar, mas estou aqui para dizer: não pare, prossiga, conte com a graça e o favor de Deus, e você conseguirá.
O Deus que nos chama, Ele nos capacita e nos ajuda, e é fiel para manter a Sua palavra a nós todos os dias da nossa vida. O chamado que Ele tem pra nós não é dado com arrependimento, se Ele nos chama, Ele sabe o que está fazendo, basta confiarmos e permanecermos em direção à sua vontade.
Meu apelo para você é: não jogue tudo pro alto, entregue nas mãos de Deus, e tudo te irá bem. Ore, confie, trabalhe, afinal de contas...
“aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;” Filipenses 1:6
Um forte e longo abraço.Te espero aqui no próximo post!
Deus te abençoe
Denian Martini, o cronista.



Comentários