Usa-me, SENHOR!


O que significa ser usado por Deus? Alguém sabe me responder ? Alguém pode me responder? Será que você, leitor, poderia me responder o que significa ser usado por Deus? O que você, leitor, poderia me dizer a respeito? Você sabe me responder a primeira pergunta que eu fiz?

Todo aquele que se diz servo de Deus tem de ser usado por Ele, senão não é servo. E a melhor maneira de se compreender o que é significa ser usado por Deus encontra-se no texto de Jeremias 18:06. Leia:

“Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o SENHOR: eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”

Muitas vezes, vemos pessoas dizendo: “usa-me, SENHOR, quero ser usado por Ti!” Será que sabemos o real significado de ser usado por Deus? Temos consciência destas palavras que falamos como quaisquer outras? Estamos realmente dispostos a sermos usados por Deus?

No versículo a cima, Deus estava falando com o profeta Jeremias sobre ser usado por Ele. O SENHOR chamou-o à casa do oleiro. Para aqueles que não sabem, oleiro é o artista que desenvolve vasos de barro. Para ser um oleiro é necessária bastante paciência e prática, porque qualquer detalhe não planejado pode deixar o vaso torto, e, então, é necessário destruir tudo o que foi feito para começar novamente.

Foi exatamente isto que aconteceu como o oleiro que Jeremias observava. O vaso que ele fazia quebrou-se em sua mão, e ele teve que recomeçar do zero a construção deste vaso. Então Deus disse aquelas palavras para Jeremias, as palavras que estão no versículo à cima.

O versículo começa com uma pergunta interessante. Houve algo que impediu o oleiro de reconstruir o vaso que quebrou-se? O vaso começou a falar, dizendo: “não, oleiro! Não me reconstrua assim, reconstrua-me de outro modo”, foi isso que o vaso fez? Será que o vaso teve poder de escolha?

É exatamente por isto que Deus faz a pergunta: “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?”  Será que existe algo que impeça o SENHOR de fazer segundo a Sua vontade? Será que nós, como vasos, temos poder de escolha? Será que podemos palpitar e dar opiniões ao grande Oleiro?

Quando somos usados por Deus, simplesmente somos usados. Não escolhemos, não opinamos, não debatemos; somos usados. Aquele que realmente quer ser servo tem que ter consciência disso, de que está a serviço do Rei, onde quer e o que quer que seja da vontade do Rei!

Pergunto a você: por que aconteceu tudo aquilo com Jó? Ele não era um homem justo? Sim, ele era, mas tudo aquilo aconteceu porque Deus tinha o propósito de trabalhar o coração dele, e de deixar este registro na Bíblia para consolar muitos outros justos até os dias de hoje. Quem nunca foi consolado em momentos difíceis ao lembra-se de Jó? O que aconteceu com Jó foi a maneira que Deus usou ele.

Então, pergunto a você: e se Deus quiser usá-lo da mesma maneira, você está disposto? Você está disposto a renunciar tudo para ser usado por Deus, assim como aconteceu com Jó? E se Deus quiser usar a sua morte, você está disposto a morrer por Ele? Não é isso que cantamos: “eu estou disposto a morrer por Ti”?

Contudo, não se desespere! Deus é o grande Oleiro, e Deus é amor! Ele sempre sabe o que faz, e sempre faz o melhor pra nós. Pode parecer muito difícil, mas é o melhor. Ele nos ama de uma maneira que jamais poderemos compreender, e não põe em nossos ombros peso que não podemos suportar.

Isto sim é ser usado por Deus, fazer simplesmente a vontade d’Ele. Não se preocupe, se você quer ser usado, busque-O. A partir do momento em que você conhece a Deus, você começa a ter as mesmas vontades que Ele. E, a cima de tudo, nenhum sofrimento que possamos passar suportará aquele que Cristo passou por nós!

Temos, a cima de tudo isto que vemos na Terra, uma herança no céu; herança esta que não estraga, nem se enferruja. Herança esta que não pode e não será roubada. Herança esta que nenhum olho viu, nem ouvido ouviu, nem pode ser imaginado pelo homem. Herança esta que não merecemos. Vale a pena ser usado por Deus!

Deus abençoe!!

Comentários

  1. É dificil quando se pergunta "vc está disposto a morrer pelo Senhor?" porque, eu particularmente sempre penso que eu estou apenas se for pra morrer de uma vez, perder a vida em um acidente ou qualquer que seja o motivo que me tire a vida. Mas muitas vezes esse morrer não diz respeito somente à vida, mas sim em um morrer do ego, das escolhas, dos caminhos, que morra eu para que o Senhor nasça, que diminua eu para que Tu cresças. E se realmente fala de vida, às vezes o morrer é perder tudo que conquistou, tudo que ama, muitas vezes, perder quem ama, como Jó... então você vai morrendo aos poucos por dentro de tanto sofrimento, e se for assim minha boca pode até falar que eu estou disposta, mas eu sei que não estou. Sei que eu não posso pensar assim, porque Jesus deus Sua ida por mim, nd mais justo que eu dê a minha à Ele.
    Mas é engraçado quando você começa a compartilhar a sua vida com Deus, e é uma coisa muito gostosa porque Deus fala com a gente não apenas em momentos de oração, mas em coisas simples, como por exemplo "Não, não vai por aí. Vire ali" então você vai e encontra alguém que vc precisava encontrar, que Ele queria que vc encontrasse. É muito gratificante deixar Deus participar da nossa vida!! Vale realmente a pena passar por tudo, mesmo que eu fique com medo... vale a pena ter fé em Deus, somente em Deus!

    Deus abençoe!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Este é o grande desafio de todo aquele que deseja fazer a vontade de Deus e ser um cristão verdadeiro!! Não foi fácil para Cristo morrer por nós, negar Seu trono e Sua glória, mas Ele renunciou a Sua vontade por nós, agora é a nossa vez!!
    Para meditar: "Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemo, para o SENHOR vivemos; se morremos, para o SENHOR morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do SENHOR"
    Romanos 14:07-08

    ResponderExcluir
  3. A Casa de Deus está precisando de trabalhadores pelo mundo todo, sabemos que a seara, a Obra de Deus é grande, porém são poucos os trabalhadores, são poucos os que dão a vida para servir, é praticamente invisível o número de pessoas que querem honrar a Jesus.

    Minha opinião!!! Gostaria que vocês acessem o Meu Site: http://familiaunidacristo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Realmente é disso que a Igreja precisa, união... Nada somos se nos distanciarmos, mas se dermos as mãos com o propósito de pregarmos Palavra, nada poderá nos interromper!!

    Deus abençoe irmão!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário