O Dever da Igreja - Parte I

"E CONTOU-LHES, também, uma parábola, sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer,dizendo: Havia, numa cidade, um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem. Havia, também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, e ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E, por algum tempo, não quis, mas, depois, disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, todavia, como esta viúva me molesta, hei-de fazer-lhe justiça, para que, enfim, não volte, e me importune muito.E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" (BÍBLIA, N.T. Lucas 18:1-8).
A passagem acima é uma parábola contada por Jesus. Uma parábola é uma historia que ilustra uma verdade espiritual. Conhecido como "A Parábola do Juiz Iníquo" o texto é uma narração de Jesus contando sobre a dificuldade de uma viúva em receber algo que lhe era justo, que era devido. A historia conta que esta viúva tinha um caso que necessitava da interferência de um juiz, um caso contra um adversário. Porém, como esse juiz era um ímpio, que não temia a Deus nem a homem algum por isso não atendia ao pedido da viúva e não se incomodava com a injustiça praticada contra ela. Porém, como grande a insistência daquela viúva o juiz ímpio resolveu que faria justiça, somente para se ver livre da perturbação. E o texto termina com dois questionamentos do Senhor Jesus:
· E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?
· Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?
A vida humana é feita por fases. Algumas vezes estamos em fases boas e prazerosas, outras em fases ruins, complicadas. Mas a palavra de Deus promete que Deus fará justiça aos escolhidos, QUE CLAMAM A ELE DE DIA E DE NOITE. É interessante observar que a bíblia nos mostra que Deus não fará justiça a todos os injustiçados, mas aos escolhidos que clamam a Deus de dia e de noite. São os que clamam a Deus, os que buscam a Deus que encontrarão justiça, não os que sofrem. Você já talvez já tem há ouvido aquela frase clássica: “Se Deus existe, porquê têm tanta gente sofrendo, tanta gente injustiçada?”. A resposta está nesta passagem: Existe muita gente que sofre porquê existe muita gente que não clama a Deus. Isso não quer dizer que s você está sofrendo é porque você não têm clamado. Como já foi dito, a vida tem fases boas e ruins. Mas quem clama a Deus não passa a vida inteira no sofrimento.
E você, tem clamado a Deus ou quer atrair a Deus pelo seu sofrimento? Reflita nisso.
Que Deus te abençoe.

David Martins - Líder de louvor IBCC

Comentários