Às vésperas do casamento...


Estou às vésperas do meu casório [oh glória a Deus!!!] e tenho vivido muita coisa, além de estar vivendo o milagre de Deus para que esse casamento aconteça. Mas, minha intenção aqui não é dar testemunho [deixo essa parte pra quando eu casar de fato]. Todo esse corre-corre me levou a traçar um paralelo entre meu casamento e o casamento dos casamentos que foi anunciado há milhares de anos e que [finalmente, rs] está prestes a acontecer. O casamento entre Jesus e Sua Igreja: as bodas do Cordeiro.
Mas quando a gente vai casar, algumas coisas precisam estar certas. Eu não me refiro à organização do casamento, festa e etc, me refiro mesmo ao relacionamento entre os noivos. Ninguém casa sem ter um relacionamento com o outro, sem namorar, noivar e conhecer a outra pessoa pra saber se ela é a parceira ideal pro resto da vida. Da mesma maneira, Jesus não irá casar com uma Igreja que não mantém um relacionamento com Ele. Se você não casa com um desconhecido, Ele casaria por quê?
Muitas pessoas estão dentro das Igrejas e acreditam que são salvas simplesmente por isso, ou porque elas fazem tudo o que mandam fazer; mas não somos salvos por obras, e sim pela fé (Efésios 2:8-9) e fé é uma questão de relacionamento com Deus; embora Deus conheça cada um de nós, é preciso que nós o conheçamos também. Num casamento ideal, não é apenas um que conhece o outro, mas os dois se conhecem e estão de pleno acordo em unirem-se para toda a vida.
“porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe” Hebreus 11:6b
E então, mais do que mero relacionamento, para que haja casamento é preciso existir amor. Porque amamos, podemos suportar as diferenças do outro; o amor faz a gente estar junto com o outro mesmo não concordando com ele em todo tempo. Não pense que, por Ele ser Deus, você irá concordar com Ele o tempo todo. Muitas vezes Deus permite que aconteçam coisas em nossas vidas que nós não entendemos, e isso pode nos fazer querer separar-se d’Ele, mas se houver amor, se nós realmente amarmos a Deus, essa separação jamais irá acontecer.
Além disso, existem aqueles que casam-se meramente pelo interesse material. Não é uma junção de vidas, mas de dotes, e infelizmente as igrejas atuais estão cada vez mais cheias de pessoas preocupadas naquilo que o Senhor pode dar a elas, e não no próprio Deus. É tão feio quando a gente percebe de alguém que casou por interesse, né? Pois Jesus não é um desses; se você está interessado somente no que Cristo pode te dar e não no próprio, você não terá nenhum dos dois.
“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” Mateus 22:37
E, então, quando a gente conhece a outra pessoa e realmente a ama; quando a gente decide casar, existem as questões legais para que isso realmente aconteça. Por exemplo, aqui no Brasil a gente não pode casar já for casado. Da mesma maneira, o Noivo dos noivos jamais se casará com uma Igreja que já está comprometida com outro alguém. Se nós formos comprometidos com o pecado, ou com outros deuses, ou com nós mesmos, Ele não poderá unir-se a nós.
É preciso que nosso amor por Ele faça com que larguemos qualquer outro tipo de relacionamento que possa interferir no nosso casamento. Você casaria com alguém que ainda namora outro alguém?! Jamais, né? Por isso precisamos ser uma Igreja comprometida apenas com o nosso Noivo. Temos que ser fiéis a Ele somente, assim como somos fiéis somente aos nossos parceiros. Uma Igreja infiel não poderá casar-se com Jesus!
“Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro.” Lucas 16:13ª
E então, quando todas essas questão são certas. Quando conhecemos a outra pessoa, a amamos, sabemos que ela é fiel e comprometida somente conosco mesmo, então podemos começar a correr atrás dos preparativos do Grande Dia.
Sabe, no começo do planejamento do casamento, as coisas vão num ritmo bem desacelerado. Começamos a pensar em buffet, no lugar... visitamos um lugar aqui, outro ali... precisamos pensar em qual vai ser o dia... mas à medida em que o tempo vai passando, tem tantas coisas pra gente resolver que a impressão que a gente tem é que se o dia tivesse 30 horas, ainda não seria suficiente.
Talvez tenha sido assim também no curso da humanidade. Logo depois de Jesus ter ascendido aos céus, as coisas foram acontecendo como se as Bodas do Cordeiro nunca fossem se realizar. Contudo, hoje em dia, parece que cada nova manchete do jornal nos anuncia que o Rei está próximo e, com Ele, vem o Grande Casamento. Assim como no meu casamento, quanto mais perto se aproxima o dia, mas as coisas devem estar certas, e é por isso que vemos o cenário mundial se preparando para a Volta de Jesus.
“Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto.” Lucas 21:31
Pra quem está prestes a se casar, falo com conhecimento de causa: a ansiedade é certa. Esse deve ser nosso sentimento para a volta do Senhor também, não essa ansiedade prejudicial, mas aquela do frio na barriga. Desde criança penso em casar e agora meu casamento está prestes a acontecer; desde sempre falam que Jesus vai voltar, e agora ele está prestes a realmente voltar. Já pensaram nisso?!
Esses dias que eu tenho vivido são muito bons. Penso no casamento e em como será a cerimônia, a festa.... penso em estar casado com a mulher que eu amo e em como isso será bom. E, como Igreja, que possamos viver debaixo dessa santa expectativa: a de encontrarmos com o Amado das nossas almas e vivermos com Ele para sempre.
“Eis que venho sem demora;” Apocalipse 3:11
Abraço, Deus abençoe você!

Denian Martins

Comentários

Postar um comentário