Devemos ser santos. Por que?



Você nunca se perguntou por que devemos ser santos? Eu já. Muitas vezes temos a impressão de que Deus é desnecessariamente caprichoso, nos colocando “regras” e “limitações” que não tem motivo de existirem, a não ser nos privarem de fazermos coisas que temos desejo de fazer.
Não me leve a mal, não estou sendo audacioso contra Deus, e nem quero te incitar a ser. Na verdade, minha intenção com esse texto é te levar a uma revelação a respeito da santidade que eu mesmo não tinha há certo tempo, até que o SENHOR falasse ao meu coração.
Sabe, irmãos, acredito que muitos de nós tem buscado a santidade pelo sentido errado. Queremos ser santos porque temos medo do inferno ou medo das punições de Deus, queremos não pecar porque, se pecarmos, teremos que dar satisfações para nosso pastor ou nosso líder, e isso é constrangedor... enfim, temos mil e um motivos para buscarmos a santidade e em nenhum deles há a verdadeira razão para queremos esta condição de vida.
E você me pergunta: “então tá, já que você é o sabe tudo, me diz qual o verdadeiro motivo para buscar a santidade?” Não sou o “sabe tudo”, mas como disse acima, Deus me revelou algo muito forte a respeito da santidade. Olhe só o que diz esse versículo de Isaías:
“Em Sião os pecadores estão aterrorizados; o tremor se apodera dos ímpios: ‘Quem de nós pode conviver com o fogo consumidor? Quem de nós pode conviver com a chama eterna?’ ” Isaías 33:14
Aqui, a santidade de Deus é comparada a um fogo consumidor, porque de fato Deus é assim (Hb 12:29). Acontece que não entendemos a seriedade da santidade de Deus. Santo é aquilo que Deus é, e Ele não muda a sua própria natureza. Compreendendo isso, entendemos melhor porque a Palavra nos orienta a sermos “santos, por Eu sou santo” (1 Pe 1:16).
Santidade é um processo em que transformamos a nossa natureza para ser como a natureza do próprio Deus, e a cada passo que damos nessa direção, mas nos aproximamos do próprio Deus. Aliás, é a respeito disso mesmo que o SENHOR me falou quando disse sobre santidade.
Deus, por ser perfeitamente Santo, não pode se aproximar de nós, pecadores, pois senão seríamos consumidos pelos nossos próprios pecados. Mas, a partir do momento em que nos santificamos, em que deixamos pecados e prazeres mundanos para trás para nos parecermos com Ele, então mais perto Ele pode se aproximar de nós.
“Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor”. Hebreus 12:14
Sem santidade ninguém pode ver a Deus, não apenas na eternidade, mas também nesta vida, e é isto que precisamos entender. Deus quer se revelar a nós, ter um relacionamento próximo, íntimo e pessoal com cada um de nós, na verdade, tudo o que Ele quer é se revelar a nós, pois nos ama e tem prazer em nós, mas Ele só pode fazer isto na medida em que nos santificamos.
Tudo o que Deus tem por nós é amor. Puro, santo e perfeito amor. Ele tem prazer em nós, quer estar junto, quer falar, nos ouvir e ser ouvido por nós, mas há um mal que nos separa: o pecado, e este mal é inibido apenas quando nos decidimos em sermos santos. Santidade, então, se torna uma obra de amor ao nosso Criador.
Não negue o amor de Deus, você sabe que tem no céu um Pai que se empenha por sua vida por te amar. Busque cada dia mais a santidade de Deus e você verá a Deus, cada dia mais intensamente.
Que em nossos corações esteja o clamor que o próprio Cristo Jesus nos ensinou:
E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal” Mateus 6:13a
Um forte abraço!
Que Deus te abençoe!
Denian Martini

Comentários