Salmos 146: um convite à adoração



E aí, gente, tudo bem com vocês? Em Primeiríssimo lugar eu quero me desculpar com vocês por não ter postado nada na semana passada, mas acontece que eu ia postar na quinta-feira e eu tive um imprevisto no meu trabalho, aí sexta-feira foi feriado (Dia da Independência do Brasil), e eu até cogitei a hipótese de postar, mas vocês sabem como feriados são agitados, né? A gente tira o dia pra descansar e acaba fazendo mais coisas que em dias comuns. Enfim...
Mas hoje eu estou aqui pra compartilhar com vocês um estudo, uma meditação, a respeito do Salmo 146 que eu tenho certeza que vai abençoar a vida de vocês e vai ajuda-los a interpretar melhor estes versos das Sagradas Escrituras. Esse tipo de reflexão em cima de um texto bíblico eu aprendi ano passado, quando fiz um curso a respeito de pregação.
Antes de mais nada é preciso que vocês acompanhem o Salmo junto comigo, ou seja, abra sua Bíblia ou seu aplicativo no smartphone e acompanhem a leitura. Vamos lá?!
Convite à adoração: por que o SENHOR deve ser louvado?
Os dois primeiros versos do Salmo falam sobre louvarmos a Deus. No primeiro, o Salmista convida o louvor ao SENHOR, em seguida, ele convida a própria alma a louvar a Deus, e reafirma no segundo verso que ele louvará por toda a sua vida.
É comum vermos nos salmos um convite à adoração, mas neste em específico podemos enxergar que o autor não apenas chama a todos e inclusive a si mesmo, como também elenca porque o SENHOR deve ser louvado. Ora, e por que o SENHOR deve ser louvado?
Porque Deus não é frágil como os homens
Em primeiro lugar, o SENHOR deve ser louvado porque Ele não é igual aos homens, e quando eu falo homens me refiro à humanidade em geral. Nos versos 3 e 4, o salmista nos mostra quão frágil a vida humana é, e como é tolice confiar em pessoas ao invés de confiarmos em Deus, afinal de contas, não há salvação no homem, “sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos”. Salmos 146:4
Há pessoas que confiam em homens e não confiam em Deus; confiam que o sucesso de sua cirurgia está nas mãos da equipe médica e não nas do SENHOR; que o sucesso financeiro do país está nas mãos da equipe econômica e não em Deus. Ora, e se essas pessoas perecerem? Tudo o que eles sabem se vai, de que adiantou confiar neles? Nossa confiança deve estar no SENHOR. Se você tem confiado em homens, pare imediatamente e comece a depositar sua total confiança em Deus.
Mas não é apenas por isso que Deus deve ser louvado.
Por tudo aquilo que Deus já fez
Em segundo lugar, o salmista deixa claro nos versos 5 e 6 que Deus deve ser louvado pelos feitos maravilhosos que já fez. Ora, e o que Deus já fez? Todas as coisas! Lembra-se daqueles que confiam em homens? Pois então, Deus é aquele que criou o homem. Você consegue mensurar o tamanho de sua grandeza e quão melhor é confiar no Criador do que confiar na criação?!
Não é à toa que o salmista afirma que feliz é aquele que tem o SENHOR por seu auxílio. Ora, se já sentimos confiança quando um homem de importância mostra estar à nosso favor, quão mais confiantes podemos estar quando o Criador dos céus e da Terra mostra seu favor à nós. Isso é mais do que motivo para louvarmos a Deus enquanto nós vivermos!
Por tudo aquilo que Deus ainda faz
É interessante vermos a mudança no tempo verbal a partir. Até os versos anteriores, o salmista falava daquilo que o SENHOR já fez, mas a partir do versículo 7 até o versículo 9, ele começa a nos contar daquilo que o Ele ainda faz, que podemos dividir em três categorias:
            1 – Deus age com justiça: “faz justiça aos oprimidos, o que dá pão aos famintos. O Senhor solta os encarcerados (...) O Senhor guarda os estrangeiros; sustém o órfão e a viúva” Salmos 146:7 e 9a.
O nosso Deus é um Deus justo, e ainda hoje Ele age com justiça. Os olhos do SENHOR não estão fechados para não verem a dor daqueles que sofrem injustamente, pelo contrário, Ele age em favor para garantir a justiça a todos. Aleluia!
            2 – Deus age com milagres: “O Senhor abre os olhos aos cegos; o Senhor levanta os abatidos; o Senhor ama os justos;” Salmos 146:8
Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente, dessa forma podemos entender que Ele é Deus de milagres sim. Ele pode nos curar de qualquer enfermidade, nos levantar em qualquer tribulação, pois o Seu amor é com aqueles que amam o que é correto. Aleluia!
            3 – Deus age com juízo: “mas transtorna o caminho dos ímpios.” Salmos 146:9
Muitas vezes pensamos que o SENHOR não pude aqueles que fazem o que é mau, mas nos enganamos. Deus transtorna o caminho dos ímpios, e por mais que hoje possamos ver alguém que é mau aparentemente se dando bem, se aguardarmos veremos que no final das contas essa pessoa cairá na armadilha que ela mesma montou, pois isso vem do SENHOR.
Não devemos orar para que os ímpios pereçam, mas para que se convertam e tornem-se justos, porque esta é a vontade de Deus para todas as pessoas. Mas, se alguém insistir no erro e endurecer o coração para o SENHOR, essa pessoa terá o fruto de suas escolhas. Aleluia!
Por Quem Deus é
E então, depois de todo esse panorama, o salmista encerra com chave de ouro, trazendo o último motivo para louvarmos ao SENHOR.
“O Senhor reinará eternamente; o teu Deus, ó Sião, de geração em geração. Louvai ao Senhor.” Salmos 146:10
O SENHOR reina! De geração em geração Ele é soberano sobre todos nós! Aleluia! Isso já é motivo suficiente para O reverenciarmos e adorarmos, mas, além disso, temos todos os outros motivos desse salmo para, como disse o próprio salmista, cantarmos louvores a Deus enquanto formos vivos.
Espero que este estudo motive seu coração e sua vida a adorarem a Deus assim como tocou meu coração e me emocionou. Se você gostou e foi abençoado comente aqui embaixo seu testemunho para tocar outras vidas.
Um forte abraço!
Que Deus te abençoe!
Denian Martini, o cronista.

Comentários

Postar um comentário