Peça de Natal Evangélica: “Advinha Quem vem pro Natal?"

 


E aí, querido leitores do blog, tudo bem com vocês? Eu sei que faz mais de um ano e meio que não apareço por aqui. Na verdade, tem sido extremamente difícil parar para escrever aqui para vocês [embora seja uma das coisas que eu mais goste de fazer], porém, tenho três motivos muito importantes que me levaram a publicar este post hoje:

1 – Mesmo eu não tendo mais escrito, os acessos no blog jamais pararam, inclusive recentemente batemos a marca de cem mil acessos totais. Uhuul!! E glória a Deus;

2- O post com mais acessos aqui é o do teatro de Natal que eu compartilhei em 2018, de uma peças que escrevemos e apresentamos em 2017 [que você acessa clicando aqui]. O que me leva ao terceiro motivo;

3 – Ainda em 2018 eu escrevi uma continuação para aquela peça de Natal de 2017 e ela foi apresentada em minha Igreja. É uma peça muito engraçada e que fez muito sucesso.

Diante disso, eu resolvi disponibilizar pra vocês o texto e o vídeo dessa segunda peça de teatro. Se vocês analisarem o vídeo e o texto, vão perceber que houve muito improviso [como a parte em que jogamos doces para as crianças, e a confusão entre Natal e Páscoa], que foi fruto da criatividade e bom humor dos atores.

Enfim, para quem quiser o texto em formato “Word” tanto da outra peça quanto dessa, fique à vontade para me pedir que eu envio sem qualquer problema.

Ainda antes do teatro, quero deixar duas curiosidades:

1 – O casal Luciana e Maclaus existe de verdade. Sim, existe alguém com esse nome, digamos, exótico [como se Denian fosse muito comum, né?]. Então, se você os conhece, não foi uma forma de zombar, mas de brincar.

2 - Em 2019 escrevemos uma terceira peça, continuação dessa, mas infelizmente não pudemos apresentar por diversos motivos contrários, e depois veio a pandemia... enfim, quem sabe alguuum dia esse texto saia do anonimato, né?

Agora sim, sem mais delongas, segue o vídeo da nossa apresentação e, logo abaixo, o texto.

-----*-----

 


-----*-----

ADVINHA QUEM VEM PRO NATAL?

Escrita por Denian Martini

SINOPSE: O que você faria se descobrisse que Jesus vem passar a ceia de Natal em sua casa? Pois essa família acabou de descobrir isso, e de uma coisa temos certeza: muita loucuras irão acontecer.

 

PERSONAGENS:

SALETE: a empregada, que vai pregar de Jesus;

LUCIANA: a mãe da família, metidona;

MACLAUS:o pai, completamente desequilibrado emocionalmente;

PIERRE: adolescente, filho de Luciana e Maclaus, e que é burro;

VENDEDOR; Aparece só pra incomodar mesmo;

GENÉSIO: todos vão achar que é Jesus, mas não é.

VIZINHA: que vai falar que foi a filha que escreveu a cartinha;

FILHA DA VIZINHA: quem vai escrever a cartinha.

 

CENÁRIO: Uma típica casa arrumada para a ceia de Natal, com uma mesa no centro representando onde todos vão se reunir para celebrar o Natal mais tarde.

Começa tocando a música de Natal e as cortinas permanecem fechadas. Conforme Salete se aproxima, a música vai abaixando de som.

SALETE: Oxi! Quem foi que colocou uma cortina no meio da sala?! (Enquanto abre as cortinas, fala para o público) Olhe, vou falar uma coisa: ano passado meus patrão era doidinho de pedra, mas esses de agora são doidinhos de rocha, de terra... doidinhos de tudo. Deus que me perdoe!Vou falar a verdade, são tão doidinhos que meu patrão se chama Maclaus... (ri alto). Maclaus! Isso não é nome, é xingamento: seu maclaus! (Ri alto)

LUCIANA: (entra pela porta seguida pelo filho) Oh, Pierre! Pierre! Por que você me faz passar tanta vergonha, meu filhinho?! Agora nunca mais eu vou poder sequer pisar naquele shopping! Que vergonha, meu Deus, que vergonha!

PIERRE: Ah, mãe, eu não tenho culpa daquela televisão ser tão cara!

LUCIANA: Que televisão, Pierre, aquilo era um microondas! E o pior de tudo é você parando pra querer comprar uma ovelha!

PIERRE: Admite, mãe, ela era tão fofiiinha!

LUCIANA: Aquilo era um cachorro, Pierre, um cachorro. Olha, quer saber de uma coisa, vai já pro seu quarto e só saia de lá a hora que eu chamar!

PIERRE: (Saindo pelo corredor) Desencanta, vai mãe!

LUCIANA: (Para Pierre) É desencana que se fala! (Para Salete) Olha, vou falar a verdade, viu Paulete, não é fácil criar os filhos hoje em dia.

SALETE: Mas o garoto tem a quem puxar, né dona Luciana?

LUCIANA: Oi?!

SALETE: Naaada... e o meu nome é Salete. Salete.

(Som de acidente de carro)

LUCIANA: (Mexendo no celular) Então, querida, ontem choveu tanto aqui no bairro, lá na favela choveu também?

SALETE: Eu moro na mesma rua, dona Luciana.

LUCIANA: Claro, flor, claro (ri sem graça). Olhe, eu tava pensando em te dar um panetone, mas fiquei na dúvida se na sua casa seu povo também come isso ou se vocês fazem a Ceia de Natal só com jerimum.

SALETE: Olhe, dona Luciana, isso é um baita de um preconceito, viu? Eu não devia aceitar esse panetone, só não vou renegar porque rico come caviar, mas pobre come o que vié.

LUCIANA: Então não me deixe esquecer de te dar um hoje, tá bom? Se sobrar. Agora, preste atenção: somos uma família muito rica e importante, por isso tudo precisa estar um brinco, ok? Como sou uma patroa muito prestativa, dedicada e...

SALETE: Metida!

LUCIANA: Oi?

SALETE: Decidida. A senhora é muuuito decidida.

LUCIANA:Você acha? Que isso, Arlete, imagina!

SALETE: É Salete, dona Luciana, SA-LE-TE. Quer que eu escreva?

LUCIANA: Não precisa, já decorei Juliete! Então, preste bastante atenção na ordem dos talheres. Ano passado, a empregada confundiu tudo e foi tão chato ter que demitir ela na frente de todo mundo. Você sabe como é uma situação chata, né?

SALETE: Ah, eu sei, uma vez uma patroa veio me demitir, eu respondi: não fiz nada, e ela: por isso mesmo to te demitindo.

LUCIANA: Pois é... mas esse ano eu vou ter um Natal sem demissões e aborrecimentos. Esse ano eu vou ter um Natal de paz! ESSE ANO MEU NATAL SERÁ TRANQUILO!

MACLAUS: (entra gritando e bate a porta, desesperado e ofegante) Querida. QUERIDAA! Acabou uma coisa muito louca comigo agora enquanto eu estacionava o carro. Muito, MUITO louca.Você não vai IMAGINAR no que aconteceu!

SALETE: Eita, alesado! (Luciana e Maclaus a encaram) Não tá mais aqui quem falou!

LUCIANA: Nossa, Maclaus, você tá me assustando! O que aconteceu? Ah meu Deus, não vai me dizer que você foi assaltado?!

MACLAUS: Não, não foi isso.

LUCIANA: Você viu alguém ser assaltado na sua frente?

MACLAUS: Também não.

LUCIANA: Você participou de um assalto?!

MACLAUS: Credo, mulher, você só pensa nisso? Não foi nada disso que aconteceu.

SALETE: Então desembucha logo, homi, que eu to toda curiosa!

LUCIANA: Salete, com licença por favor!

SALETE: (saindo de perto) Engraçado que agora ela sabe meu nome né?

LUCIANA: Fala logo, Maclaus, o que aconteceu?

MACLAUS: Eu tava lá fora quando, de repente, do nada, O CÉU COMEÇOU A PRETEJAR!!!! Aí, de repente, COMEÇARAM RAIOS E TROVÕES DE TODOS OS LADOS e, então, surgiu bem na minha frente...

LUCIANA: Um assaltante!

MACLAUS: Não, algo bem assustador!

LUCIANA: Mais assustador que um assaltante só dois assaltantes.

MACLAUS: Não, mulher, era um ANJO!

LUCIANA: (Desconfiada) Um anjo?!

SALETE: Xii... esse sarapatel tá estragado!

MACLAUS: Um anjo! Ele tinha roupas brancas, asas grandes e...

LUCIANA: Ah, Maclaus, vê se conta outra, vai, você acha mesmo que eu vou acreditar que um anjo apareceu na sua frente?! Tô cheia de coisa pra fazer e você me vem com palhaçadas. Não tô tão louca assim pra acreditar numa conversa fiada dessas.(volta a mexer na mesa).

MACLAUS: Ah é, minha digníssima esposa, então como você explica isto aqui? (tira a carta do bolso e entrega)

LUCIANA: O que é isso?

MACLAUS: Dá uma lidinha pra você ver.

LUCIANA: (abre a carta e lê em voz alta) “Senhores moradores desta casa, eis que vos trago novas de grande alegria. O Salvador, que é Cristo, o Senhor, passará a Ceia de Natal nesta casa”. O que significa isso?!

MACLAUS: Significa, meu amorzinho que JESUS VEM PASSAR A CEIA DE NATAL COM A GENTE ESSA NOITE!!!

LUCIANA: Isso é tão estranho! (um segundo de silêncio) JESUS VEM PASSAR O NATAL AQUI EM CASA?! Ô meu Deus, corre... tem que ajeitar tudo... ai minha cabeça, acho que vou desmaiar (cai desmaiada)

MACLAUS: Nossa, ela desmaiou e nem deu tempo de falar que com o susto eu bati o carro.

LUCIANA: VOCÊ O QUE?! Ai meu Deus! E tá tudo bem?

MACLAUS: Tô bem sim, querida.

LUCIANA: Eu tô falando do carro, idiota... deixa que eu vou ver, vai. (E sai pela porta).

MACLAUS: (Pensativo) ô, Salete, acho que Jesus não vai gostar muito de ver esses Papais Noéis aqui, né? (Pega uns dois Papais Noéis e joga no povo). Acho que ele também não vai gostar de ver esse champagne (Pega a garrafa pra jogar no povo). Hm... custou tão caro, acho que esse eu vou esconder.

PIERRE: (Vem do corredor com um papel na mão) Ô pai, o senhor não tinha dito que ia me dar uma bicicleta motorizada no Natal se eu passasse de ano?

MACLAUS: Eu disse, meu filho.

PIERRE: Então o senhor vai economizar uma boa grana!

MACLAUS: Depois a gente vê isso, filhinho, que eu to pensando se vou jogar isso fora ou esconder lá no fundo.

PIERRE: Se eu fosse o senhor, jogava fora, igual eu fiz com o café.

MACLAUS: Você jogou o café fora? Por que?!

PIERRE: Porque ele tava estragado: toda vez que a mãe ia fazer o café, ele queimava!

MACLAUS: O café queimava?!

PIERRE: É, água ficava preta!

MACLAUS: Pierre, meu filhinho, não fala mais nada, vai. Leva essa garrafa e esconde ela lá no fundo!

SALETE: O senhor tem certeza que vai deixar uma bebida caríssima igual essa na mão desse menino?!

MACLAUS: É, pensando bem, deixa que eu te ajudo a levar lá vai.

(Os dois vão saindo pelo corredor).

PIERRE: Pensa pelo lado positivo, pai, se vermelho é a cor do amor, meu boletim é uma carta a você e à mamãe.

SALETE: Agora vou poder assistir uma televisãozinha (Luciana entra) Diacho!

LUCIANA: Graças a Deus foi só uma amassadinha! Ué, cadê os enfeites?!

SALETE: O seu Maclaus escondeu porque disse que Jesus não ia gostar de ver Papai Noel e bebida alcoólica nessa festa.

LUCIANA: Ele tem razão. Olha, pode ir lá ver se ele precisa de uma ajuda vai, enquanto isso eu arrumo a mesa. (Salete sai pelo corredor) Ai, será que essa roupa ta boa? (Batem na porta) Ai meu Deus! Ivete?! IVEEETE?! Vou ter eu que atender, seja o que Deus quiser.

VENDEDOR: Oba, dona, tudo bom? E aí, esqueceu de comprar o presente daquele cunhadão chato ou da sogrona mala e precisa de uma ajuda de última hora?! Tenho perfumes baratinhos pra senhora.

LUCIANA: Claramente não é Jesus! Escuta, não preciso de nada, obrigada!

VENDEDOR: Mas eu tenho vários perfumes!

LUCIANA: Mas eu não preciso de nenhum, que dirá de vários.

VENDEDOR: Escolhe dois, vai dona. Pra senhora eu faço um preço camarada. Vai, qual a senhora quer, pode escolher.

LUCIANA: Eu não quero!

VENDEDOR: O que a senhora não quer?

LUCIANA: Perfume.

VENDEDOR: Perfume eu tenho, quer quantos?

LUCIANA: Escuta, você está começando a me irritar e está me atrapalhando porque eu estou esperando uma pessoa chegar, então ou você vai embora ou vou fechar a porta na sua cara!

VENDEDOR: Tá bom, dona, a senhora quer o que então?

LUCIANA: Não quero nada!

VENDEDOR: Eu tenho uma coisa que a senhora vai querer.

LUCIANA: Perfume?!

VENDEDOR: Não: cumpadi.

LUCIANA: O que?!

VENDEDOR: Cumpadi, aquelas brusinha que amostra o imbigo.

LUCIANA: Cropede?!

VENDEDOR: Não, não é isso não.

LUCIANA: E o que é, então?!

VENDEDOR: Perfume. A senhora quer quantos?!

LUCIANA: SAI FORA DAQUI JÁ! (Fecha a porta, Salete vem pelo corredor) Onde a senhorita estava. Fiquei berrando seu nome e nada de você aparecer pra atender a porta!

SALETE: Bom, meu nome é que a senhora não berrou tenho certeza.

LUCIANA: Silêncio e venha que vou te ensinar logo a arrumar esses talheres. (Batem na porta) Ai meu Deus, é hoje!

(Salete abre a porta)

GENÉSIO: Boa noite, minha senhora, meu nome é Genésio e eu poderia estar mentindo, assaltando, roubando, furtando, esfaqueando, enganando, surrupiando... enfim, podia estar fazendo tudo isso, mas estou aqui humildemente pedindo um pouco de comida para que eu não passe fome na véspera de Natal.

SALETE: (para Genésio) Só um minutinho, ta?! (Para Luciana) Psiu! Dona Luciana, É Jesus que está aqui!

LUCIANA: O que? Esse aí, ah mas não é mesmo!

SALETE: A senhora nunca ouviu falar que Jesus pode se disfarçar de mendigo pra testar a fé das pessoas?!

LUCIANA: Nossa, é verdade Corre chamar o Maclaus e o Pierre.

SALETE: Eita, e lá vai a escrava.

(Salete sai pelo corredor)

LUCIANA: (sorrindo forçadamente). Oi, tudo bem? Eu sou Luciana, pode entrar e por favor fiqueà vontade, viu, que já vamos servir a Ceia de Natal. E como vão as coisas na família... bom, quero dizer: lá no céu!

GENÉSIO: No céu?! Bom, eu acho que hoje vai chover. Mas dona, antes de mais nada eu queria agradecer, porque a senhora é muito gentil.

LUCIANA: Imagina, o senhor também é gentil.

GENÉSIO: A senhora é muito simpática.

LUCIANA: O senhor também é simpático.

GENÉSIO: A senhora é muito bonita.

LUCIANA: O senhor também é simpático.

MACLAUS: (vem do corredor) Ô Luciana, o amigo aí é dentista, pra você ficar mostrando todos os seus dentes pra ele?!

LUCIANA: Deixa de ciúme, Maclaus, que eu quero te apresentar Jesus.

GENÉSIO: Escuta, meu nome é Genésio.

MACLAUS: O que?! Esse trapo de imundícia aí?! Tem certeza que ele é Jesus?! Acho que tem alguma coisa errada aí, hein?!

GENÉSIO: Tem mesmo, porque meu nome é Genésio, não Jesus.

LUCIANA: Eu sei que a gente esperava um Jesus diferente, mas às vezes Ele faz isso com a gente para testar nossa fé, né?

GENÉSIO: Quem é esse Jesus que vocês estão esperando, hein?!

(Salete e Pierre vem do corredor)

MACLAUS: Bom, estamos todos aqui, acho que já podemos começar a nossa Ceia de Natal, não é mesmo?!

GENÉSIO: Isso, vamos à Ceia que eu estou morrendo de fome... literalmente.

PIERRE: Pois eu sei de um jeito infalível pra não ficar com fome.

GENÉSIO: É mesmo?! Que jeito?

PIERRE: Comendo!

MACLAUS: Menos, Pierre, menos!

(Batem na porta)

LUCIANA: Gorete, meu bem, atende a porta e dispensa quem quer que seja, pelo amor do nosso convidado aqui.

SALETE: Oh meu Deus, vou tatuar Salete na minha testa só pra essa mulher acertar meu nome! (Abre a porta)

VIZINHA: (Entra segurando a filha na mão) Com licença todos, mas minha filha precisa pedir desculpas a vocês. Vamos, pede desculpa!

FILHA: Ah não, mãe! (A mãe encara) Desculpa!

VIZINHA: Agora, já pra casa, que hoje vamos ter uma conversa do lado onde o gato faz cocô. (A criança sai)

LUCIANA: Mas o que tá acontecendo aqui?!

VIZINHA: Sabe o que é, é que nós fomos na Igreja hoje e lá, a professorinha da minha filha disse que era pra ela anunciar a todas as pessoas o sentido do Natal, então ela fez um bilhetinho e colocou na caixa de correio dos vizinhos falando que Jesus estaria na casa das pessoas essa noite. Que criatividade, né?!

LUCIANA: Muita criatividade! (Olha pra Maclaus, que estava saindo de mansinho)

VIZINHA: E vocês acreditam que chegou a dar problema na vizinhança?! É cada uma né? Mas eu já vou indo. Feliz Natal pra vocês! (Sai).

LUCIANA: Se explique AGORA, Maclaus.

MACLAUS: Claro, meu amor, razão da minha vida, minha flor de...

LUCIANA: AGORA, MACLAUS!

MACLAUS: É que eu não vi o poste quando fui estacionar, aí quando eu vi o bilhetinho, achei que seria a desculpa perfeita pra justificar eu ter batido o carro!

LUCIANA: E aquela história toda de anjo, ceú negro e tudo mais?!

MACLAUS: Acho que eu me empolguei um pouco, hehehe... mas esse camarada aqui se fingindo de Jesus só pra filar uma bóia, né?

GENÉSIO: Pode para por aí, que eu falei o tempo todo que meu nome é Genésio, e ninguém acreditou em mim.

SALETE: (ri alto) Bem feito pra vocês!

LUCIANA: Escuta aqui, Salete, eu te pago pra limpar, não pra falar.

SALETE: Não tem pobrema, dona Luciana, que falar eu falo de graça. E isso foi muito bom pra vocês aprenderem que Natal não tem nada a ver com presentes, comida e festança! Onde já se viu!

MACLAUS: Do que você está falando, Salete?

SALETE: Tô falando que Natal é uma festa pra todo mundo comemorar o nascimento do Salvador da humanidade: Jesus, o Filho que Deus enviou ao mundo pra nos salvar. E vocês podem se perguntar: salvar do que? É, eu também tinha essa dúvida, mas ano passado um pastor me fez entender que Ele veio nos salvar...

GENÉSIO:...dos nossos pecados! Porque todos nós pecamos e merecemos o castigo de Deus, mas Jesus veio ao mundo nos livrar, não é mesmo?

PIERRE: Ô seu mendigo, como você sabe disso?

GENÉSIO: Eu sei porque eu era um crente muito fiel até me desviar. Faria de tudo pra ter uma segunda chance!

SALETE: Oxi, Natal é isso homi: Deus dando uma segunda chance pra toda a humanidade.

MACLAUS: Tem até segunda chance pra maridos que mentem pras esposas?!

LUCIANA: Diante de Deus pode até ter, mas diante de mim vai ser difícil?

SALETE: Tem segunda chance pra todo mundo que estiver arrependido e disposto a mudar de vida.

GENÉSIO: Eu quero uma segunda chance de vida com Deus!

MACLAUS: Pois eu quero também!

LUCIANA: Bom, eu acho que não preciso!

MACLAUS: Tem certeza, Luciana, meu amor, que você nunca cometeu erros que precisem ser perdoados por Deus?!

LUCIANA: Bom, pensando bem, e tenho sim. O que é preciso fazer mesmo?

SALETE: Vou fazer como meu pastor me ensinou: coloquem a mão no coração e repitam comigo: Senhor Jesus, obrigado por vir ao mundo me dar uma segunda chance. Eu aceito a ti como Senhor da minha vida e Te peço que faça de mim uma nova pessoa, perdoando todos os meus erros. Em Teu nome! Amém!

(Uma salva de palmas)

LUCIANA: Bom, e como Deus dá uma segunda chance, eu também te dou, Maclaus, mas que não aconteça mais, hein?!

SALETE: Querem saber de uma coisa, até que valeu a pena trabalhar esse Natal!

MACLAUS: Bom, então vamos todos comemorar o Natal!

(Todos gritam de alegria)

VIZINHA: (Aparece na porta) Oi, gente, desculpa incomodar de novo, mas parece que bateram no meu carro que tava estacionado aqui na frente. Alguém sabe de alguma coisa?!

LUCIANA: Maclaus, Maclaus...

(A música volta a tocar e as cortinas se fecham)

FIM

Um forte abraço, Deus te abençoe!

Denian Martini, o cronista.

Comentários

  1. Olá, me chamo Rafaella e estou encantada (e muito grata a Deus ) por conhecer seu blog. Vamos adaptar e reproduzir aqui na nossa igreja Nazareno Queluz em Portugal. Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, Rafaella! Fico muito feliz em saber que essa peça irá atravessar o Atlântico. Se vocês puderem filmar e postar no Youtube para que eu e outros amigos possamos ver, ficaremos muito grato. Deus abençoe a Igreja de vocês!

      Excluir

Postar um comentário