Aprendendo a ouvir a voz de Deus

 


E aí, caro leitor, tudo bem? Hoje quero compartilhar aqui uma mensagem poderosíssima que Deus falou ao meu coração nos últimos dias e que eu tive a grande alegria de poder ministrar na minha Igreja na última quinta-feira. Uma mensagem essa que diz respeito a aprender a ouvir a voz de Deus.

E antes de mais nada eu quero me desculpar, pois faz tanto tempo que eu não escrevo aqui que pode ser que meu texto não fique tão interessante como ele costumava ficar. Ainda assim, essa segue sendo uma lição que eu julgo muito importante para todo cristão: aprender a ouvir e discernir a voz de Deus.

E essa é uma lição que eu aprendi a partir da leitura de Reis, naquela passagem onde Elias é ameaçado por Jezabel e corre para se esconder. Após ser alimentado por um anjo e andar por quarenta dias, o profeta vai parar em Horebe: o monte de Deus; aquele mesmo onde Moisés teve um encontro com o SENHOR e onde ele subia para falar cara a cara com o Criador.

Ali, escondido e com medo, Elias ouve a voz do SENHOR lhe dizer:

“E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?” 1 Reis 19:9

No terror e assombro que tomaram sua vida, Elias fugiu e se escondeu lá naquele monte onde, no início, Deus se revelou ao grande profeta Moisés. Do mesmo modo, quando estamos cansados ou sobrecarregados muitas vezes queremos voltar para o início: o início da nossa caminhada com o SENHOR, para o primeiro amor, queremos voltar para aquele tempo onde éramos mais novos e tudo parecia ser mais fácil de ser vencido.

Na nossa caminhada com Deus, enfrentamos lutas e batalhas assim como Elias enfrentou os profetas da Baal. É verdade que temos a vitória, pois nosso Deus é imbatível, porém, saímos desgastamos, cansados e sobrecarregados. Assim estava Elias quando Jezabel o ameaçou e, mediante àquela voz, ele correu se esconder, para tentar voltar para o início de tudo.

Porém, agora soa uma nova voz. Não de confronto ou ameaça, não de acusação, pois não é o nosso Deus que é o acusador. Não! Soa uma voz de preocupação. De cuidado. Uma voz de um Deus que jamais abandonou Elias em momento algum, e que também jamais nos abandona. E essa voz prossegue dizendo:

“E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto; E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada. E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?” 1 Reis 19:11-13

O SENHOR convida Elias para sair. Passam-se também um forte vento, um terremoto e o fogo. Em nenhuma dessas coisas Deus estava, e Elias bem sabia disso. Ao ouvir o murmúrio de uma voz suave, Elias saiu.

Quantas vezes nós queremos que Deus fale conosco através de grande profetas, ou de sonhos maravilhosos, ou de visões espetaculares, e eu questiono: Deus não pode falar dessa maneira?! Claro que pode, mas essas são as exceções. Quando Deus manda um profeta dizer algo para nós, é exceção. Quando temos visões, é exceção. Quando sonhamos e vemos Deus falar conosco, é exceção. Via de regra, Deus fala conosco através de uma voz mansa dentro dos nossos corações.

É muito importante que aprendamos essa lição, sabe por quê? Porque senão, podemos passar dias, meses e anos frustrados, esperando que Deus fale conosco de uma forma que a Bíblia vai nos revelar que não é a forma habitual d’Ele falar conosco. Além disso, podemos fazer pior, passar muito tempo sem discernir a voz do Espírito Santo falando ao nosso coração.

Hoje vivemos numa sociedade extremamente emocional, e a fé tem seguido o mesmo caminho. Mas não vivemos pelo que vemos (2 Coríntios 5:7), e como a visão é um sentido, creio que posso dizer que não devemos viver pelo que sentimos, mas sim pela fé. Pela fé em Deus. Pela fé na Sua Palavra. Pela fé na convicção da Sua Voz que fala aos nossos corações.

Mas como discernir se aquilo que sentimos em nosso interior é a voz do Espírito Santo ou nossa própria vontade. Primeiro, precisamos dedicar tempo de oração para termo a intimidade necessária para termos esse discernimento. Em segundo lugar, o SENHOR jamais falará algo ao nossos coração que contrarie aquilo que Ele deixou registrado nas Escrituras.

E talvez você questione: mas por que Deus fez assim? Por que Ele quis nos guiar por Sua voz ao invés de nos dar visões, sonhos ou nos falar claramente todos os dias?

É porque a voz do SENHOR é suficiente.

“A voz do Senhor ouve-se sobre as suas águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas.

A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade.

A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano.

Ele os faz saltar como um bezerro; ao Líbano e Siriom, como filhotes de bois selvagens.

A voz do Senhor separa as labaredas do fogo.

A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades.

A voz do Senhor faz parir as cervas, e descobre as florestas; e no seu templo cada um fala da sua glória.”

Salmos 29:3-9

A voz do SENHOR é suficiente.

“Porque com a voz do Senhor será desfeita em pedaços a Assíria, que feriu com a vara.” Isaías 30:31

Quero deixar um louvor para ajudá-lo nesse devocional. Que esta canção [assim como esse texto] possa falar ao seu coração.



A Sua voz dá vida ao universo

A Sua voz define quem eu sou

A Sua voz acalma a tempestade

A Sua voz me faz lembrar quem sou


Sou filho amado

Em quem está o Seu prazer

Sou restaurado por Sua graça e poder


Você me chama, e eu vou

Me reafirma, e eu sou

Inconfundível é a voz do meu Amado

Exércitos de anjos obedecem Seu chamado


A Sua voz ressuscita Lázaro

Abre os meus olhos no caminho de Emaús

A Sua voz diz: "Quero, seja limpo"

Dá uma ordem que destrói meu inimigo


Sou Sua ovelha

A Sua voz seguirei

A nenhum outro, meu coração eu darei


Você me chama, e eu vou

Me reafirma, e eu sou

Inconfundível é a voz do meu Amado

Exércitos de anjos obedecem Seu chamado


Você sussurra amor

Me abençoa com favor

Seu sopro sobre mim

É o próprio fôlego de vida

Deus canta para mim

E eu me moverei

Ao som da Sua voz


...se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações”.

Deus abençoe.
Denian Martini

Comentários

  1. Meu Deus! Que mensagem poderosa! Um verdadeiro sermão! Precisava dele hoje! Deus abençoe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas