“A fé move montanhas” dizem alguns, e de fato ela é capaz de mover montanhas; outros, por sua vez, não sabem nem porque, mas se dizem pessoas de fé. Uns usam a fé para seus próprios interesses egoístas, enquanto outros fingem que não têm fé, como se ela não existisse, e tentam levar a vida à toa.

Mas se eu perguntasse a você: “o que é fé?” Qual seria a sua resposta? Seja sincero comigo: o que foi a primeira coisa que veio na sua mente com esta pergunta? Olha, não precisa usar palavras rebuscadas e termos intelectuais, você pode ser [simplesmente] você e me responder a esta pergunta?

Fé não significa religião, na verdade, a fé pode, muitas vezes, não estar estritamente ligada a sua religião. Acontece que muitas pessoas confundem fé com religião, sabe por quê? Porque elas não conhecem o verdadeiro significado da palavra fé? E se procurássemos o melhor termo, encontraríamos o seguinte:

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” Hebreus 11:1

Conseguiu entender? Não? Então vamos lá! “Fé é o firme fundamento...” ou seja, a plena confiança, afinal, se você está firme em algo é porque você confia, nunca vi ninguém firmar-se em algo não confiável. Fé como confiança, convicção, isso é fé. Mas confiança em que?

“...nas coisas que se esperam” Confiança naquilo que eu ainda espero, não naquilo que posso ver e que é palpável e tangível, mas naquilo que ainda espero, que não consigo ver e nem tenho forças para tocar. A verdadeira fé é assim, como uma “...prova das coisas que se não veem”.

Viu? Isto é fé! E é exatamente por isto que a Bíblia nos diz [uns versículos à frente deste que nós lemos] que precisamos ter fé para agradarmos a Deus, porque não podemos vê-Lo assim como Ele é, mas precisamos acreditar que Ele existe e que Ele é galardoador dos que O buscam, ou seja, precisamos crer!

Mas, para ser franco, muitas vezes não temos fé em Deus. Muitas vezes, mesmo que nós não percebamos, colocamos a nossa fé em tudo, menos no SENHOR; colocamos em nós mesmos, na nossa força, nosso braço, ou no nosso status, no nosso emprego, na nossa Igreja, mas e Deus? Fica de lado?

E sabe o que acontece quando fazemos isso? Nos decepcionamos. Nesta vida, tudo tem defeitos e nada é perfeito, então temos plena confiança em nossa força, mas o tempo passa e leva a força com ele; ou no nosso status, que pode mudar do dia para a noite, talvez em nosso emprego, ou talvez em qualquer outra coisa que, hora ou outra, irá nos decepcionar.

E, decepcionados, pensamos que em nada mais vale a pena colocarmos a nossa fé, mas e se a colocarmos em Alguém que é perfeito, que não muda, que sabe todas as coisas e quer o melhor pra nós? Isso! Exatamente o que eu queria dizer desde o começo do post: nossa deve estar firmada no Senhor Jesus Cristo, Salvador e Rei!

Leia na Bíblia, ninguém que depositou a sua fé em Cristo voltou abatido, porque Ele é a Rocha em Quem devemos firmar toda a nossa vida. Podemos esperar em muitas coisas nesta vida, e nos cansarmos de tanto esperar, mas aqueles que tem a sua fé firmada em Deus e esperam, não se cansam...

“Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças, subirão com asas como águias: correrão e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” Isaías 40:31

Que nós, como Igreja de Jesus, possamos ter a fé firmada somente n’Ele, para que não nos frustremos, mas vivamos e novidade de vida.

Que Deus abençoe!!

Comentários