Em primeiro lugar


O mundo está uma correria, não é mesmo? Se pararmos alguns minutos na rua para observarmos a movimentação, além de nos atrasarmos, veremos que as pessoas se agitam de um lado para outro, sempre perdendo hora, sempre atrasadas... Ninguém pode parar um minuto da vida para um improviso, não! É preciso seguir o cronograma do dia.

Conosco é assim também, muitas vezes! Nós temos prazos para cumprirmos em nossos serviços, além de contas a pagar que já irão vencer, temos que estudar para as nossas provas, e cumprir com os horários que marcamos para cortar o cabelo ou irmos ao dentista... Ufa! Que correria.

Em contrapartida, a Palavra de Deus parece pedir algo que nós, muitas vezes, não temos feito. Leia:

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” Mateus 6:33

Tudo bem, caro leitor, tenho a certeza de que você já leu este versículo ou ouviu alguém pregar a respeito dele, mas eu quero trazer uma nova abrangência para o seu significado, algo que Deus falou comigo recentemente, que eu nunca tinha pensado antes. Afinal, o que significa buscar o reino de Deus “em primeiro lugar”?

O Senhor Jesus Cristo estava discursando o que conhecemos pelo “Sermão da Montanha”. Entre tantos assuntos que ele falou ali, um desses assuntos foi a ansiedade, o fato de nós nos preocuparmos tanto em como será o dia de amanhã, nos preocupamos tanto que esquecemos de lidar com o dia de hoje.

Então Ele começa a dizer que não precisamos nos preocupar com o que comeremos amanhã, ou o que vestiremos amanhã. E talvez você possa me dizer: “como não vou me preocupar? Os dias estão tão difíceis; como vou ficar em paz sabendo que tenho uma família para sustentar? ou contas a pagar?”

Mas o Senhor Jesus te responde que o Senhor, nosso Pai que está nos céus, sabe muito bem das nossas necessidades. E o que nós devemos fazer é buscarmos o reino de Deus e Sua justiça em primeiro lugar, a cima de todas as outras coisas que nós buscamos, que o resto Ele mesmo irá acrescentar em nossas vidas.

E buscar o reino de Deus em primeiro lugar se refere às nossas ações do dia-dia. Ou seja, se nós não separamos um tempo em nossos dias para estarmos orando, lendo a Palavra, buscando ao Senhor, como podemos dizer que buscamos ao reino de Deus em primeiro lugar? Isso porque orar e buscar a Deus devemos fazer em todo tempo.

Mas, sabe o que fazemos ao invés disso? Corremos atrás das demais coisas e deixamos o Reino de Deus em último lugar. Isso mesmo, último lugar, porque se nós não deixamos a Deus em primeiro lugar, consequentemente Ele estará em último; não existe uma segunda ou terceira colocação, ou Ele é o primeiro ou o último.

E muitas vezes nós estamos certos para nós mesmos; pensamos: “não posso ler a Bíblia agora, tenho que estudar” ou ainda “como vou orar de madrugada, preciso descansar para trabalhar”. De fato precisamos estudar, descansar, trabalhar... Porém, precisamos a cima de tudo da Presença do Senhor em nós. Sem ela não somos nada.

De que nos aproveitaria corremos tanto atrás dessas coisas se, quando morrermos, não vamos levar nada para a eternidade? Sabe, nossa vida aqui pode durar 70, 80, 90 ou até mesmo 100 anos, mas depois daqui ainda teremos uma eternidade sem fim. Qual é mais importante, 100 anos ou toda uma eternidade? Se a eternidade é mais importante, porque nos preocupamos tanto com o aqui e o agora?

A preocupação é importante em nossas vidas, mas ela não deve ser mais importante que a nossa confiança em Deus. Se nos preocuparmos mais do que confiarmos, então buscaremos as demais coisas mais do que buscaremos o Reino de Deus.

A, para terminar, quero deixar este versículo muito interessante. Não vivemos apenas daquilo que é material, vivemos também do espiritual; então, que nós consigamos buscar o espiritual, que a Presença do Senhor Jesus Cristo, mais do que temos buscado o material.

“E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra de Deus” Lucas 4:4
Deus abençoe!!

Comentários