Heróis

Qual é seu herói favorito? Existem tantos, não é mesmo? E, embora a capacidade e a atuação de cada um seja diferente, as características são as mesmas: os heróis são fortes, bonitos, sempre sabem que atitude tomar; os heróis são admirados, todos querem ser como eles são. No fim das contas, os heróis salvam o dia.

Quem nunca quis ser um herói? Talvez você nunca tenha pensado em ser um herói como nos filmes, mas tenho certeza que todos nós, um dia ou outro, tenhamos tido essa vontade de sermos admirados, de salvarmos o dia de alguém, não é verdade? Todos nós gostaríamos de ser heróis, todos gostaríamos de sermos perfeitos.

Mas, então, olhamos no espelho e... Não... “Tenho o cabelo enrolado, os heróis têm cabelos lisos”; “sou tão fraco”; “um olho meu é menor que o outro”; “gostaria tanto de ser loiro como os heróis são”; “por que sou tão baixinho?”... É como se uma onde de realidade nos abraçasse, e chegamos a conclusão: não somos bons o suficiente.

“não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.” Isaías 53:2b-3

Esta é a descrição do Herói dos heróis; Aquele que não salvou o dia de uma pessoa, mas salvou a eternidade de milhares de milhares de milhares: o Senhor Jesus Cristo. Ele é o Herói em quem nós devemos nos basear; Ele é o espelho no qual nós devemos estar sempre em comparação.

Cristo não foi o mais belo de todos, Ele não buscava fama, não queria se aparecer e também não queria ser o melhor de todos; Ele apenas buscou fazer a vontade do Pai. Como a própria Palavra descreve, Jesus, filho do Deus vivo, não era o mais bonito, nem era aquele que todos admiravam, não; Jesus era um homem comum, com aparência sofrida, e d’Ele não se fazia caso algum.

Então vemos o mesmo acontecer com os heróis da Bíblia.

Abraão era velho demais, mesmo assim se tornou pai de multidões, e hoje nós somos filhos de Abraão pela fé; Jacó era um mentiroso, mas se tornou o príncipe Israel; Moisés era gago, mas, por suas palavras, Faraó deixou o povo de Israel, e, por suas mãos, o mar se abriu e o povo passou a seco.

Gideão era medroso, mas venceu um exército gigante com apenas trezentos homens. Davi era pequeno demais, e venceu um homem com mais de três metros de altura; Pedro havia negado a Jesus, e se tornou um dos pais da Igreja; Saulo era fanático e religioso, mas tornou-se Paulo: aquele que padeceu para que o Evangelho fosse anunciado aos gentios. São poucos exemplos daqueles que Deus usou.

Deus não usa os perfeitos, Deus não quer os perfeitos, Ele usa e quer os dispostos. Ele não se importa se a cor de seus olhos é ou não azul, Ele não liga se você não for tão forte quanto os outros, ou se sua altura não é aquela que todos desejam. Tudo o que Deus vê é a beleza que há em seu coração.

Os heróis da TV são mentira, é tudo ficção, mas a Bíblia não. Nunca houve um “Super-homem” pra salvar a Terra, mas Noé salvou a humanidade com a arca. Não existem pessoas capazes de voarem, de quebrarem paredes e serem admiradas por todos; mas o mar se abriu de verdade, o Golias foi vencido, e tantos outros exemplos de heroísmo que a Bíblia traz e que, de fato, aconteceram.

Você quer ser um herói de verdade? Você não precisa mudar a cor de seu cabelo, nem mesmo fazer dieta, você precisa se entregar verdadeiramente a Deus. Os que têm o coração inteiro no SENHOR são os verdadeiros heróis. Mas, saiba, os verdadeiros heróis não são aqueles que todos admiram.

Deus pode fazer coisas tão grandiosas ainda, e Ele quer fazer. Ainda há muitas vidas a serem salvas, muitos corações a serem alcançados, e, para isso, Ele pede heróis; não os heróis da ficção, que são mentira, mas heróis de verdade, que lutam a causa do SENHOR e que serão recompensados no futuro. Você quer ser um herói de verdade?


Deus abençoe!!

Comentários