Luz para o caminho


Quem não gostaria de ter uma vida abençoada por Deus? Será que existe alguém que não gostaria? Quem não gostaria de ter seus caminhos iluminados por Deus, para que seus passos fossem firmes, não vacilantes? Se o SENHOR ilumina nosso caminho, seguimos a direção d’Ele para as nossas vidas e, automaticamente, fazemos a Sua vontade, o que traz a Sua bênção sobre nós; você não concorda comigo?

Além de tudo, sabemos que só é feliz aquele que faz a vontade de Deus, que anda em Seus retos caminhos e procura cumprir os propósitos do Eterno em sua vida. A Bíblia nos diz no Salmo 1 que aquele que faz isso é feliz, e tem uma vida abençoada, como uma árvore plantada próxima a correntes de águas.

Sim, todos nós queremos ter uma vida assim, não é mesmo? Abençoada por Deus, próspera, não apenas em bens materiais, mas em realizações, em alegria e conquistas. Então eu lhe pergunto: qual o caminho para se ter uma vida assim? Se queremos que Deus ilumine nosso caminho, qual é a luz que Ele irá usar?

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119:105

A Palavra de Deus é a luz que Ele usará para iluminar nossa vida. A Palavra de Deus é a luz que nós devemos usar para termos passos firmes, para que nós saibamos onde estamos pisando, e não tenhamos passos vacilantes. A Palavra de Deus deve ser o parâmetro pelo qual nós devemos balizar nossas atitudes, nosso andar.

Como citamos a cima, o Salmo 1 nos mostra que o homem feliz não é aquele que segue o conselho do mundo, nem aquele que é encontrado nas mesmas práticas que os pecadores, não; o homem feliz é aquele que tem seu prazer na Palavra de Deus, e nela gasta tempo meditando. Este sim terá uma vida de realizações.

Contudo, não é isto que tenho visto ultimamente.

Hoje temos um acesso tão fácil à Palavra de Deus. Existem vários modelos de Bíblias, algumas comuns, outras de estudos, existem aquelas com alguns textos para reflexão; existem diversos aplicativos de celular que são Bíblias, onde podemos ter acesso à Palavra do SENHOR de maneira rápida e eficiente, mas quem tem valorizado a Bíblia?

Sabe, caro leitor, tudo o que nós somos, somente somos graças a Bíblia; tudo o que temos, somente temos graças a Bíblia; e o que podemos fazer, apenas fazemos porque é ela quem nos garante. É a Bíblia é a Palavra de Deus liberada sobre as nossas vidas, ela é bênção de Deus sobre nós. Agora, se ela é bênção de Deus pra nós, por que temos a desprezado tanto?

É pela Bíblia que somos mais do que vencedores; é pela Bíblia que sabemos que temos um lugar no céu preparado especialmente para nós; é pela Bíblia que temos ciência do infinito amor de Deus por nós, mesmo nós sendo pecadores; é pela Bíblia que nós resistimos ao diabo e ele foge de nós.

A Bíblia é nossa espada (Efésios 6:17) e nosso escudo (Salmos 18:30), com os quais combatemos com o diabo, mas o povo de Deus insiste em perecer por falta de conhecimento da Palavra. Erramos quando não conhecemos as Escrituras, mas é um erro que tem volta, se nos aplicarmos a meditar na Palavra.

Um novo ano está iniciando, e você tem a oportunidade de estar fazendo um propósito de leitura da Bíblia, para que, ao terminarmos 2014, você tenha lido a Palavra completamente. Um projeto bacana é o Twitter Leitura Bíblica 2014, que tem incentivado a leitura da Palavra  durante esse ano.

Fora este, existem muitos outros planos de leitura que você pode encontrar na internet, e eu te incentivo a fazer isso. Leia a Palavra, estude, guarde-a em seu coração e ame-a. Nossa vitória é garantida pela Palavra, conhecê-la é meio caminho andando para se vencer nas batalhas da vida. E, claro, creia na Palavra de Deus.


Deus abençoe!!

Comentários