O que devemos fazer para sermos salvos?


Provavelmente você já se perguntou isso, ou talvez você tenha procurado algum líder religioso e feito esta pergunta, não sei. O fato é que uns dizem que devemos fazer algo para sermos salvos, outros dizem que não é necessário fazermos nada, porque a salvação é pela graça de Deus.

Agora, eu direciono esta pergunta a você, caro leitor. Antes você continue a ler este texto, eu lhe pergunto: você acha que você [isso mesmo, você próprio] deve fazer algo para ser salvo? Você já se considera alguém salvo? Você acredita que irá para o céu, ou ainda tem dúvidas?

Acalme-se, vamos esclarecer esta questão: é preciso fazer algo para ir ao céu?

Certa vez perguntaram isso para o próprio Senhor Jesus. Um homem rico chegou-se, ajoelhou-se aos pés de Cristo e perguntou-lhe: o que devo fazer para ser salvo. Este trecho encontra-se no livro de Marcos, capítulo 10, versículo 17.

Nesta ocasião, Jesus acabara de dizer que, para entrarmos no reino de Deus, deveríamos recebê-lo como crianças. Logo depois disso, Cristo estava saindo quando este homem rico colocou-se aos pés do Mestre; como se ele estivesse tímido mas, vendo Jesus ir embora, ele não poderia deixar esta oportunidade passar. Sendo assim, ele rompeu sua timidez e foi falar com Cristo.

A resposta de Jesus foi algo que todos nós esperaríamos, Jesus disse que ele deveria cumprir a Lei de Deus, como não matar, não roubar, honrar aos pais... Mas isso tudo o homem rico tinha cumprido, desde que era moço. O que lhe faltava então para ser salvo, se ele era um homem bom, cumpridor da Lei?

Talvez você, caro leitor, esteja no mesmo conflito. Às vezes você pensa ser uma pessoa boa, que não desobedece às leis; uma pessoa honesta, respeitadora, que busca fazer as coisas da maneira correta, não é mesmo? Não estou dizendo que você não é, contudo, mesmo você sendo assim, ainda resta aquela dúvida em seu coração, ainda existe a incerteza de salvação.

Era exatamente assim que aquele homem rico se sentia; e, depois de ter dito a Jesus que ele era alguém que cumpria a lei, talvez ele esperasse que Jesus dissesse que ele já era salvo, que ele não precisava fazer mais nada. Talvez você pense isso também, e [talvez] você espera que eu te diga: você não precisa fazer mais nada, já é salvo.

Contudo, a resposta de Jesus foi diferente:

“E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.” Marcos 10:21

Jesus olhou para ele, o amou; mas percebeu que seu coração não estava em Deus, mas em suas riquezas, e então fez a proposta: coloque Deus em primeiro lugar em sua vida, a cima de qualquer outra coisa, e você será salvo. Foi exatamente esta a proposta que Jesus fez.

Afinal, Cristo propõe: vende tudo quanto tens, ou seja, você nunca mais verá, dê um fim pra sempre em tudo o que ocupa o lugar de Deus em seu coração; dá-o aos pobres, ou seja, ame ao seu próximo; vem, toma a cruz, e segue-me, ou seja, siga-Me renunciando a sua vontade para fazer a minha.

Mas o homem rico não quis; entristeceu-se e foi embora, mas não amou a Deus a cima de todas as coisas, e, hoje, esta mesma proposta é feita a você; Cristo não mudou. Talvez você esteja neste mesmo conflito, se achando certo, mas tendo a dúvida da salvação em seu coração, mas a resposta do Senhor é a mesma.

Se devemos fazer algo para sermos salvos, este algo é: amarmos a Deus a cima de todas as coisas, a ponto de nos desfazermos definitivamente de tudo o que pode estar em Seu lugar em nossos corações; e amarmos ao nosso próximo como amamos a nós mesmos. Fazendo isto, teremos a certeza da salvação em nossos corações.


Deus abençoe!!

Comentários