O que o filme “Noé” não tem de Bíblia?


Recentemente, o lançamento do filme hollywoodiano “Noé” movimentou não apenas os cinemas brasileiros como também os diálogos e as discussões dentro e fora das igrejas. O filme traz acontecimentos, diálogos e filosofias que a Bíblia não trata na descrição do dilúvio; e, enquanto alguns reclamaram, com veemência, que o filme não é bíblico, outros disseram que devemos entender que o filme trata de “outra visão” a respeito do acontecimento retratado na Palavra do SENHOR.

Particularmente, minha preocupação sempre foi com aquele que nunca leu o relato bíblico a respeito do dilúvio e da vida de Noé. Uma pessoa que nunca leu a história de Noé na Bíblia acredita que tudo o que o filme conta é bíblico, e isso é muito grave, porque o filme traz diferenças radicais com relação a Bíblia.

Dessa forma, decidi deixar aqui os pontos principais dos quais você, que assistiu ao filme e não tem uma intimidade tão grande ao relato bíblico, deve se atentar que NÃO faz parte da história real de Noé. Antes de tudo, eu você precisamos compreender um fato: o dilúvio é um acontecimento que aconteceu de verdade, e aquilo que lemos na Palavra do SENHOR é a descrição de um homem que nasceu, viveu e morreu. A Bíblia é real, não um conto de fadas.

Preciso deixar claro também que o filme traz muitas diferenças do texto bíblico, mas que vou destacar aqui as principais. Enfim, vamos lá!

1. A pele de cobra: O filme apresenta uma pele de cobra, aparentemente a cobra do jardim do Éden, como se fosse uma “herança” para todos os descendentes de Seth, a família de Noé; mas acontece que a cobra é um símbolo bíblico para Satanás, ele próprio tentou Eva no Éden como serpente (Gn 3). A Bíblia nunca relatou isso, pelo contrário, a família de Noé era justa, ele jamais teria um artigo diabólico como herança de família, se assim fosse a Bíblia não diria que Noé era perfeito em suas gerações (Gn 6:9);

2. O sonho: O filme mostra que Deus falou com Noé de maneira, um tanto, figurativa, um sonho de interpretação difícil. Mas a Bíblia nos diz que Deus falou com Noé, dando detalhes específicos de como a arca seria, como medidas e janelas (Gn 6:15-16). Noé não precisou adivinhar a vontade do SENHOR; Deus falou com ele, pois ele andava com Deus (Gn 6:9);

3. Ajudadores: o filme mostra que certos anjos tentaram ajudar Adão e Eva e foram banidos do céu, estes mesmos anjos ajudaram Noé e foram aceitos novamente no céu. A Bíblia nunca narrou destes “ajudadores”, pelo contrário, o que ela nos mostra é que os anjos que foram banidos assim foram por causa de sua soberba contra Deus (Is 12:14-19). Tais anjos não podem ser aceitos de novo, mas têm um lugar de trevas preparado para eles (Mt 25:41);

4. Quem entrou na arca? No filme, estão na arca: Noé, sua esposa, seus três filhos e uma nora; também no filme, Noé luta para expulsar Tubal-Caim da arca. Agora, a Bíblia nos mostra o contrário: ela diz que os três filhos de Noé eram casados e suas esposas estavam na arca, eram três noras, não apenas uma.

A Palavra nos diz também que quem fechou a arca por dentro foi o SENHOR (Gn 7:16), provavelmente para que Noé não abrisse tentando salvar alguém que lhe pedisse de última hora; provando a misericórdia do próprio Noé em querer trazer pessoas a arca, e não expulsá-las como mostra o filme. Agora, por que Noé não poderia salvar mais ninguém além de sua família? Porque sua família era justa e poderia dar um novo começo justo à Terra; as outras famílias estavam corrompidas;

5. A missão de Noé: Noé foi chamado para dar um novo início à raça humana, uma nova esperança, e ele sabia disso (Gn 6:17-18). Noé jamais se convenceu de que Deus queria destruir toda a raça humana, porque Deus nunca quis isso. Se o SENHOR quisesse destruir toda a raça humana, não precisaria de arca, Ele destruiria tudo e começaria de novo.

Mas esse não é o prazer do SENHOR, Seu prazer está nossas vidas, na minha e na sua. Ele nos ama e quer nos ver bem, e não destruídos. E, talvez você me pergunte: se Ele ama a humanidade, por que enviou o dilúvio? Ele fez assim porque a justiça precisava ser feita, aquele era um povo pecador e a justiça para o pecado é a morte. Porém, veja o amor de Deus em nós através de Noé; o SENHOR deu uma nova chance ao ser humano, salvando a vida de Noé e sua família.

Hoje, vivemos dias como os dias de Noé: o povo é pecador e não se importa de viver no pecado; e um “dilúvio” se aproxima. Pragas terríveis se aproximam da Terra, para que a humanidade seja punida por seus pecados, mas aquele que for como Noé e estiver na arca não passará por tais pragas; e nossa arca não é feita de madeira, envernizada com betume, nossa arca é feita pela carne de Cristo, envernizada com Seu sangue. Todo aquele que estiver em Cristo Jesus não passará pela punição por seus pecados, porque Seus pecados já foram punidos em n’Ele naquela cruz.

Hoje eu te convido a entrar na arca. Aceite a Jesus como seu Senhor e Salvador. Não queira pagar pra ver pela destruição terrível que está a caminho. Deus te ama e quer te dar esse livramento, mas aceitar o convite e entrar na arca fica por Sua conta. Não deixe para depois, amanhã pode não dar tempo.

“E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.” Mateus 24:37-39


Deus abençoe!!

Comentários