Graça e Cruz

Nessa semana de páscoa, enquanto eu estava “navegando” no meu Facebook, eu vi uma imagem que me chamou a atenção. Era a seguinte:

Segundo a imagem, quando pregamos o julgamento de Deus, e dizemos: Deus fará juízo sobre todas as coisas, estamos esquecendo a graça d’Ele. “Isso é clichê, é justiça humanista” justifica-se a imagem. Mas isso me fez parar pra pensar e meditar sobre a graça de Deus (isso porque há poucos dias escrevi sobre a graça aqui no blog, onde você pode ler acessando o seguinte link: http://ibccordeiropolis.blogspot.com.br/2015/03/a-graca-de-deus.html). Então vamos para pra analisar um pouco sobre essa imagem, e o que podemos aprender com ela.
O que ela nos propõe é o seguinte: a justiça humanista apenas diz que Deus vai julgar e cobrar, a justiça humanista esquece que da graça de Deus; contudo, a justiça divina... justiça divina? Ops... em momento algum a imagem propõe a justiça de Deus. O mesmo Deus da graça é o Deus puramente justo. Onde fica a Sua justiça perante tudo isso? Onde fica a graça perante tudo isso?
Antes de abordarmos isso, precisamos entender o que significa justiça humanista, não é mesmo? Bem, eu nunca tinha ouvido esse termo até me deparar com essa imagem, porém, segundo a própria palavra diz, justiça humanista é a justiça conseguida à próprios punhos, a justiça do homem, e não a de Deus.
Sabemos que a justiça do homem é falha, e quando falo em justiça, não me refiro àquela justiça dos tribunais e advogados, mas à justiça cotidiana, aquela do dia-dia, onde nos julgamos maiores que os outros, melhores e mais santos. A respeito da justiça humanista, o Senhor Jesus Cristo já nos deixou claro:
“Não julgueis, para que não sejais julgados.” Mateus 7:1
Sim, de fato, não devemos julgar, o próprio Cristo nos advertiu. Vamos conferir a imagem novamente? Deus é o Justo Juiz do Universo e, no final de todas as coisas, irá julgar as pessoas. Nós não, Ele sim. Então voltamos às questões: onde fica a Sua justiça perante tudo isso? Onde fica a graça perante tudo isso?
Se eu for considerar essa imagem, a graça de Deus permitirá que Ele não cobre nada de mim, mas isso não é graça, isso é o mesmo que dizer que, se Deus me ama, Ele deve me dar tudo o que eu pedir. Ser mimado não é ser amado, muito pelo contrário, se Deus nos ama, nos dá aquilo que precisamos, não o que queremos.
O Deus de graça cobrará dos homens todas as coisas, irá julgá-los e irá até condenar aqueles que andaram em práticas erradas. Mas onde fica a graça de Deus? Fica na cruz. Todos somos pecadores, TODOS; todos merecemos o inferno, TODOS; mas Cristo veio morrer em nosso lugar e todos, TODOS, que aceitam o sacrifício de Jesus têm seus pecados perdoados.
Então, pela graça, nós somos salvos, nossos pecados estão perdoados e não seremos mais cobrados, ou julgados. Nossa dívida está saldada. A Justiça de Deus que era para cair sobre nós, caiu sobre Jesus. Aleluia! Ele morreu por nós pecados, e ressuscitou ao terceiro dia!
 “E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!” Romanos 6:15
Viu só? Estarmos debaixo da maravilhosa graça de Deus não permite que nós pequemos, muito pelo contrário, a graça deve ser a motivação que nós devamos ter para buscarmos a santidade a cada dia mais. Santidade agrada ao SENHOR e nos aproxima de Seu amor.
Tenho aprendido que nada nos separa do amor de Deus, exceto nós mesmos. Quando vivemos em pecado, esse pecado nos afasta de Deus; é como se o pecado e amor de Deus estivessem em lados opostos, quando corremos pra um, nos afastamos do outro, dá pra entender?
Agora peço que você observe a imagem uma última vez.
A imagem em questão não é de todo má, não, ela serve para mostramos para os não crentes que aqueles que estão debaixo da graça de Deus não serão julgados; entretanto, para isso, precisamos aceitar o sacrifício de Jesus sobre nossos pecados.
Porém, o que me chamou a atenção nessa foto foi ver um cristão publica-la, como que “justificando-se” de seus pecados; a impressão que tive é que essa pessoa está sendo cobrada por amigos cristãos a sair do pecado, e publicou essa imagem querendo dizer: não me cobrem, não me julguem, a graça me permite pecar.
Graça de Deus não nos dá motivos pra pecarmos, ainda mais quando já conhecemos a Palavra e sabemos o que é certo e o que é errado. Não devemos nos justificar pra pecar, mas abandonarmos isso que nos destrói. Pecarmos conhecendo ao SENHOR não é abraçar a graça d’Ele, muito pelo contrário, é rejeitá-la.
Deus abençoe!!

Comentários