Amigo da onça


A Bíblia é um livro que conta histórias reais, casos que realmente aconteceram e histórias de vidas de pessoas que, um dia, existiram na história da humanidade, sejam essas pessoas importantes (como reis, profetas) ou não.  Por causa disso, muitas vezes, a Bíblia não esconde a natureza pecaminosa e destrutora do homem, expondo ali seus pecados mais terríveis.
Um desses casos de exposição de pecados é o de Amnom e Tamar. Embora ambos fossem filhos de Davi, de mães diferentes, Amnon apaixonou-se perdidamente pela jovem Tamar, e, por causa de avassaladora paixão, ele forçou-a a deitar-se com ele. Ou seja, um caso de abuso sexual dentro da própria família.
Essa fato, que já é trágico em si, terminou de maneira pior ainda. Absalão, irmão direto de Tamar revoltado com o que o meio irmão fizera com ela, decidiu vinga-la e matou Amnom. Tudo isso aconteceu na família do rei Davi. Não disse que a Bíblia não esconde nada dos erros dos homens? Tudo isso que eu contei aqui se encontram no livro de 2 Samuel, capítulo 13.
Nossa, quanta tragédia e violência, né? E você acha que quem foi que planejou toda essa desgraça pra família do rei Davi? Ganha um brinde quem acertar!
Isso mesmo, você acertou!!! O diabo [aquele derrotado], ele que sempre quer ver a nossa destruição e morte; e planejou tudo isso para destruir a casa de Davi. Nesse caso, o próprio Davi deu autoridade para que o inimigo agisse, porque cometeu um grande pecado, mas não é sobre isso que quero falar hoje.
Hoje eu quero falar sobre uma personagem em toda essa trágica história que, silenciosamente, trabalhou pra benefício próprio, do mesmo jeitinho que o diabo [aquele derrotado] trabalha pra nos derrubar em nossas vidas. Essa personagem chama-se Jonadabe!
No começo do texto de 2 Samuel 13, a Bíblia nos fala que Amnom estava muito apaixonado pela irmã, e que não sabia o que fazer. Então, eis que surge um amigo de Amnom [na verdade primo seu] que a Bíblia descreve como um “homem mui sagaz.” (2 Sm 13:3). Adivinhem quem é esse amigo?? Joanadabe!! Esse “amigo” dá a grande ideia a Amnom:
“Deita-te na tua cama, e finge-te doente; e, quando teu pai te vier visitar, dize-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha, e me dê de comer pão, e prepare a comida diante dos meus olhos, para que eu a veja e coma da sua mão.” 2 Samuel 13:5
Amnom assim fez, e forçou Tamar a deitar-se com ele.  Embora Amnom tenha cometido essa atrocidade, não podemos menosprezar o fato de ter sido Jonadabe quem planejou tudo. Enfim, isso deixou Absalão com sede de vingança, e essa sede só foi saciada quando ele matou Amnom.
Agora, olha o mais interessante de tudo: chegou aos ouvidos do rei que Absalão havia matado todos os seus filhos, e ele angustiou-se muito, até que um servo que estava junto dele acalmou-o, dizendo que apenas Amnom havia morrido. E adivinhem quem é esse servo???? Isso mesmo, Jonadabe!! Você acertou de novo, leitor, anda bem esperto, hein?!
“Mas Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi, respondeu, e disse: Não diga o meu senhor que mataram a todos os moços filhos do rei, porque só morreu Amnom; porque assim tinha resolvido fazer Absalão, desde o dia em que forçou a Tamar sua irmã. Não se lhe ponha, pois, agora no coração do rei meu senhor tal coisa, dizendo: Morreram todos os filhos do rei; porque só morreu Amnom.” 2 Samuel 13:32,33
 Jonadabe, que antes andava com o filho do rei, já estava com o próprio rei e, mais ainda, antes que qualquer outro, ele já sabia do plano de Absalão pra matar Amnom, nos levando a crer que ele mesmo planejou tudo para que um irmão matasse o outro. E você me perguntaria: pra que? Pra conquistar o prestígio do rei. Quando os filhos do rei chegaram, vivos, Jonadabe disse: “Eis aqui vêm os filhos do rei; conforme à palavra de teu servo, assim sucedeu.” (2 Sm 13:35) Foi como se ele dissesse: “está vendo, rei? Eu sei o que falo, sou bom.”
Toda essa ação de Jonadabe pra “crescer na vida” nos mostra, apenas, a forma com que o diabo [aquele derrotado] trabalha pra nos destruir. É assim: da mesma forma que Amnom tinha um desejo pecaminoso, nós temos nossos pensamentos e desejos de pecado também; é aí que o diabo [aquele derrotado] trabalha: ele vem, como se fosse nosso amigo, e nos oferece o caminho pra realização desses desejos. Ele vem nos tentando, entregando a maçã nas nossas mãos e dizendo: come, é uma delícia!
Porém, se caímos na conversa dele, e mordemos o fruto, ele é o primeiro a planejar a nossa morte, e a estar ao lado do Rei, nos acusando, jogando em nossa mente todo tipo de pensamento de remorso e desprezo, sabe por quê? Porque este é seu objetivo: matar, roubar e destruir (João 10:10).
Quando estamos sendo tentados, ele é nosso amiguinho, mas se caímos na tentação, ele é o algoz de acusação contra nossas almas. O pior de tudo é saber que a gente, muitas e muitas vezes, acaba caindo na lábia desse inimigo sagaz, afinal, ele trabalha em cima de algo que já estamos desejando, mesmo sendo errado. Se a gente cai no buraco cavado pelo diabo [aquele derrotado], nós mesmos é que demos a pá pra ele cavar.
Por isso, meu irmão, não caia mais na conversa afiada do diabo [aquele derrotado]. Quando ele vier pro seu lado com uma conversa mole, querendo te convencer de algo que você sabe que não deve fazer, não fique pensando muito ou tentando arrumar argumentos, simplesmente rejeite isso em sua mente. Deus tem coisas tremendamente melhores pra você!

Deus abençoe!!

Comentários