Cuidado com a boca!


Aposto que se eu dissesse que você pode ser influenciado pelo inferno, você ficaria chocado, né não? “Como assim, influenciado pelo inferno?! Você está me julgando; você está exagerando; você está sendo radical demais e...” blá blá blá... aposto que eu ouviria tudo isso se dissesse uma coisa dessas.
Mas e se eu realmente te dissesse que existe uma parte de nós que pode ser usada pelo inferno pra nos destruir? Isso mesmo, uma parte de nós que, ao invés de contribuir para que cresçamos na Graça de Deus, é usada pra nos trazer a nossa própria ruína. E essa parte é a nossa boca.
“A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.” Tiago 3:6
Interessante pensarmos que Tiago não achou ser muito radical quando disse que a nossa língua é inflamada pelo próprio inferno, afinal, ele sabia que o que estava falando era a verdade. A nossa boca, as nossas palavras, podem muito bem servir de tropeço pra nós, e ajudar mais na nossa destruição do que em nossa bênção.
Já aconteceu com você de estar em santidade, em comunhão com Deus, em paz consigo e, por causa de cinco minutos de nervoso, acabar estragando tudo falando um monte de coisa que não devia falar? Comigo já aconteceu várias vezes! Por causa de cinco minutos [e de uma língua solta] a gente acaba estragando a santidade. “Meus irmãos, não pode ser assim!” (Tiago 3:10).
Mas não é apenas nisso que a nossa boca pode ser usada pra nossa própria destruição. As nossas palavras têm poder, e com elas podemos abençoar e profetizar vida e alegrias sobre nós e sobre os outros, mas também podemos profetizar todo o tipo de desgraça sobre as nossas vidas também. E você me pergunta: “eu?! Profetizar desgraça sobre a minha própria vida?! Jamais que eu faria isso!!” Ah meu amigo, você faz sim, talvez não perceba, mas faz sim.
Quem nunca levantou numa segunda-feira de manhã e disse “ô droga de dia”? Se acontece algo de ruim, o que é a primeira coisa que sai de nossa boca? “Ô inferno!”. Deu alguma coisa errada, uma coisinha só, e já saímos falando que nada da certo pra gente... É, essas palavras podem parecer inocentes no dia-dia, mas, conforme Tiago nos afirma nesse capítulo, assim como um barco é dirigido por um pequeno leme, assim nossa vida é conduzida pela nossa pequena língua.
Viu como esse é um assunto sério? Mas infelizmente não tratamos ele com a seriedade que ele precisa, e eu acho que isso acontece porque lá no fundo... láááá no fundo mesmo, a gente não acredita que as coisas sejam realmente assim. A gente não acredita que, só porque falamos “que droga de dia” o dia vai ser mesmo uma droga. Agora, olha o que diz esse outro versículo bíblico:
“A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto.” Provérbios 18:21
É, meu amigo, a gente acreditando ou não, as coisas são assim. Quando profetizamos algo ruim, mesmo que seja só naqueles cinco primeiros minutos da manhã, esse algo está determinado a acontecer, e é exatamente por isso que nós temos que vigiar e muito aquilo que tem saídos dos nossos lábios, para que usemos as nossas palavras para nosso bem e não pra nossa destruição.
E você me pergunta: como faço isso? Ora, é muito simples, além de você se policiar para não profetizar mais esse tipo de coisa ruim sobre a sua vida, você deve também, declarar coisas boas pra sua vida. Um exemplo: no seu trabalho as coisas não vão bem, então, pela manhã, você já profetiza que as coisas irão melhorar e que tudo fluirá bem. Mas é preciso que você diga isso em voz alta, deixe as palavras saírem e use sua língua para seu próprio bem.
Já ouvi diversos testemunhos de pessoas que tinham auto estima baixa, mas que, após profetizarem coisas boas a si mesmas, viram a situação mudar. A própria pastora Joyce Meyer, em seu livro “Eu e minha boca grande”, disponibiliza uma série de frases que ela profetizava a seu respeito pra diversas áreas da vida, e que podemos profetizar sobre nós também.
Portanto, pare de dizer que é pobre! Pare de dizer que não tá fácil não, e que a coisa tá preta. Substitua essas palavras em sua boca por profecias de bênçãos sobre si. Se temos uma ferramenta para usarmos para nossa edificação, por que usa-la pra nossa destruição?? Pense nisso!
Abraços, Deus abençoe vocês!

Denian Martins.

Comentários