Por que o cristão não precisa guardar o sábado?


O mais recente vídeo do nosso canal no YouTube tem dado o que falar. Postado dia 07 de Agosto (sexta-feira passada), ele responde a uma questão sobre guardar o sábado ou o domingo, questão essa enviada pelo Igor Siqueira de São José de Ubá/RJ.
Eu tenho recebido diversas mensagens a respeito do que foi exposto, dizendo que ainda hoje nós devemos sim guardar o sábado, porque este é um mandamento de Deus que ainda é válido. Então decidi escrever esse pequeno texto pra explicar os motivos pelos quais nós, os gentios e Igreja do Senhor, não temos mais essa necessidade da guarda do sábado.
Antes de tudo, eu peço que você assista ao vídeo pra se inteirar do assunto:

Sem entrar no mérito da questão da marca da besta [creio que a resposta foi bem clara no vídeo] vamos direto ao ponto: por que não precisamos mais guardar o sábado?
Um dos argumentos usados por quem acredita nesta prática está em Apocalipse 14:12: "Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus", segundo eles, para que alguma pessoa seja salva (independente da religião que professe) é necessário que ela guarde os mandamentos de Deus (que estão descritos em Êxodo 20) e mantenha sua fé em Jesus.
Além disso, eles utilizam também o que o Senhor Jesus diz em Mateus 5:17-19:
“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.”
Todos os argumentos para a defesa da guarda do sábado muito válidos, com certeza, mas destaco Mateus 5:17, onde Jesus diz: “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir”.
A Bíblia nos afirma que Jesus, como homem, não pecou (Hebreus 4:15), ou seja, Ele cumpriu toda a Lei, incluindo o sábado; isso aconteceu  porque Ele seria sacrificado em nosso lugar e o sacrifício pelos pecados deveria ser um Cordeiro sem defeito, conforme especificado diversas vezes  na Lei Mosaica, onde eu destaco Êxodo 12:5a: “O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula,”.
Conforme Jesus mesmo diz: “A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele” (Lucas 16:16). A Lei foi cumprida por Jesus e, a partir de agora, um novo Testamento começa a valer, dessa forma, a Lei precisa ser confirmada no novo testamento para ter validade.
Quando a Igreja primitiva se reuniu para decidir o que os gentios deveriam guardar da Lei Mosaica, conforme vemos no capítulo 15 de Atos, ficou decidido apenas para nos abstermos: “das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue” (Atos 15:20). Dessa forma, a Lei Mosaica precisa ser confirmada no Novo Testamento para ser válida aos que são justificados pela fé em Jesus.
Os Dez Mandamentos são confirmados no Novo Testamento, menos a guarda do sábado. Observe:
1º - Não terás outros deuses diante de mim: “assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só”. 1 Coríntios 8:4
2º - Não farás para ti imagem de escultura: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém”. 1 João 5:21
3º - Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão:Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação”. Tiago 5:12
4º - Lembra-te do dia de sábado, para o santificar: não é confirmado no Novo Testamento.
5º - Honra teu pai e tua mãe: “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”. Efésios 6:2,3
6º - Não matarás: “Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. Romanos 13:9
7º - Não adulterarás: “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”. 1 Coríntios 6:10
8º - Não furtarás: “Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade”. Efésios 4:28
9º - Não dirás falso testemunho contra o seu próximo: “Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.” Apocalipse 22:15
10º - Não cobiçarás: “Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. Romanos 13:9
Com relação ao sábado, Paulo afirma em Colossenses 2:16-17: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo”.
O Domingo tem um significado muito maior para o cristão, e cremos que este é o dia que devemos separar ao Senhor para pregarmos de Sua ressurreição e Via Eterna, afinal, Jesus ressuscitou num domingo: “E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro”. João 20:1
Além disso, como você pode assistir no vídeo, a Igreja primitiva se reunia aos domingos: “E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.” Atos 20:7
O apóstolo Paulo instituiu o Domingo para o dia da coleta aos pobres, conforme I Coríntios 16:2: “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar”.
Já  João afirma ter sido arrebatado para as visões do Apocalipse num Domingo: “Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,” Apocalipse 1:10
O Domingo tornou-se, então, tradicionalmente um dia especial para a Igreja e, dessa forma, entendemos que a guarda do sábado não é essencial para salvação, pois a Lei que agora devemos guardar se resume em dois mandamentos:
“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor”. Romanos 13:8-10
Entretanto, se alguém sente de separar o sábado ao Senhor para melhor servi-Lo, que assim o faça, sem, porém, julgar os que não fazem, como a palavra diz em Romanos 14:4,5: “Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente”.
Curtiu nosso pequeno estudo? Que toda glória seja ao Senhor Jesus!! Peço que estejam sempre orando pela minha vida, minha casa, e por este blog, pra que mais e mais vidas sejam alcançadas pelas palavras de salvação de Jesus!!!!
Abraços, Deus abençoe vocês!

Denian Martins.

Comentários

  1. Muito bom o texto. Tá de parabéns!
    Deus continue te abençoando com sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, hahaha... e amém, que Deus continue a nos agraciar, porque, sem Ele não somos nada.

      Excluir
  2. Mateus 13
    …12Pois a quem tem, mais se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que quase não tem, até o que tem lhe será tirado. 13Por isso lhes falo por meio de parábolas; porque, vendo, não enxergam; e escutando, não ouvem, muito menos compreendem. 14Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que continuamente estejais ouvindo, jamais entendereis; mesmo que sempre estejais vendo, nunca percebereis.
    woshingtonrs@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário