Quando os heróis se vão...


Esta semana faleceu um dos pais da Igreja Batista Renovada no Brasil e um dos líderes dessa Renovação Espiritual da Igreja Brasileira, o pastor Enéas Tognini. Ele faleceu no último dia 09, aos 101 anos de idade.
O pastor Enéas Tognini foi ministro de confissão batista, e, nos anos 1960, tornou-se um dos líderes do avivamento espiritual, evangelista itinerante e plantador de igrejas, percorrendo o país semeando a obra pentecostal; sobretudo a crença no batismo no Espírito Santo.
Ele que fundou a Convenção Batista Nacional (CBN), entidade da qual foi presidente e que hoje congrega cerca de 1,5 mil igrejas em todo o país, a Igreja Batista do Povo e o Seminário Teológico Batista Nacional, ambos em São Paulo. Autor de 45 livros, membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil e preside o Conselho Administrativo da Gráfica da Bíblia, da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Um monstro do Evangelho, do qual o Brasil deve e muito!
Confesso a vocês que, quando fiquei sabendo da notícia, me senti desamparado. Hahaha, isso mesmo, desamparado, tipo: “Senhor, agora que um homem tão importante para a Igreja se foi, o que vai ser todos nós?” Como se a nossa fé dependesse de homens, mas enfim, esse foi o sentimento que passou pelo meu coração.
Mas, vamos parar pra pensar: imagina como não se sentiram os homens da Bíblia quando seus heróis morreram? Imagine como se sentiram os discípulos de Pedro, quando o viram morrer pelo nome de Jesus, o Cristo?! Imagine como os discípulos de Paulo ficaram depois de verem esse homem que escapou de tantas tribulações, um dia, finalmente sucumbir a elas. Desamparo total, não é mesmo?!
Não é à toa que Josué temia antes de entrar na Terra prometida. Afinal, igual a Moisés nunca houve e, de repente, este tão influente ancião sobe o monte pra nunca mais voltar, e a responsabilidade cai toda sobre Josué. E que responsabilidade!
Assim sentiu-se também Salomão. Seu pai foi o principal rei de Israel, homem segundo o coração de Deus, mas homens são homens, um dia eles envelhecem e morrem, e alguém precisa substituí-los; no caso, esse alguém era Salomão. Não sei que caso era pior, Salomão ou Josué. O que vocês acham?
Mas o fato é que Moisés morreu, Josué também, Davi morreu, Salomão... Pedro morreu, Paulo e todos os apóstolos [João é um caso a parte, a ser estudado, rsrsrs], mas e a obra? E a Igreja? Ela morreu? De maneira nenhuma! A Igreja, meu amigo, permanece viva para sempre, como vivo o seu Fundador está: o Messias, Jesus Cristo! Aleluia!
“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” Mateus 16:18
A Pedra na qual a Igreja está edificada é Seu Cristo, no qual nós vivemos, existimos e nos movemos (Atos 17:28). Se a Rocha da Igreja fosse um homem, ela morreria junto com este tal homem, mas ela não é, Ela é o Senhor Jesus, e permanecerá para sempre, porque Ele a sustentará.
Porém, o SENHOR usa homens, como usou Moisés, Pedro, Paulo... como usou o pastor Enéas, e como quer usar eu e você. Isso mesmo, Deus quer nos usar e fazer através de nós aquilo que Ele fez um dia através dos outros. Ele nos chama hoje para que nós, eu e você, sejamos os novos heróis da Igreja!
“Eu?? Mas eu tenho tantos defeitos.....”
A Bíblia nos mostra que os homens que Deus usou são iguais a todos os outros (Tiago 5:17). Nunca existiu um Batman! Os X-men são ficção! Mas o Deus Todo-Poderoso que pode trazer à vida os mortos e fazer da estéril mãe de filhos é mais real do que nós! Tudo depende do quanto estamos dispostos a nos envolvermos em Sua obra; quanto mais dedicarmos nossas vidas, maiores coisas acontecerão.
Sabe, o tempo de fim se aproxima, e se faz muito necessário que eu e você, mais do que nunca, estejamos dispostos a vivermos uma vida de consagração e busca pelo SENHOR para que um avivamento seja derramado na Igreja. Se não nos movermos nesse sentido, o tempo irá passar e nós ficaremos para trás.
Foi-se mais um herói, que hoje está condecorado na glória, mas nós ficamos, e é a nossa hora de mudarmos a história e sermos conhecidos, mais pra frente, como os heróis da Igreja.
Abraços, Deus abençoe vocês!

Denian Martins.

Comentários