Por que temos que desperdiçar tempo em oração?


Vamos começar este texto fazendo algumas continhas. A gente tem, num dia, 24 horas. Dessas 24 horas, a gente dorme, mais ou menos, umas 8 horas; a gente tem que trabalhar, no mínimo, 8 horas, e tiramos uma hora pra comermos e mais, chutando baixo, uma hora no caminho de ida e volta do serviço. Então, tirando das nossas 24 horas todos esses valores que eu disse, nos sobra um quarto do dia: 6 horas. Por que eu tenho que pegar desse tempo precioso e único que me resta no dia, onde eu posso fazer de verdade o que eu quero, pra gastar em oração?
Se a gente pensar assim, parece até um tipo de punição de Deus, né? A gente peca, então a gente tem que orar pra [meio que] pagar penitência pelos nossos pecados. Mas, na realidade, as coisas não são assim por dois motivos. O primeiro porque penitência não existe, nada do que a gente faça é capaz de apagar um pecadinho só que a gente tem; e em segundo lugar porque a oração não deve ser uma penitência pra nós, muito pelo contrário: deve ser um prazer.
A oração não é uma parte de tempo desperdiçada, mas uma parte de tempo investida no nosso relacionamento com Deus. Quando a gente ora, a gente não cumpre um protocolo religioso, não é uma liturgia, mas um momento em nosso dia que a gente separa exclusivamente pro nosso Pai. Um bate papo com Deus.
É por isso que Jesus, quando ensinou os seus discípulos a orar, Ele nos disse o seguinte:
“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.” Mateus 6:7
Oração não é a repetição e repetição das mesmas palavras. Você conversa com alguém assim? Então por que que com Deus você vai ficar só repetindo e repetindo? Essa repetição não soa como um relacionamento próximo com nosso Deus, soa apenas como um ritual religioso: eu entro no meu quarto, repito várias e várias vezes a mesma coisa e depois saio. Onde está o relacionamento nisso?
A oração é falar com Deus. É conversar com Ele e apresentar a Ele o que o meu coração tem sentido; e falar do meu dia, das minhas aflições, da minha alegria. Oração é relacionamento, e intimidade. Quanto mais a gente conversa com uma pessoa, maior fica a amizade, não é assim? Com Deus também, quanto mais a gente ora, mais íntimo a gente vai ficando de Deus. E isso é tudo o que Ele quer de nós: intimidade.
Foi por isso que Jesus nos instruiu a, quando orar, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto (Mateus 6:6). Ele nos disse isso pra que a oração fosse algo íntimo, algo entre você e o seu Deus. Uma conversa particular de um filho com seu Pai, onde outras pessoas não precisam [e não devem] se intrometer.
Mas isso não significa que não podemos orar em comunhão. Os apóstolos de Jesus foram batizados no Espírito Santo quando oravam juntos, no templo (Atos 2); eles tinham essa prática, que com certeza deve ser mantida, porque a oração em comunhão edifica toda a Igreja, porém, somente ela não é o suficiente. Temos que separar um momento exclusivo para nós e Deus apenas. Não digo “temos” como uma obrigação, mas como um conselho. Se não falarmos com Deus, como vamos ter intimidade com Ele?
Esse dias atrás, enquanto participava do Retiro de Carnaval da minha Igreja, Deus falou algo interessante ao meu coração, que eu pude dividir com a Igreja naquele dia. Deus me falou que a oração é “buscarmos a Deus”. Mas, sabe, já nos acostumamos com o termo “buscar a Deus”, então Deus trocou a palavra pra mim. Ao invés de “buscar”, Deus me disse que a oração é “procuramos a Deus”.
Será que você consegue entender? Orar é exatamente isso! É entrarmos em nosso quarto, trancarmos a porta e procuramos a Deus, abrir o coração e dizer: Deus, estás aqui? “Preciso de Ti! Fala comigo! Visita minha vida! Não vou sair daqui enquanto eu não te encontrar, pois eu preciso de Ti.”
Precisamos buscar.. digo, procurar mais a Deus. Precisamos investir tempo nessa procura. Nossa geração tem sede de Deus, e nós, que somos filhos d’Ele, não temos compartilhado porque nós mesmos não temos encontrado Ele. Sabe por que não temos encontrado Deus em nossos dias? Porque não temos procurado por Ele. Será que você entende agora a importância de orarmos sempre, sem nunca desfalecer?
Espero que esse texto te motive a orar. Quando você for orar, não pense que você vai falar sozinho e não vai ter resposta nenhuma; procure a Deus, busque-O e lembre-se de que a Bíblia diz:
“e, o que busca, encontra;” Mateus 7:8
Abraços, Deus abençoe você!!

Denian Martins

Comentários