Aquele momento em que parecemos com Caim


A história de Caim e Abel é uma das primeiras da Bíblia, e também uma das mais conhecidas entre tantas outras. Todos sabemos o desfecho trágico que ela traz em si: um irmão matando o outro. Porém, muitas vezes focamos apenas no final, e não paramos pra refletir sobre toda a história dos dois irmãos. Será que muitas vezes eu e você não somos iguais a Caim? Será que não existe um pouco de Caim em nós?
Calma! Eu não estou me referindo ao fato de Caim ter assassinado o irmão. Não é nesse aspecto que podemos nos assemelhar com ele, não. Precisamos observar o que a Bíblia nos conta sobre essa história que, embora seja uma narrativa rápida, tem muito a nos ensinar e, afinal de contas, por que Caim matou Abel mesmo?
A Bíblia nos diz que Abel e Caim foram os filhos de Adão e Eva [a história desses dois a gente conhece também, né ;) ]. Certa vez, os dois irmãos foram oferecer um sacrifício a Deus, e ambos ofereceram do melhor que cultivavam; como Abel era pastor de ovelhas, ofereceu a Deus do melhor de seu rebanho, e Caim ofereceu do fruto de sua terra, pois ele era lavrador.
E aconteceu que Deus aceitou apenas a oferta que fora trazia por Abel, e não a de Caim, e este foi o motivo para que um irmão se irasse contra o outro a ponto de ataca-lo e mata-lo. Agora, por que Deus rejeitou o sacrifício de um em não aceitou o do outro? Observe o que a Bíblia diz:
“E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito?” Gênesis 4:6,7a
Se Caim tivesse oferecido a Deus da maneira correta, sua oferta não seria aceita? Mas é claro que seria, porém Caim errou porque não ofereceu a Deus a oferta que lhe agradasse, mas sim a oferta que ele bem entendeu como sendo a melhor. Não adoramos a Deus da maneira que achamos a certa, mas da maneira que Ele quer que nós O sirvamos.
O sacrifício de Caim, embora pudesse ser do melhor de sua terra, não agradou ao Senhor porque ele não fez menção ao Cordeiro de Deus, Jesus. Abel ofereceu um cordeiro, que representa o sacrifício de Cristo por nós, mas Caim ofereceu do que tinha. Foi como se ele pensasse consigo: vou oferecer isso aqui mesmo e está bom demais.
Será que eu e você não temos sido assim ultimamente? Dizemos que adoramos a Deus, mas não procuramos saber o que realmente O agrada. Como vamos adorar a Deus se não sabemos qual é a Sua vontade?! Assim como Caim, queremos dar de presente a Deus algo que nem ao menos sabemos que O agradaria. Você presenteia alguém sem saber do seu gosto? Por que faria isso, então, com Deus?
E sabe como descobrimos qual é a vontade do Senhor para nós? Buscando em Sua Palavra. Olha o que a Bíblia diz:
“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salmos 119:11
É na Palavra que encontramos a vontade de Deus para as nossas vidas, e todas as vezes que vivemos de modo contrário à Bíblia não agradamos a Deus. A Bíblia funciona como as placas de trânsito: ela nos orienta por onde e como devemos andar, mas a escolha se vamos seguir mesmo a orientação parte apenas de nós. O fato é que ninguém é obrigado a obedecer a Bíblia, só não podemos dizer que agradamos a Deus se não a cumprirmos em nosso viver.
Mais grave ainda que isso é quando as pessoas começam a seguir e obedecer um sistema religioso ou uma série de dogmas religiosos que, embora possam usar o nome de Deus e do Senhor Jesus, vieram dos homens e não d’Ele; pessoas que não são sinceras no desejo de agradar a Deus, apenas pensam: vou fazer assim mesmo, e Deus terá que aceitar. Sou tão bom, vou tanto à igreja... ah, Deus irá me aceitar claro! Lembra-se da ilustração do presente? Pois é, estamos querendo presentear a Deus ao nosso próprio gosto.
Pois que possamos nos empenhar em buscar a vontade do Senhor para nós; que possamos adorar a Deus em santidade e temor, de maneira digna ao nome do Senhor, e que rejeitemos tudo o que vier de homens e não de Deus, para que nossas vidas sejam um verdadeiro presente, uma santa oferta, ao Senhor Todo-Poderoso.
Abraço, Deus abençoe você!!
Denian Martins

Comentários