O que você faria por amor a Deus?


Acho que, talvez, a pergunta certa que eu deveria fazer seria: o que você faz por amor a Deus? Afinal de contas, existem apenas dois mandamentos que devemos seguir, e ambos falam de amor. Antes de Jesus vir ao mundo, existiam leis e leis que o povo que quisesse servir ao SENHOR deveria obedecer; entretanto, o Senhor Jesus veio ao mundo e cumpriu toda a Lei, nos deixando apenas dois mandamentos:
“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 22:37-39
Nós, então, como povo de Deus, devemos seguir a estes mandamentos. Mas, afinal, como amar a Deus? Você, como cristão, se nunca fez esta pergunta a si mesmo deve questionar se realmente é cristão, pois a ordenança que nos é imposta é que O amemos. Agora, o que eu quero que você pense é: como amar a Deus? Ou melhor, o que você faz que demonstra que você O ama verdadeiramente?
Pare pra pensar: o que você faz diariamente que demonstra que você ama a Deus? Sabe, estamos tão acostumados às religiões que, por muitas vezes, podemos pensar que por frequentarmos uma comunidade aos domingos já estamos fazendo toda a nossa parte, mas o fato é que o cristianismo não é uma religião, mas um relacionamento com o Cristo vivo, e assim como num relacionamento entre um casal há amor e sentimentos envolvidos, da mesma maneira devemos ser nós com o nosso amado Mestre.
Não podemos pensar que por simplesmente fazermos parte dos evangélicos amamos a Deus, muito pelo contrário, tenho visto tantos evangélicos demonstrarem através de suas atitudes que não amam a Deus, o que mais uma vez nos prova que a religião por si só não significa absolutamente nada.
Então, o que podemos fazer para mostrar que amamos a Deus? O que alguém faz pelo outro quando o ama? Estou falando de amor verdadeiro, e não de uma empatia rasa. Sabe, quando a gente quer ser simpático com alguém, a gente sorri, é gentil e, em alguns casos, fingi concordar com o outro fala só pra não ser chato, mas isso aí não tem nada a ver com a amar de verdade alguém. O que alguém pode fazer de mais nobre por amor ao outro?
Imagine, então, que um homem ame uma mulher. Ame de verdade, amor verdadeiro. O que há de mais sublime em se fazer pelo outro por amor? Pode ser que eu esteja em uma vibe muito romântica por ser casado de novo, mas creio que não há nada maior em se fazer pelo outro por amor do que entregar sua vida a ele. Mas, espera, não foi isso que Cristo fez por nós?
“Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.” 1 João 3:16
Cristo deu a sua vida por nós! Será que você consegue compreender o tamanho dessa expressividade de amor? Jesus não deu a sua vida apenas quando entregou-se na cruz em nosso lugar, Ele consagrou a Sua vida a Deus, por amor ao Pai, e também por amor a nós.
Quantas lições de vida aprendemos com o exemplo de Jesus! Quantas bênçãos alcançamos ao ler sobre a trajetória de Cristo na Terra! Isso demonstra que Ele entregou sua vida toda por nós; tudo o que Ele fez, cada cura, cada parábola, tudo Ele fez por nós, pois Ele nos ama verdadeiramente e decidiu viver a Sua vida em nosso favor.
Nisso entendemos que Ele verdadeiramente entregou a Sua vida em nosso favor e, se nós dizemos que O amamos, devemos entregar nossa vida a Ele também, de maneira que não vivamos mais para as nossas próprias vontades, mas para a vontade dAquele que amamos e para Quem consagramos o nosso viver.

“Se me amais, guardai os meus mandamentos.” João 14:15
Se nós O amamos, consagramos a nossa vida completamente a Ele, de maneira que não nos importa mais agradarmos a nós mesmos, mas sim Àquele que nos amou primeiro e entregou-se primeiro por nós.
Amar a Deus vai muito além de se dizer evangélico, aliás, vai muito além do que só dizer; não O amamos em palavras e em discursos vazios, mas com nossas vidas voltadas exclusivamente à Sua vontade. Por isso, torno a perguntar: o que você faz por amor a Deus? Acho que, talvez, a pergunta certa que eu deveria fazer seria: você ainda está disposto a amar a Deus?
Abraço, Deus abençoe você!

Denian Martins

Comentários