Geração "mimimi"


Pra quem desconhece a gíria, “mimimi” é o mesmo que reclamão. Se chove, “meu Deus, chove demais e mimimi...”, se deixa de chover, “meu Deus, que seca e mimimi...”, faça frio ou faça sol, a pessoa “mimimi” está lá, mimizando, reclamando disso ou daquilo. Nada está bom, tem sempre algo a ser reclamado.
Hoje em dia, somos conhecidos como a geração “mimimi”. A geração da reclamação, de ter sempre uma “crítica construtiva” a ser feita [se é que existe crítica construtiva, me questiono a respeito disso às vezes]; nós sempre sabemos mais e sempre temos uma nova ideia a respeito da política, da religião, do futebol e novela... enfim, sempre estamos mimizando pra lá e pra cá, seja qual for o assunto.
Mas, esses dias atrás, fiquei admirado em encontrar na Bíblia uma geração mimimi. Acreditam nisso? Eu pensava que esse “movimento” era recente, mas não, é bem antigo, uns mil e quatrocentos anos antes de Jesus já existia lá no deserto um povinho que ficava reclamando de tudo e de todos. Até do SENHOR. A respeito disso, o apóstolo Paulo adverte a Igreja de Coríntio, dizendo:
“E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.” 1 Coríntios 10:10
Neste trecho bíblico, Paulo estava advertindo a respeito de diversos exemplos ruins que o povo de Israel deixou para a Igreja e, dentre eles, o fato de serem murmuradores. No verso seguinte a este que eu destaquei, é escrito que isso serve para nós como aviso, um alerta, e você me pergunta: alerta para que? Alerta para que, assim como eles foram, nós somos propensos a sermos também e, assim como eles pereceram, nós podemos perecer também. Como Paulo diz, então, aquele que pensa estar bem firme, “olhe não caia”.(1 Coríntios 10:12)
Eu não sei se você já chegou a ler a respeito do povo de Israel assim que eles saíram do Egito. A história das dez pragas, do livramento por Moisés e do Mar Vermelho se abrindo é linda, mas a partir daí as coisas ficam complicadas, e esse teve um povo que abria a boca pra reclamar eram os israelitas.
Eles reclamavam das circunstâncias. Deus os havia livrado do Egito e da escravidão, mas eles cogitaram voltar para lá devido aos “pepinos e cebolas”. Você pode rir e pensar: meu, quem quer voltar para a escravidão por causa de cebolas? E eu respondo: nós! Afinal, quantas vezes não chegamos a reclamar para Deus e dizer: quando eu era do mundo eu não sofria assim?! Ou ainda: olha lá aquelas pessoas do mundo, tem tudo o que querem e são felizes, e eu aqui padecendo com Deus?! Quantas vezes não falamos ou pensamos isso?
O povo de Israel reclamava bastante também de Moisés, que os havia liderado na saída da escravidão, e assim volta a ocorrer muitas vezes quando reclamamos da liderança espiritual que Deus colocou para nos guiar no deserto desta vida. “O pastor é muito isso, muito aquilo...”, “o pastor usa cada roupa cara comprada com os dízimos do povo, aff...”, “o pastor nem sabe se vestir direito, nem parece pastor, aff...”. Pois é, meu caro, quando a gente pensa assim a gente pensa igualzinho o povo de Israel.
Mas pior que isso, pior que tudo, era quando o povo reclamava contra Deus. O SENHOR fez chover pão do céu e sair água da Rocha para os sustentar, e eles clamavam por carne. Deus mandou aves para os sustentar, mas não estava bom. E quando chegaram na Terra Prometida, reclamaram novamente. Por fim, morreram no deserto de tanto reclamarem.
Meu querido, eu não quero que você morra no deserto desta vida sem poder desfrutar das bênçãos espirituais que Deus tem para você, mas para que você desfrute das bênçãos é preciso ser grato por tudo, até pelas adversidades. Paulo, o mesmo que escreveu a carta aos Coríntios, dizia que ele sabia lidar com a perda e com o ganho, com a riqueza e a pobreza, com a alegria e a tristeza, porque para ele o viver era Cristo.
Somente é geração “mimimi” a geração que preocupa-se mais com as coisas desta Terra do que com as coisas do SENHOR, pois aquele que preocupa-se com o Reino de Deus sabe que tem em Deus uma morada eterna, que as adversidades e as alegrias desta vida irão passar um dia, e que nada levaremos daqui.
Portanto, que repensemos as reclamações que possamos estar fazendo diante de Deus, e que andemos mais gratos por tudo o que temos, sejam coisas boas ou ruins. Reclamações não levam a gente a nada, e ainda podem fazer com que a gente perca a bênção.
Abraço, Deus abençoe você!

Denian Martins

Comentários

  1. Disse tudo! É tão ruim a companhia de pessoas murmuradoras, coitado de Moisés e do Senhor que vivia provendo pro povo mas nada era o suficiente, nem para serem gratos, só olhavam pra trás! -.-'

    Gostei do seu blog, já estou inscrita! Paz!

    www.umaloucaporjesuscristo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mesmo? Que nós não sejamos assim, para que ninguém, nem mesmo Deus, ache da nossa presença algo ruim.
      Obrigado pela confiança em se inscrever! ;) Vou me inscrever no seu também.
      Um abraço!

      Excluir

Postar um comentário