Deus se alegra com o nosso sofrimento?


Já diz a Palavra que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, correto? Sim. Mas vamos combinar uma coisa? A gente não entende tudo o que acontece na nossa vida; ainda que sejamos pessoas que verdadeiramente amam ao Senhor e querem fazer a sua vontade, coisas ruins não param de acontecer conosco. Agora, se tudo coopera pro nosso bem e, mesmo assim, coisas ruins nos acontecem, será que Deus se alegra em nos ver sofrer? Seria o Deus de amor, aquele que entregou Jesus por nossos pecados, o mesmo Deus que sorri enquanto nós choramos?
Mas é claro que não. Exatamente por não se alegrar com o nosso sofrimento que o SENHOR enviou Jesus em nosso lugar, para que não pagássemos por nossos erros. Então, se Deus não fica feliz em nos ver sofrer, o questionamento fica maior ainda: por que raios que temos que passar por sofrimentos? Não seria melhor se nós servíssemos a Deus e somente coisas boas nos acontecessem?
Não, não seria melhor. Em primeiro lugar, se aqueles que servem ao Deus Todo Poderoso passassem somente por coisas boas, muitos iriam querer servir ao SENHOR somente pelo interesse de estar bem, e não por amá-lo sobre todas as coisas. O fato de servirmos a Deus, passarmos por dificuldades e provações e permanecermos O servindo prova que nós O amamos e que não O deixaremos em momento algum.
Semelhante ao voto feito no altar, quando duas pessoas se casam, nós devemos amar a Deus e devemos servi-Lo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, até que um dia a morte [ou o arrebatamento] nos una para sempre.
Em segundo lugar, o nosso sofrimento é útil para nós. Lembra-se quando eu disse que todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus? Isso não significa que aconteceram somente coisas boas conosco, mas que mesmo as coisas ruins que possam nos acontecer irão nos trazer algum benefício. E com relação ao nosso sofrimento, olha o que Tiago diz:
“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma”. Tiago 1:2-4
As provações produzem em nós a perseverança. Quando passamos por lutas e tribulações na vida, ainda assim perseveramos em servir a Deus e não deixa-Lo por nada e essa atitude faz de nós pessoas mais fortes, pessoas que não desistem e que são inabaláveis. Olhe quantas coisas boas as nossas dificuldades podem nos trazer! E quando nos tornamos perseverantes e não desistimos de sermos assim, alcançamos maturidade e integridade espiritual.
Se você já lidou com uma pessoa infantil sabe quão difícil é essa tarefa. Deus, como nosso Pai Perfeito, não quer que sejamos filhos infantis e imaturos; Ele sabe o que é o melhor para nós e, se é preciso que passemos por dificuldades para que deixemos pra traz a imaturidade, Ele irá permitir que isso aconteça. Afinal de contas, o que é melhor: sermos mimados ou sermos pessoas plenas, que não sentem falta de coisa alguma?
E, além de crescermos como pessoas, a Palavra também promete um prêmio aos que forem perseverantes:
“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam”. Tiago 1:12
Nosso sofrimento nos levará a sermos perseverantes, maduros e íntegros, e quando estivermos juntos com o SENHOR no porvir, seremos coroados. Perante tudo isso podemos dizer: vale a pena passar por lutas e tribulações e, como nos pede o versículo, que possamos nos alegrar por isso! Aleluia!
Escrevi esse texto porque por muitos dias eu estive revoltado com Deus por não entender o que estava de errado na minha vida. Embora o Espírito Santo me pedisse para que eu me alegrasse nas lutas, sempre trazendo a mente este trecho bíblico, eu não conseguia fazer isso porque não conseguia enxergar motivo. Hoje eu vejo quantos motivos tenho para me alegrar!
Se você tem passado por lutas e tribulações, erga a cabeça, olhe pro alto e não deixe que o diabo [aquele derrotado] te oprima por causa disso. Você tem um Pai no céu que cuida de você e, no final de tudo, compensará os que forem perseverantes. Lembre-se também que tudo nessa vida passa e que os dias maus tem prazo de validade.
“Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. 1 Tessalonicenses 5:18
Um forte abraço do cronista; e lembre-se que sempre oro por você.
Que Deus te abençoe!

Denian Martins

Comentários