A fonte de que bebemos é pura?


Houve um momento em minha casa em que meus pais não compravam galão de água, mas buscavam água direto de uma nascente que tinha aqui na região [morar no interior tem suas vantagens, rs.]. Até que, certo dia, ao chegarem com o galão recém-enchido na fonte, minha mãe percebeu que a água estava cheia de sujeiras e a gente não ia poder tomar aquela água.
Esse parece ser um exemplo bem óbvio onde qualquer pessoa faria a mesma coisa: jogaria a água fora, mas e quando acontece a mesma coisa no âmbito espiritual? O que temos feito? O que você tem feito: tem jogado a água cheia de sujeira fora ou tá mandando tudo pra dentro sem ver? Ah, não entendi! Tudo bem, deixe-me explicar direitinho.
Certa vez, sentado num posso, o Senhor Jesus se deparou com uma mulher que estava lá para buscar água e lhe disse algo muito importante:
“Jesus respondeu: ‘Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna’.” João 4:13-14
Jesus é a fonte de Água viva, Água que jorra para a vida eterna. Esta Água nada mais é que o Espírito Santo dentro de nós, que flui como rios dentro daquele que entrega a sua vida ao Salvador para seja salvo. Quando entregamos nossa vida ao Senhor Jesus, Ele envia o Espírito Santo para morar em nós e correr como um rio sem fim em nosso interior. Isso é maravilhoso!
Mas você pode me perguntar: o que isso tudo tem a ver com seu exemplo acima? Pois bem, no Antigo Testamento nós vemos uma queixa do SENHOR bem pertinente:
“O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água.” Jeremias 2:13
Parafraseando com o exemplo que eu dei acima, seria como se nós percebêssemos que a fonte da qual tirávamos água estava suja e, mesmo assim, permanecêssemos tomando daquela água. Deixamos para trás uma fonte de água pura e viva para bebermos qualquer outra coisa de qualidade duvidosa. Então eu paro pra pensar: Será que não temos feito exatamente a mesma coisa?
Sabe, caro leitor, a Palavra de Deus é maravilhosa, cheia de promessas que edificam a nossa vida e nos enchem de esperança, não apenas nesta, mas muito mais na eternidade. Na Palavra de Deus temos tudo o que precisamos, e quando ouvimos o Espírito Santo falar e seguimos a Sua direção, geralmente somos levados por um caminho que nos traz paz. E em meio a tudo isso, o que fazemos? Ao invés de darmos ouvidos à Palavra de Deus e ao Espírito Santo, preferimos dar ouvidos aos pensamentos duvidosos do nosso coração, e então começamos a ter medo.
Tenho sentido nesses últimos dias que Satanás [aquele derrotado] tem instalado as suas fontes em nossas vidas. Ele tem nos oferecido seus pensamentos de morte e de derrota e nós temos tomado dessas nefastas águas, deixando a verdadeira Fonte da água viva para trás. Assim como o texto diz que o povo de Israel deixou o SENHOR para cavar suas próprias fontes, assim temos feito: paramos de ouvir ao Espírito Santo e começamos a focar em nossos próprios pensamentos, pensamos vazios assim como eram vazias as cisternas que os israelitas cavavam.
Devemos voltar para o SENHOR! Devemos reconhecer o nosso erro e voltarmos novamente para o Deus que nos criou e nos ama. Devemos ignorar esses nossos pensamentos, muitas vezes inspirados pelo maligno [aquele derrotado] e devemos buscar na Bíblia a inspiração para os nossos pensamentos. Como o apóstolo Paulo já nos orientou há muitos anos:
“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” Filipenses 4:8
Foquemos na Palavra, que é verdadeira, nobre, correta; que é pura, amável, de boa fama; ela é excelente e digna de louvor e, portanto, deve estar em nossa mente o tempo todo, para que não abandonemos a fonte pura, mas deixemos para trás as coisas que não nos edificam.
Um forte abraço do cronista!
Que Deus te abençoe!

Denian Martins

Comentários