O que aprendemos no Natal


Chegoou! A época mais brilhante [literalmente falando] do ano está aí e, como em todos os anos, nós vemos as ruas e os shoppings se encherem de piscas-piscas, referências ao Papai Noel, trenó e quase nada ou nada a respeito do nascimento de Jesus, verdadeiro significado do Natal. E esses dias eu estive pensando: que lição podemos tirar no Natal além de tudo o que ouvimos e relembramos todos os anos? Será que temos algo a aprender com o Natal em pleno 2017, depois de passarmos por tantos Natais e meditarmos em todos eles?
E então, em minha leitura devocional de ontem, Deus falou ao meu coração algumas coisas baseadas num texto que não tem nada a ver com o Natal, porém, que ensinam as mesmas preciosas lições que podemos aprender nesta linda data.
Afinal de contas o que é o Natal, senão o nascimento do próprio Deus? No Natal, relembramos que há dois mil anos Deus enviou-se a Si mesmo na pessoa de Cristo Jesus para salvar a humanidade de seus pecados. Ok, disso já sabemos. Mas quando pensamos na chegada de Deus à Terra, sempre a imaginamos com pompa e formosura, e então vemos uma descrição completamente diferente.
“E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.” Lucas 2:7
Sabemos que toda a Palavra de Deus pode nos ensinar, nos corrigir ou nos encorajar. Então o que aprendemos com isto? Aprendemos que devemos ser humildes e só? Creio que não; creio que há muito mais a aprendermos com o nascimento de Jesus quando nós nos lembramos do que o apóstolo Paulo nos adverte na segunda carta aos Coríntios.
“Pois Deus que disse: ‘Das trevas resplandeça a luz’, Ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós”. 2 Coríntios 4:6-7
Quando Jesus veio ao mundo, Ele revelou aos homens a face de Deus e, consequentemente, a glória d’Ele. Jesus nascer em nosso meio e fazer os milagres e prodígios que fez glorificam e expõem ao Deus Pai, exaltando o Seu nome e o glorificando sobre todos os outros deuses e sobre todos os homens. Porém, tudo isso que Cristo fez Ele o fez “num vaso de barro”, ou seja, num comum corpo humano, dentre outras pessoas comuns.
Cristo não era “o cara”, Ele não era o popular ou o famoso antes de começar a realizar os milagres, e a Bíblia chega a dizer que nem formosura Ele tinha. Ele, que era Deus, veio como uma pessoa comum, se submeteu a coisas comuns, como aprender a andar e falar, para nos ensinar uma lição: não importa quem você é por fora, o que importa é o que você carrega dentro de você!
Sabe aquela mensagem motivacional clichê: “o que importa é a beleza interior”? Eleve essa mensagem ao máximo ao compreender que realmente não importa o nosso exterior, o que importa é o que carregamos dentro de nós: o Espírito Santo de Deus que habita naquele que crê em Jesus. E assim como Jesus revelou a Deus e O glorificou por onde passou, assim o Espírito Santo que fazer em nós: revelar a Deus a nós, O glorificar em/para nós e nos usar para revelarmos e glorificarmos o SENHOR para os outros.
Como Paulo adverte nesta mesma carta, devemos refletir a glória de Deus a fim de alcançarmos mais pessoas para o Seu eterno Reino, que não será nesta vida, mas na posterior. Mas para realizarmos esta linda tarefa precisamos, antes de tudo, entendermos que somos pessoas comuns: feios e bonitos; ricos e pobres; inteligentes e ignorantes; de todas as raças e etnias; tribo, língua e nação. Milhões e milhões de pessoas comuns que sabem que são apenas vasos de barro carregando algo bem maior e glorioso dentro de si.
É isto que aprendemos com o Natal: Deus, que é Deus para sempre, nasceu humildemente para nos salvar, e padeceu todas as dores para cumprir esta missão. Semelhantemente, devemos entender que, embora carreguemos dentro de nós o Espírito do próprio Deus, isso não faz de nós magníficos, ainda somos pessoas comuns que devem transmitir a outras pessoas comuns a grandeza que carregam dentro de si.
Sabe, muitas vezes eu desanimo por acreditar que Deus não tem nada a ver comigo, afinal de contas existem tantos crentes famosos e bonitos que transmitem Sua mensagem, o que Ele ia querer comigo? Estou plenamente errado. Seu Espírito habita em mim, vaso de barro, para glorificar a Deus e não a mim. Ele habita em você para glorificar e revelar a você e aos outros ao Pai.
Um feliz Natal!
Que Deus te abençoe!
Denian Martins

Comentários