O que precisamos saber para não sermos fariseus?


Uma preocupação sempre tomou o meu coração quando eu lia os Evangelhos, pois ali nós temos os relatos de Cristo debatendo e sendo desafiado pelos fariseus, e eu sempre me questionava: se Jesus viesse à Terra hoje, será que eu não seria como um fariseu? Quem me garante que não?
Pense bem no povo judeu: eles tinham a promessa de que o Messias viria glorioso e cheio de poder, devolvendo a honra a Israel e fazendo de Jerusalém a capital do mundo, e então, quando Jesus se manifestou em humildade e humanidade, eles não O aceitaram. O Messias sem glória colidia brutalmente com aquilo que eles tinham formulado e esperado por centenas de anos. Será que se nós não estivéssemos no lugar deles não faríamos a mesma coisa?
Ora, os fariseus nada mais são do que os religiosos da época de Cristo, e quem são os religiosos da nossa época? Nós. Também existia outro grupo religioso chamado de “saduceu”, composto de homens da alta sociedade da época que defendiam somente a autoridade das Escrituras e não a autoridade da tradição. E quem são os religiosos de hoje em dia que defendem a autoridade das Escrituras e não a tradição? Exatamente, nós de novo! Chega a ser preocupante, né?
Foi então que, durante uma pregação do pastor Lucinho, Deus falou ao meu coração e me revelou algo que até então eu não tinha percebido. Afinal de contas, qual foi o erro dos fariseus para que eles não reconhecessem o Messias diante de todos os sinais e prodígios que Ele realizava no meio do povo? Por que seus corações estavam tão endurecidos? O que lhes faltava?
Certa vez, Jesus foi abordado por um grupo de saduceus que, sorrateiramente, lhe fizeram um questionamento para “provar” o Mestre dos mestres, tamanha a petulância deles. Foi então que Jesus lhes lançou em rosto seu erro.
“Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”. Mateus 22:29
Aqueles homens diziam ser de Deus e diziam defender a autoridade das Escrituras, mas não conheciam ela e falavam daquilo que não lhes era próprio. E quantos de nós não temos feito a mesma coisa? Quantos de nós dizemos defender a Palavra sem nem ao menos conhece-la? E quando eu falo de conhecer, falo de conhecer plenamente!
Sabermos o Salmo 23 ou João 3:16 não faz de nós conhecedores da palavra de Deus. Devemos conhecer a Bíblia no sentido de termos contato diário com ela. Todo mundo não fala que só conhecemos a pessoa depois de casamos com ela e passamos a vê-la todos os dias? Pois é exatamente nesse sentido que devemos conhecer a Palavra, e isso depende de nós. O quanto a temos lido todos dias? Quanto tempo separamos para fazermos um estudo bíblico? O quanto estamos interessados em conhecer a Palavra de Deus revela o quanto estamos interessados em não sermos fariseus.
Além disso, também precisamos conhecer o poder de Deus, e isto acontecerá quando tivermos experiências pessoais com Ele. Se os fariseus tivessem experiências com Deus reconheceriam o Messias ao vê-Lo realizar milagres. Como vamos reconhecer o mover de Deus em alguém se não soubermos como Ele move? Fica meio difícil, né?
Além disso, o apóstolo Paulo afirma em 1 Coríntios 1:18 que o Evangelho é o próprio poder de Deus. A medida em que nos aprofundamos em conhecer a palavra de Deus, nos aprofundamos em Seu Poder e ali Ele se revela a nós.
Mas precisamos entender que não basta conhecermos apenas a palavra e desprezarmos o Poder de Deus, ou vice-versa. Precisamos conhecer os dois, pois se somos apenas conhecedores da Palavra, corremos o risco de nos tornarmos legalistas; e se conhecemos somente o Poder, podemos nos tornar supersticiosos.
Irmãos, se nos falta este conhecimento, precisamos adquiri-lo! Precisamos estudar a Palavra com nosso coração empenhado, e precisamos buscar de Deus o seu poder para que sejamos filhos autênticos e não apenas religiosos que honram a Deus com seus lábios, “mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens”. Isaías 29:13
Um forte abraço!
Que Deus te abençoe!

Denian Martini

Comentários