Por que não sinto a Presença de Deus?



Faaala gente! Como vocês estão? Tudo bem? Espero que sim. Hoje eu quero escrever esse texto e dedicar as mais diversas pessoas que tem essa dúvida, simples e cruel ao mesmo tempo. Minha impressão é que grande parte da juventude atual tem essa dúvida. Por que não sinto a Presença de Deus se estou na casa dele, durante o culto? Por que Deus fala com todo mundo, menos comigo? Por que os outros choram e eu não sinto absolutamente NADA?
Bom, em primeiro lugar precisando deixar uma coisa mais clara do que água mineral: chorar e se emocionar durante o culto não significa necessariamente que a pessoa está de fato sentindo a Presença de Deus. Eu sou um dos defensores que a Igreja atual tem emocionado muitas pessoas, e essas mesmas não têm dado frutos que mostrem arrependimento e mudança de vida e atitude. E sem tem uma coisa que acontece com a gente quando Deus manifesta Sua Presença em nós, essa coisa é gerar mudança em nossas vidas.
Com Isaías foi assim, como podemos ver em Isaías 6. Ali, o profeta narra uma das mais poderosas visões de Deus registrada nas Sagradas Escrituras. Isaías viu o trono, anjos voando ao redor e clamando sem cessar: Santo, Santo, Santo. Aleluia! E ali, diante desta visão poderosa e da manifestação da glória e da Presença de Deus, Isaías exclamou:
“Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.” Isaías 6:5
É tão maravilhosamente interessante como a Presença de Deus nos constrange sem nos acusar, sabe? Ela não nos acusa em momento algum, mas revela-nos a nós mesmos, desnuda-nos, e ficamos constrangidos por nossos pecados. Uma mudança acontece em nós quando Deus derrama da Sua Presença e glória sobre nós, e é isso que me preocupa nessa geração: vejo muitas pessoas chorando, e poucas tendo suas vidas transformadas.
Portanto, chorar ou se emocionar não significa que Deus está falando, mas quando Deus fala, é muito provável que venhamos a nos emocionar. Entretanto, ainda paira a dúvida: por que Deus não fala comigo? Por que não sinto nada? Por que não tenho nenhuma experiência com Deus?
Sabia que por muitos anos eu também não sentia nada? E mais, quando começavam aqueles momentos de clamor e oração coletivas, eu até me irritava um pouco, rsrs, porque eu não sentia nada, não fazia nenhuma diferença, e mais: até tinha medo de Deus falar comigo ou eu sentir alguma coisa estranha, rsrsrs.... Perdão, Senhor, por ter sido tão tolo.
Até que um dia, há nove anos, estávamos todos num culto em outra Igreja da minha cidade, e em certo momento o pregador pediu que se fizessem filas na Igreja para que alguns irmãos orassem por estes que estivessem na fila. Eu estava numa dessas filas esperando alguém orar por mim, e orando ao mesmo tempo, quando senti o Espírito Santo falando ao meu coração: foi por isto que Eu morri e derramei Meu sangue. Foi a primeira vez que Deus falou comigo.
Agora, por que Deus falou comigo depois de tantos anos em que eu não sentia nada e até tinha medo? Ora, por um simples princípio que aprendemos em 1 Reis 18.
Neste capítulo, Elias, o profeta do SENHOR, desafia os profetas de Baal [aquele derrotado] para que ambos oferecessem sacrifícios ao próprio Deus e aquele que respondesse seria considerado o Deus verdadeiro. Assim, Elias permite que os profetas de Baal [aquele derrotado] o invocassem primeiro, e depois de horas nenhuma resposta foi dada.
Foi então a vez de Elias invocar o nome do SENHOR. Porém, antes que o profeta o fizesse, ele tomou uma atitude crucial:
“E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome. E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor” 1 Reis 18:31-32a
Antes que Elias pedisse que a glória do SENHOR se manifestasse, ele edificou o altar. A Presença de Deus se manifesta quando edificamos o altar d’Ele. Afinal de contas, como Deus vai derramar do seu Fogo consumidor se não há altar?
Lembram-se do meu testemunho? Há uma coisa que eu não contei: eu ouvi Deus falar comigo na mesma época em que intensifiquei minha vida de oração e de estudo bíblico [que coincidentemente é a época onde eu montei esse blog]. Será que você consegue entender?
Hoje, o templo de Deus somos nós e o Seu altar é a nossa vida. Se queremos sentir a Presença de Deus se manifestar em nós, então precisamos edificar as nossas vidas, ou seja, devemos ter uma vida de santidade, de busca a Deus em oração, de meditação na Palavra. Essas atitudes edificam nossas vidas como altar de Deus, e então Ele derrama da Sua Presença.
É uma coisa simples de entender, e mais difícil do que imaginamos de aplicar, mas se queremos de fato sentir a Presença de Deus, precisamos pagar o preço. Porém, gente, tô aqui pra falar pra vocês que vale muito a pena pagar o preço para estar perto do SENHOR. Nenhuma sensação se compara à de você sentir a glória de Deus se manifestar em sua vida.
Então, se você quer sentir a Presença de Deus, você já sabe o caminho a trilhar. Espero que em pouco tempo você possa testemunhar aqui as maravilhas que o SENHOR estará fazendo em sua vida.
Um forte abraço!
Que Deus te abençoe!
Denian Martini, o cronista.

Comentários