Viva intensamente cada estação



E aí, pessoal? Tudo bem com vocês? Antes do queridinho post de Natal, eu tô aqui pra conversar com vocês a respeito de um assunto que eu já abordei outras duas vezes só esse ano: o tempo.
Se tem uma palavra que o SENHOR pegou no laço pra tratar comigo nesse 2018, essa palavra é tempo. Como eu já disse aqui diversas vezes, em Março deste ano eu tive a concretização de vários sonhos ao mesmo tempo: conheci a Igreja Batista da Lagoinha, assisti ao vivo mais uma vez o Ministério de Louvor Diante do Trono [que eu admiro demais da conta] ministrar com a antiga formação [com orquestra e antigos backing vocals], e ainda participei de um Congresso Diante do Trono. Top, né? E vocês sabem qual era o tema do Congresso? Tempos e Estações.
E é verdade que eu já falei aqui e aqui sobre tempo só esse ano, fora os textos de outros anos que você consegue acessar facilmente clicando na tag “Tempo”; mas Deus colocou em meu coração que escrevesse hoje exclusivamente pra você que está lendo esse texto a respeito do outro aspecto do tempo que foi tratado no congresso do DT: as estações.
Ora, e o que são as estações? Segundo o Dicionário Online de Português, uma estação é: “Tempo que determina um período; época”. Uma estação nada mais é do que separarmos o tempo em períodos, e essa divisão pode ser feita mediante diversos aspectos; por exemplo, dividimos o tempo em estações do ano mediante o aspecto meteorológico: verão, outono, inverno, primavera.
Ora, tudo isso você já sabe, não é mesmo? A grande é questão é: devemos aprender a viver cada estação das nossas vidas e a tirarmos o melhor delas. Pense comigo: é meio insano alguém querer ir à Praia em pleno inverno, não é? Isso é não saber aproveitar o melhor da estação, porque se está inverno, o melhor a se fazer é procurar um lugar nas montanhas para aproveitar o friozinho.
Há um versículo que fala muito ao meu coração a respeito disso:
“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.” Salmos 90:12
Ora, o que significa saber contar nossos dias, senão que devemos aprender em qual estação temos passado para aproveitarmos o melhor dela? Não consigo enxergar interpretação melhor para aprender com esse versículo.
Mas até agora eu não te contei nenhuma novidade, não é mesmo? Aposto que tudo o que eu escrevi até aqui você já sabia! Então, por que estou falando tudo isso? Porque eu tenho visto que nós não temos conseguido aproveitar o melhor da estação atual e ficamos sempre insatisfeitos esperando pela próxima.
Imagine alguém que passe o inverno todo reclamando porque não aproveitar uma tarde na piscina e, quando o verão chega, fica lamentando não poder tomar um gostoso chocolate quente. Imaginou? Pois é dessa maneira que tenho enxergado a nossa geração nos últimos dias.
Quando éramos crianças, sonhávamos com o dia em que cresceríamos, trabalharíamos e teríamos a nossa casa, nossa família, mas hoje que este tempo chegou, ficamos lamentando pelos dias de infância que já se passaram e que não voltarão jamais. Ora, gente, estamos vivendo uma nova estação, vamos aproveitá-la ao máximo!
Em outros casos, tenho vistos jovens mais velhos que eu que pensam ainda serem jovenzinhos e não conseguem enxergar que o tempo para eles está passando, e que é preciso viver de acordo com cada estação da vida.
Amados, precisamos aprender a ter o discernimento de enxergar qual estação estamos vivendo para aproveita-la ao máximo, do contrário, estaremos sempre deslocados da realidade e insatisfeitos.
Pare e analise sua própria vida: que estação você está vivendo? Está solteiro?! Então não lamente por não ter namorado, mas viva feliz em sua liberdade. Está namorando? Então desfrute desse momento em santidade. Está casado? Com filhos? Ainda é novo demais para namorar? Está com a família formada já? Ora, aproveite cada estação da vida e a desfrute ao máximo, entendendo que há um tempo para todas as coisas.
“Há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1
Encerro com uma frase que ouvi numa pregação do Pr. Márcio Valadão: cada estação da vida tem sua beleza. É verdade que, quando ficamos velhos, não temos a força da juventude, mas temos a sabedoria da experiência. Ora, cada estação tem sim sua beleza, aprenda a entender em qual estação você está para que você consiga aproveitá-la ao máximo.
Um forte abraço!
Que Deus te abençoe!
Denian Martini, o cronista.

Comentários