Você evitaria muitas tempestades se seguisse o que a Bíblia diz



E aí, querido leitores e leitoras do blog, como vão vocês? Acredito que vocês devem me achar muito cara de pau aparecer aqui depois de tanto tempo sem dar nenhuma satisfação, não é mesmo?! Mas eu peço minhas mais profundas desculpas [sem falsidade, sério], porque aconteceram tantas coisas nesses últimos meses que... Senhor! [assunto para próximos posts].
Mas eu estou de volta, e hoje eu escrevo porque chove. Sim, chove muito, chove sem parar. Se você está lendo este texto no dia da publicação dele e, por acaso, mora no Brasil [sim, porque o blog tem recebido muitos acessos de estrangeiros], então você sabe que está chovendo sem parar, e a chuva pode causar muitos estragos, inclusive estou sabendo que hoje cidades como São Paulo estão praticamente paradas.
Agora, se chuvas causam estragos, imagine tempestades! Meu Deus, o poder de destruição de uma tempestade pode ser incalculável, é por isso que quanto mais tempestades podermos evitar em nossas vidas, melhor para nós, você não concorda? E se você não sabia disso, estou aqui para te dizer: existe sim maneiras de evitarmos tempestades em nossas vidas, basta seguirmos o que a Palavra de Deus nos orienta, aprendi esta lição com a ministração da Palavra realizada pelo meu irmão, pastor David Martini, ontem em minha Igreja.
A Bíblia nos narra em Atos 27 que o apóstolo Paulo estava preso e o estavam transportando até Roma. Como era comum naqueles tempos, as viagens eram todas feitas à barco e este capítulo vai narrando a trajetória do apóstolo até lá. Mas acontece que, no meio da viagem, Paulo havia percebido que a situação não era favorável, e então ele orienta os navegadores, dizendo:
“Senhores, vejo que a navegação há de ser incômoda, e com muito dano, não só para o navio e carga, mas também para as nossas vidas.” Atos 27:10
Mas o que o responsável pela viagem faz? Ele dá ouvidos ao que o apóstolo Paulo disse? Não, muito “sensato”, ele prefere ouvir o que o piloto e o mestre de viagem achavam. Vocês sabem qual é a consequência disso? A consequência é que o navio enfrenta uma tempestade fortíssima, que poderia muito bem ser evitada.
Essa tempestade foi tão forte que, diz a Palavra:
“nós mesmos, com as nossas próprias mãos, lançamos ao mar a armação do navio.” Atos 27:19
E ainda:
“E, não aparecendo, havia já muitos dias, nem sol nem estrelas, e caindo sobre nós uma não pequena tempestade, fugiu-nos toda a esperança de nos salvarmos.” Atos 27:20
Você sabe como foi que eles conseguiram sair vivos dessa tempestade?
“E mandou que os que pudessem nadar se lançassem primeiro ao mar, e se salvassem em terra; E os demais, uns em tábuas e outros em coisas do navio. E assim aconteceu que todos chegaram à terra a salvo.” Atos 27:43,44
Depois, com calma, leia este capítulo do livro de Atos para você entender a gravidade da tempestade que o navio onde o Apóstolo Paulo estava enfrentou. A situação foi realmente desesperadora e poderia ter sido evitada se, lá no início, o responsável pela viagem tivesse dado ouvidos a Paulo ao invés de ouvir os outros.
E não é assim com nossas vidas? Muitas vezes passamos por situações em que pessoas cheias do Espírito Santo nos orientam e nos dizem como devemos proceder, mas ao invés de ouvirmos a elas, decidimos dar ouvidos a outros, e enfrentamos tempestades que poderiam ter sido evitadas.
Por exemplo, o Carnaval está aí, às portas, e muitas vezes nós, jovens, somos orientados por pessoas de Deus a não celebrarmos essa “festa”, mas a nos separarmos para buscar a Deus. Porém, a escolha é nossa e, se decidirmos ir pular o Carnaval, tenho certeza que a consequência dessa escolha será uma tempestade bem grande em nossas vidas, tão grande a ponto de perdermos a esperança.
Escrevo este texto para te orientar, porque eu quero que você evite situações de desespero e medo em sua vida, para que você não precise passar por problemas tão grandes para aprender a ouvir aquilo que Deus está te orientando para fazer. Não queira pagar pra ver. Se a Bíblia nos orienta de uma forma, se quem é cheio do Espírito Santo nos aconselha de um modo, vamos ouvir, vamos seguir e vamos evitar problemas que nos trarão apenas tristeza e destruição.
A palavra de Deus diz de si mesma que ela é luz para nosso caminho, ou seja, ela serve para iluminar a nossa caminhada nesta vida e nos orienta qual a melhor maneira de se viver. Portanto, devemos dar ouvidos à ela, para termos uma vida de paz e esperança, de alegria e realizações, mantendo tempestades e conflitos bem longe de nós.
Um forte abraço, eu continuo aqui te esperando.
Deus te abençoe!
Denian Martini, o cronista.

Comentários