Quando Deus complica as coisas... de propósito!

 


E aí, leitores do blog, como vocês estão? Antes que começar esse texto eu preciso ser muito sincero com vocês ao dizer que não gostaria de escrever as coisas que vou escrever aqui. O que eu quero dizer é que gostaria de nunca ter aprendido isso. Estou sendo sincero, pessoal. Sei que foi o Espírito Santo que me revelou isso, e estou ciente de que Ele me orientou por duas vezes a escrever isso aqui no blog. Mas, se eu pudesse, gostaria de não saber isso que vou contar aqui pra vocês.

Mas o fato é que a verdade tem o poder de nos libertar, não de nos deixar confortáveis. E, muitas vezes, as verdades são como aqueles remédios amargos que são ruins na boca, mas tratam nosso mal. A Bíblia é cheia de verdades assim – verdades que a princípio pensamos: “ah, que dolorido”, mas que lá na frente produz em nós bons frutos e cura as doenças da nossa alma. Creio que o que estou prestes a revelar aqui pra vocês é uma dessas verdades, e espero que todos nós tenhamos estômago para aceitá-la, porque nossa vontade não está muito em jogo quando tratamos das vontades de Deus.

Então, vamos lá.

Vocês já repararam que, quando Deus dá alguma palavra ou faz alguma profecia, as coisas parecem ficar piores ao invés de melhorarem? Espero que não tenha sido apenas eu que tenha chegado a essa constatação. Gostaria que você fizesse um autoexame. Pense por um momento nalguma coisa que Deus prometeu a você. Logo após Ele prometer, as coisas melhoraram e se encaminharam em direção àquilo que Ele disse, ou a situação pareceu ficar pior do que estava antes?

Na Bíblia vemos isso acontecer várias vezes. Por exemplo, quando Moisés aparece para o povo dizendo que o SENHOR o enviou para libertá-los, o que aconteceu a seguir? O povo passa a ser mais escravizado do que era antes. Ou quando Davi recebe a promessa de ser rei e, então, passa a frequentar o palácio real, o que lhe acontece em seguida? Saul começa a persegui-lo e ele tem de fugir como um criminoso.

Não é interessante, no mínimo curioso, que essas coisas aconteçam? Agora, e seu eu dissesse que essas complicações vêm do próprio Deus. Ele mesmo que dá a palavra, complica a situação em desfavor daquilo que Ele prometeu. Você acreditaria em mim? Tem dois exemplos muito claros da Bíblia quanto a isso, um no velho testamento e outro no novo, com o próprio Senhor Jesus.

O primeiro é quando Elias convoca os profetas pagãos para aquele fatídico desafio no monte Carmelo. Você deve conhecer a história: os profetas invocariam ao deus Baal e Elias invocaria ao SENHOR, Deus de Israel. Aquele que fizesse descer fogo do céu para consumir o sacrifício, esse seria considerado o verdadeiro Deus.

Após uma manhã toda assistindo os profetas invocando ao demônio e não tendo resposta, chega a vez de Elias invocar a Deus. Você lembra que tinha que fazer o sacrifício pegar fogo, não lembra? Pois bem. Se fosse eu, com minha mente humana, eu colocaria o sacrifício no altar e encheria o lugar com muita palha seca e tudo aquilo que poderia ajudar o fogo a se espalhar.

Mas acho que Elias conhecia muito a Deus. Ele sabia que o SENHOR gosta de complicar as coisas e, antes que Deus o faça, ele faz. Ele faz uma vala ao redor do altar e molha o sacrifício várias e várias vezes, tantas vezes que a água escorre e enche a vala. Ele pede fogo, mas coloca todas as circunstâncias contrárias a esse fogo. O final da história nós já conhecemos, não é mesmo?

Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!” 1 Reis 18:38,39

O fogo consumiu o sacrifício, o altar, a água… tudo! Era como se o próprio Elias desafiasse a Deus, e Ele respondeu à altura do desafio. Não sobrou nada!

Com Jesus foi a mesma situação. No capítulo 11 do Evangelho de João, nós lemos a respeito da ressurreição de Lázaro. Mas devemos nos lembrar que antes de Lázaro morrer, ele estava doente. E a família dele, sabendo que Jesus o amava, mandou que avisassem Jesus a respeito disso. E o que o SENHOR fez?

E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro. Ouvindo, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava.” João 11:4-6

Jesus não saiu correndo em direção ao amigo. Não mandou que algum discípulo fosse por Si. Ele simplesmente deu uma palavra de cura, mas demorou para sair em socorro. Perceba que Ele não deixou de fazer nada, Ele deu uma palavra de cura, porém, não agiu da maneira como nossa mente natural imaginaria que Ele deveria agir.

Eu já falei a respeito desa cura nesse texto aqui, mas é incrível como podemos aprender coisas diferentes lendo o mesmo texto bíblico.

Se fosse eu, sairia correndo em direção ao meu amigo, me apressaria em chegar o quanto antes para socorrê-lo, mas Jesus não fez isso, e sendo Ele Deus, não posso dizer que errou [Deus nunca erra], Ele apenas que não agiu da maneira que imaginamos que Ele poderia agir. Em outra palavras, Jesus complicou uma situação que poderia ser mais simples.

Então, podemos aprender em primeiro lugar que, se recebemos uma promessa e então nossa vida parece ir em direção oposta, isso não significa necessariamente que a promessa não era verdadeira. Pode ser que Deus esteja complicando as coisas, como pudemos ver nos exemplos acima. É essa constatação que eu disse acima que gostaria de não ter aprendido, porque gostaria que as coisas fluíssem naturalmente em direção ao que Deus disse. Por que as coisas não podem ser assim? Cheguei a algumas conclusões:

A primeira é que Deus quer nos mostrar através de um exemplo real e concreto que Ele pode todas as coisas e que, se nada é impossível para Ele, que dirá difícil. Aquilo que aos nossos olhos naturais parece ser complicadíssimo, para Ele não é, porque nada é difícil pra Deus. Era tão fácil para Jesus curar Lázaro quanto o ressuscitar. E foi isso que Ele fez.

Por exemplo, as profecias a respeito da volta de Cristo. Sabemos que o antiCristo irá se assentar no templo em Jerusalém se autoproclamando Deus. Mas sabemos também que hoje, no lugar onde era o templo existe uma mesquita muçulmana. Essa questão parece ser complicadíssima para que a volta do SENHOR aconteça, mas posso te garantir que não é para Deus. A Seu tempo, Ele resolverá tudo e cumprirá Sua Palavra, porque Ele é fiel a tudo o que Ele diz.

A segunda conclusão é exatamente essa: Deus é fiel a tudo o que Ele diz. O que Ele fala, se cumpre, e complicando as situações a respeito do que Ele falou, creio que Ele esteja querendo nos ensinar a confiar e acreditar em Sua Palavra acima de tudo. Deus é Homem de palavra, Ele não fala o que não sabe, nem promete o que não pode cumprir, porque Ele pode todas as coisas. É um teste de confiança: será que conseguimos crer mesmo quando tudo é contrário, e tudo o que temos é a Palavra d’Ele? Essa é a questão.

Além disso, podemos encarar até mesmo como algo engraçado, cômico. Deus nos promete e, logo após, deixa tudo ficar meio contrário só pra ver nossa reação. Podemos nos descabelar, ou podemos olhar pro alto, sorrir, piscar um olho e dizer: “Senhor, eu sei que és Tu. Não vou deixar de crer.

Além disso, é uma forma d’Ele revelar o Seu poder. Como Deus demonstraria que realmente pode todas as coisas se, sempre que Ele dissesse algo, tudo acontecesse rápida e facilmente? Mas, quanto tudo é contrário, então Ele se levanta poderosamente, e faz cumprir cada Palavra que saiu de Sua boca. Poderoso, né?

Acho que essa é uma lição que eu ainda preciso aprender [acho não, tenho certeza]. E te convido a fazer o mesmo. Elias já tinha zerado essa matéria. Ele não esperou Deus complicar, mas tratou de ensopar o altar. Qual foi a resposta dos céus? Fogo no altar.

E aí? Já está com seu balde nas mãos?

Um forte abraço, Deus te abençoe!

Denian Martini, o cronista.

Comentários