Antes de criticar Deus, espere Ele terminar



E aí queridos leitores e leitoras do blog, como vocês estão? Eu acredito que bem, né? Graças a Deus! Vocês já devem ter ouvido a famosa frase “nunca julgue um livro pela capa”, não é mesmo? Na verdade, eu pensei em usar esse ditado como título do post de hoje, mas achei que não ia chamar tanto a atenção e decidi mudar, porque se tem uma coisa que nós sabemos fazer é criticar não apenas o SENHOR, como o agir d’Ele em nossas vidas antes que Ele tenha terminado o que começou a fazer.
E nem vem se fazendo de santinho não, porque eu sei que todas as vezes em que acontecem em nossas vidas coisas que nós não gostamos ou não queremos, a primeira coisa que vem à nossa mente para fazermos é criticarmos a Deus. Ok, ok... eu não posso generalizar, nem todos são assim, mas confesso para vocês que [infelizmente] eu sou, e isso é algo que me incomoda bastante, porque nós fomos feitos para servirmos ao SENHOR e não o contrário, só que muitas vezes temos atitudes de crentes mimados, achando que Deus tem obrigação de fazer tudo do jeito que a gente quer. Hahaha [irônico]... coitados de nós.
Agora, sabe o que mais me deixa incomodado? Muitas vezes eu não me incomodo por coisas ruins que acontecem por acontecer. Ora, essa vida é cheia de coisas boas e ruins e estamos sujeitos a todas elas; o que mais me incomoda é quando Deus dá uma Palavra, seja ela qual for, e de repente começa a acontecer EXATAMENTE TUDO O QUE É CONTRÁRIO AO QUE DEUS DISSE!
Já aconteceu isso com você? Por exemplo, você recebe uma palavra que será curado de uma doença qualquer e, então, a doença começa a piorar, piorar, piorar... Ou então Deus te fala que você vai começar a namorar e, de repente, aquela pessoa que você ora tanto para que namore contigo começa um relacionamento com outra pessoa. Rapaz, isso me deixa muito irritado e é nessas horas que eu mais sinto vontade de reclamar de Deus [ora ora, não me julgue, por favor, estou aqui abrindo o meu coração para você, seja misericordioso!].
Mas, diferente do que podemos pensar, isso não é nada raro de acontecer e na Bíblia vemos vários exemplos. Pense comigo no povo de Israel, escravo dos egípcios. Deus manda Moisés falar com faraó para que o povo seja liberto e o que acontece? A escravidão deles piora ainda mais. Dureza, né? Porém, é em outro exemplo que Deus falou comigo sábado, enquanto eu ouvia a ministração da Palavra feita pelo irmão no culto de jovens.
Jesus tinha uma família muito amada, e nessa família Ele tinha um amigo muito querido. Seu nome era Lázaro. Esse amigo adoeceu e a família dele fez o que todos nós faríamos na mesma situação: correu avisar Jesus que Lázaro estava muito doente. Ora, se você descobre uma doença grave e tem um amigo que é o mais renomado médico do Brasil, você não recorreria a ele? Claro, né?
Ao ficar sabendo da doença de seu amigo, Jesus disse o seguinte:
“E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.” João 11:4
E se você pensa que Jesus correu socorrer a Lázaro e sua família, você está redondamente enganado, pelo contrário, Cristo permaneceu ainda dois dias no lugar onde estava. O que aconteceu com Lázaro? Eu te conto agora mesmo: ele morreu. Agora, pensa comigo: Jesus não tinha dito que a doença não era para morte? Como assim o cara morre? O que foi feita da Palavra de Deus?
Ah, se fosse eu naquela situação, ia ter mais de mil e uma críticas para fazer a Deus. Jesus, como assim o Senhor esperou dois dias para sair de onde estava, sendo que a viagem ainda levaria mais tempo? Por que o Senhor não fez nada? O Senhor não amava Lázaro? E o que fora feita da Tua Palavra, Deus, que dissera que a doença não é para a morte?!
Mas é exatamente por isso que eu dei aquele título para o texto. Antes de começarmos com nossa ladainha para o lado de Deus, temos que esperar Ele terminar de agir. Jesus nem tinha chegado ao local ainda, como poderíamos acusa-Lo de descaso?
E o final da história eu creio que você já conhece: Jesus chegou até onde a família de Lázaro estava quatro dias depois da sua morte e, milagrosamente, ressuscitou o seu amigo aos olhos de todos os presentes. Agora, pense comigo: onde vão parar as críticas que eu fiz acima diante de Lázaro ressurreto?
Por isso, antes de julgarmos o agir de Deus em nossas vidas pelo que ainda estamos passando, temos que esperar Ele terminar de fazer e, somente então, poderemos criticar; pois quando Ele terminar o que Ele começou, não haverá motivo para crítica, mas somente para louvor, júbilo e glorificação do nome do SENHOR. Aleluia!
Assim deve ser na minha vida [vai por mim, ta doendo mais eu escrever esse texto do que você ler] e assim deve ser na sua vida também. Se Deus te deu uma Palavra, uma promessa; se Ele tem falado que vai te usar de alguma maneira, se Ele tem encaminhado sua vida em determinada direção e tudo parece estar absolutamente contrário a isso, então você deve se alegrar, porque o testemunho do que Deus fez em você será grandioso.
Eu sei que não é fácil, mas aprendi que confiar em Deus é caminhar sem murmurar. Quando murmuramos, não estamos confiando; mas se seguirmos Sua direção confiantes apenas na Palavra que recebemos, seremos recompensados pela nossa fé.
Espero que esse texto tenha te ajudado e, se ajudou, comente aqui embaixo o que Deus ministrou em seu coração enquanto você lia.
Um forte e longo abraço.Te espero aqui no próximo texto!
Deus te abençoe
Denian Martini, o cronista.

Comentários