Irritando a Deus com a sua fé

 


Não. Você não leu errado. O título do texto é exatamente esse e você vai entender o porquê. Só que antes...

E aí, leitores do blog, como vocês estão? Depois do texto que eu deixei aqui na semana passada, eu espero que o 2023 de vocês esteja sendo diferente de como foi o ano passado. Sério, se você aplicar aquilo que eu deixei no texto da semana passada, não apenas 2023 será diferente como a vida de vocês pode ser transformada.

Mas hoje eu venho aqui meditar com vocês numa passagem que fora uma das últimas que eu usei para pregar na minha Igreja ano passado [se não me engado, foi a minha penúltima pregação do ano]. O texto é a passagem de Mateus 15:21-28. Eu recomendaria que você lesse sua Bíblia antes de seguir com a leitura deste blog.

Leu?! Então bora.

Dando uma resumida na situação que encontramos ali, o Senhor Jesus é abordado por uma mulher enquanto estava pelos lados de Tiro e Sidom. Aquilo deveria ser bem comum para ele e Seus discípulos, afinal de contas, por onde Cristo passava, Ele chamava a atenção. Mas aconteceu que essa mulher estava muito determinada a alcançar um milagre e, pelo visto, o Mestre não estava dando-lhe a atenção que ela merecia.

Bem, aí vem o primeiro ponto. A mulher clamava e Jesus? Bem, Ele não lhe respondia nada. Muitas vezes isso pode acontecer conosco também. Clamamos e Deus não nos responde. A primeira lição que aprendemos com essa mulher é perseverar, porque ela continuou clamando por seu milagre, mesmo sabendo que o Senhor a ouvia e decididamente não respondia nada.

Será que eu e você somos assim? Quando Deus não responde nossas orações no tempo que nós [e unicamente NÓS] julgamos ser o correto, nós continuamos clamando, ou desistimos no meio do caminho? Pois nessa hora precisamos clamar e clamar e clamar até que a resposta venha até nós.

Muitas vezes o inimigo [aquele derrotado] vem até nós nos dizer que Deus não está ouvindo, por isso não está respondendo. Devemos rejeitar esse tipo de pensamento, na confiança plena de que Deus não apenas está ouvindo, como irá responder a Seu tempo e, enquanto isso não acontece, precisamos continuar clamando.

Foi o que aquela mulher fez. Ela continuou gritando pelo Mestre, esperando que Ele lhe respondesse. Mas não foi isso que aconteceu de imediato, pelo contrário, os discípulos de Jesus, aqueles que andavam com Cristo, pediram que Ele ordenasse que ela parasse, pois eles já estavam ficando incomodados.

Aqui temos uma pausa para um outro ensinamento. Muitas vezes pode acontecer em nossa caminhada cristã que pessoas cristãs venham nos desanimar. Sim, você leu certo, e é preciso que estejamos preparados para isso. Seria maravilhoso se na Igreja todos fossem profundamente espirituais, mergulhando cada vez mais fundo no relacionamento com Deus, mas as coisas não são assim.

Na igreja temos pessoas fortes e fracas na fé, pessoas maduras e imaturas. Além disso, mesmo aqueles que têm níveis profundos de espiritualidade podem, vez ou outra, falhar e levar a outras a desanimarem através de uma palavra mal dada ou de uma situação qualquer.

Aquela mulher queria um milagre, ela estava desesperada e os discípulos não entendia aquilo. Pode ser que, muitas vezes, as pessoas não entendam a situação em que estamos, mas, caso isso venha a acontecer, devemos continuar buscando a Deus como aquela mulher fez. Aquela mulher não deixou que os discípulos a impedissem de alcançar seu milagre, e você não deveria ninguém te impedir também, não importa o quão “discípulo” de Jesus essa pessoa possa ser.

Então, depois de tudo isso, finalmente o Mestre se pronuncia, mas a resposta não é exatamente aquilo que aquela mulher esperava.

E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.” Mateus 15:24

Uau! Primeiro essa mulher precisou enfrentar o silêncio de Deus, depois o desprezo daqueles que não sabiam a situação que ela enfrentava. E agora, quando o Senhor Jesus finalmente responde, sua resposta dá a entender [preste bem a atenção, ele não diz “não” com todas as letras, mas sinaliza] que Ele não irá socorrê-la. Qual é sua reação a isso tudo? Ela O adora.

Você entende a profundidade dessa situação. Essa mulher não se importou em ser quebrantada por Jesus, mas O adorou e continuou clamando. Eu teria desistido, voltado pra casa e reclamado: “nem Deus dá jeito nessa situação”, mas essa mulher não. Ela continuou clamando e crendo. Ela tinha uma grande fé e pode nos inspirar a termos também.

Acho que agora Jesus irá socorrê-la, certo? Ah, me esqueci que você já leu o texto e conhece a história [perdão].

Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.” Mateus 15:26.

Pela segunda vez, Jesus sinaliza um não, mas ela continua clamando. E tenho pra mim que se Jesus dissesse não outra vez, mais outra ela clamaria. Então…

Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.”Mateus 15:28

Então, finalmente, ela alcança seu milagre. Uau! Que jornada difícil, da qual muitos de nós talvez tivéssemos desistido. Agora, eu quero chamar a sua atenção para o fato de que, mesmo Jesus sinalizando um não duas vezes, DUAS VEZES, essa mulher não deixou de clamar.

Isso me faz pensar que talvez, no lugar dela, teríamos desistido, afinal, devemos obedecer a Deus e aos seus “nãos”, não queremos irritá-Lo insistindo em algo que Ele já disse que não, mas sabe, o que você acha que Deus prefere: ser “irritado” por nossa fé ou ser verdadeiramente irritado por nossos pecados?

Muitas vezes não nos importamos de pecar, ainda que isso possa trazer ira para o coração de Deus, mas quando a questão é fé, agimos feito os cachorrinhos do exemplo de Jesus, colocamos o rabinho entre as pernas e vamos embora. Ei! Se for para irritar a Deus, que seja pela insistência em crer, mesmo quando Ele sinalizou um não.

Esse exemplo está na Bíblia, a Palavra de Deus, para nos trazer uma lição: continue crendo sem fim, infinitamente, sem parar. Creia sempre! E se Deus te disse “não” seja ousado [com temor] e permaneça crendo e insistindo de novo, e de novo, e de novo… Haveria algo impossível para Deus?

Aleluia! Creio que sonhos antigos estejam sendo ressuscitados em seu coração enquanto você lê essa mensagem. Lembra daquele antigo desejo? Volte a clamar! Lembra daquele sonho que até você já esqueceu, que tal tirá-lo da gaveta do esquecimento e voltar a apresentá-lo a Deus?

Insista, creia, seja ousado em sua fé e não em seu pecado. Desafie-se a crer um pouco mais. É impossível que o destino de quem crê seja ruim. Lá na frente você verá que valeu a pena clamar um pouco mais, porque você terá alcançado seu milagre.

Um forte abraço, Deus te abençoe!
Denian Martini, o cronista.

Comentários

  1. Já tinha ouvido a pregação, más agora lendo Deus falou ainda mais comigo,obrigado por se deixar ser usado desta forma, te amo meu orgulho

    ResponderExcluir

Postar um comentário