Peça de Natal Evangélica "Um Natal em Família!"

 


Como já se tornou tradição na minha Igreja eu escrever peças para o Natal [assim como se tornou tradição eu trazer essas peças aqui para o blog], segue mais uma, que escrevi e apresentamos no natal do ano passado, isto é, 2023.

A gravação não ficou muito boa, porque o celular ficou no fundo e os microfones não funcionaram no dia, porém, o texto é bom [eu escrevi e gostei huahaua] e se alguém tiver interesse em apresentar, está disponível.

Só peço que, como sempre, se apresentarem e gravarem, deem um jeito de colocar na net e me enviar, eu adoraria assistir. E lembrem que há outras peças de Natal disponíveis aqui, casos vocês queiram. Enfim, espero que gostem, se divirtam e sejam edificados.

----*----


----*----

UM NATAL EM FAMÍLIA

SINOPSE: Receber a família para o Natal é sempre uma alegria, não é mesmo? Mas e quando sua família vive em pé de guerra e você pretende causar uma boa impressão aos seus convidados novos? Venha se divertir ao assistir essa peça!

PERSONAGENS:

RENATO: O pai da família que marcou a ceia de Natal com os pastores, começa a peça com roupas simples e troca para o final;

CAROLINA: a mãe de família que estará preocupada em dar uma boa impressão ao pastor, começa a peça com um roupão sobre a roupa, creme branco no rosto e touca no cabelo, troca para o final;

ZÉ TERROR DOS BANDIDOS: O guarda noturno que fica se convidando pro Natal, usa aqueles coletes de guarda noturno e tem um apito;

LUIZA: filha da vizinha fofoqueira, usa roupa parecida com a irmã;

LUZIA: filha da vizinha fofoqueira, usa roupa parecida com a irmã;

BIA: a filha mais velha do casal, que não sabe nada de Bíblia e quer um celular;

FRED: filho mais novo do casal que só quer saber de ver video do super-robô;

AGNALDO: irmão folgado da Carolina, que vai chegar para atrapalhar tudo;

ZORAIDE: mãe do Renato que implica com a nora;

JURANDIR: pai do Renato, que erra todos os ditos populares;

PASTOR: convidado para a ceia;

PASTORA: convidada para a ceia;

FILHOS DOS PASTORES: sem fala, apenas chegam e brincam com as crianças;

SOLANGE: vizinha fofoqueira que só aparece no final da peça.



CENÁRIO: A sala de uma casa com sofá, televisão e bastante decoração de Natal: árvore, almofadas, etc. Algumas roupas espalhadas pelo cenário e um cesto pra recolher a roupa.

Cortina se abre. Renato está no sofá, cochilando. Carolina entra usando um roupão, tem uma touca nos cabelos e um creme branco no rosto. Ela senta ao lado de Renato.

CAROLINA: Renato!! (ela começa a chacoalhá-lo) Renato!! RENAAATOOO!!

RENATO: (acorda e dá um grito de susto) Ai que susto, Carolina. Você não pode me acordar gritando com esse creme na cara não, eu já penso que é uma alma penada.

CAROLINA: Pois é muito pior que uma alma penada. É a sua esposa furiosa!! Por que você não me acordou?!

RENATO: Desculpa, benzinho, mas acho que eu cochilei assistindo o jogo.

CAROLINA: Ai minha pressão! Minha pressão! Agora são quase sete horas, véspera de Natal. Eu tenho essa casa pra ajeitar, ceia pra terminar e eu ainda tenho que me arrumar. Por que você foi chamar os pastores pra virem aqui em casa, hein?!

RENATO: Eles acabaram de chegar na Igreja, eu achei que seria uma boa forma de enturmar a família deles. Você não tem dó deles, Carolina?!

CAROLINA: Tenho, claro que tenho, mas você esqueceu de um detalhe: nós também acabamos de chegar na Igreja. Nosso batismo foi mês passado!

RENATO: E o que é que isso tem a ver com chamar o pastor pra passar o Natal aqui em casa, Carolina?

CAROLINA: Tem tudo a ver! Imagina se a gente dá alguma bola fora? Até semana passada eu ainda achava que não podia orar de braços cruzados senão Deus não ouvia. Foi a diaconisa Lurdinha que me disse que uma coisa não ter a ver com a outra.

RENATO: Acho que você está procurando pelo em ovo.

CAROLINA: Run! Acho-te uma graça. Seis e meia da tarde, 24 de dezembro, eu nem tô pronta ainda e com um monte de coisa pra fazer, e o bonito sentadão no sofá. Nananinanão, pode pegar esse cesto e recolher a roupa espalhada. (estende o cesto para ele)

RENATO: Mas eu preciso descansar um pouco! E tem outra, a Bíblia diz que o serviço doméstico é da mulher. (estende o cesto de volta)

CAROLINA: Que Bíblia que diz isso?! Só se for a mesma Bíblia que diz que o marido pode passar o dia inteiro roncando sem fazer nada. (estende o cesto de volta)

RENATO: Pois… pois… a Bíblia diz que a mulher tem que ser submissa ao marido. Quero ver você sair dessa! (estende o cesto novamente)

CAROLINA: Pois saiba que a Bíblia diz que o marido tem que fazer tudo pela mulher, a ponto de morrer por ela. (estende o cesto novamente) Vamos, Renato, me ajuda aqui, vai! Eu vou lá dentro terminar de me arrumar e de preparar a Ceia. Esse Natal tem tudo para dar certo (e sai cantarolando).

Zé vem pelo corredor e toca campainha, Renato vai atender.

ZÉ: Feliz Natal, doutor. Eu sou o...

RENATO: Ah eu sei, você é o Zé, o guardinha que faz ronda aqui no bairro.

ZÉ: Pera aí, que assim o senhor desmoraliza minha categoria. Eu sou o Zé, mais conhecido como o Terror dos Bandidos. Quando eu toco o meu apito, os meliantes saem correndo de medo. [e toca o apito duas vezes]

RENATO: Ah… entendi.

ZÉ: Eu vim pedir a caixinha de Natal. O senhor sabe como é, uma contribuição para os zelosos trabalhadores que dão a vida pela segurança dos outros [e coloca a mão no coração].

Renato coloca uma nota na caixinha.

ZÉ: Obrigado, Deus lhe pague [dá uma olhada ao redor pela casa] Tô vendo que vai rolar uma ceia de Natal aqui.

RENATO: Pois é.

ZÉ: E vai ter muita comida, doutor?

RENATO: Ah, muita comida não. Geralmente minha esposa faz macarrão... chester... peru… tender… maionese… lasanha [a cada nova comida falada por Renato, Zé lembe os beiços]

ZÉ: Eu adoro lasanha!

Renato e Zé ficam em silêncio alguns segundos se encarando

ZÉ: Bom, eu preciso ir, a não ser que o senhor me convide pra ficar. Hahaha Brincadeira, brincadeira… a não ser que o senhor esteja falando sério. Hahaha brincadeira, brincadeira… não está mesmo falando sério? Hahaha brincadeira. Feliz Natal, doutor

E sai pelo corredor. Luzia e Luiza vêm pelo corredor e tocam a campainha, Renato vai atender.

RENATO: Feliz Natal, meninas.

O RESTANTE DESSA PEÇA E MAIS PEÇAS NATALINAS PARA SUA IGREJA VOCÊ PODERÁ TER EM MÃOS ADQUIRIRINDO MEU E-BOOK "COMÉDIAS DE NATAL PARA SUA IGREJA". ASSIM, VOCÊ ESTARÁ ABENÇOANDO MINHA VIDA!!! 

Um forte abraço, Deus te abençoe!
Denian Martini, o cronista.


Comentários