O dilema da aparência


“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia”. Mateus 23:27.

Esta é uma das falas mais clássicas de Jesus. Muitas pessoas a conhecem e, às vezes, até citam em certos momentos de suas vidas. Então, eu te convido a analisarmos mais a fundo este pequeno trecho das Sagradas Escrituras: a Bíblia.

Você já pensou quanta sujeira existe dentro de um sepulcro? Quanto lixo e “imundícia”? Mesmo assim, Jesus não sentiu que este termo era pesado quando se referiu aos escribas como semelhantes aos sepulcros caiados. Você sabe o porquê de Jesus fala isto deles? Porque eles eram realmente assim: tinham uma aparência de santos, bons, de homens de Deus que se preocupavam com o povo, mas na verdade eram desonestos, ruins, muitas vezes fingiam ajudar para poderem se aproveitar.

Trazendo então para os nossos dias, não quero restringir este texto apenas às igrejas, mas em toda a sociedade. Hoje, a aparência conta muito em muitos momentos de nossas vidas, e existem até aqueles que se preocupam tanto com a aparência [beleza] que pagam isso com a própria vida.

Contudo (na maioria das vezes, mas não em todas) o maior problema não está na aparência. Jesus não dizia dos fariseus por eles serem caiados, mas por serem sepulcros. Não há problemas em nos cuidarmos para ficarmos belos, há problemas em não tratarmos da nossa beleza interior.

Hoje vivemos na era da aparência, onde ouvimos falar de tantas pessoas belas, mas podres por dentro; pessoas que têm uma aparência tão formosa e bela, mas que traz em suas atitudes a comparação da imundícia dos sepulcros. Você consegue se lembrar de alguém assim hoje em dia? São os chamados “principais do povo’ que tem grande influencia, mas que não influenciam para nada do que é reto aos olhos do SENHOR.

Quero reforçar aqui que não estou fazendo uma apologia à feiúra, ou que devemos largar a nossa aparência como está, mas que possamos cuidar das nossas atitudes assim como cuidamos de nossa beleza. Que não apenas o nosso visual, mas também as nossas atitudes sejam banhadas na beleza, e tudo o que há de belo diante do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

Que Deus te abençoe!!
Bk.

Comentários

  1. Sinceramente, eu não me acho bonita, mas não me importo nem um pouco com isso, eu sei que tem gente que me acha bonita e tbm se não acharem de nd me importa. Eu tenho certeza que sou muito mais linda que a maioria da população mundial, sabe por que? Porque eu tenho Jesus!! :D De que adianta eu ter beleza se não tenho Jesus? Nada. Sou muito grata à Ele pela minha vida e pela minha saúde, isso basta, eu sei que Ele me acha linda porque eu sou exatamente assim como Ele quis que eu fosse ^^

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Não devemos ser largar nossa vaidade por completo, mas devemos cuidar antes das nossas atitudes!!!!!
    Deus abençoe!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário