Ira


Você já sentiu raiva? Que pergunta óbvia, não é? Eu realmente duvido que exista alguém que nunca tenha sentido raiva. Existem uns que escondem a raiva, outros já não conseguem escondê-la, mas explodem este sentimento, independente de onde estejam. Tanto uma como outra maneira são demonstrações de raiva.

Existem muitos motivos que podem nos trazer este sentimento: quando vemos uma injustiça ser cometida e não podemos fazer nada é um motivo de raiva, ou quando nos julgam erroneamente, culpando-nos por algo que não fizemos também pode trazer raiva, motivos grandes ou pequenos são capazes de despertar este sentimento em nós, e todos estamos sujeitos.

Porém, devemos sempre nos fazer uma pergunta quando nos iramos: de onde vem a minha ira? Muitas vezes assuntos tão insignificantes nos tiram a paciência, e logo nos iramos, quando poderíamos ter mantido a paciência e resolvido estes pequenos problemas, ou mesmo esquecermos estas pequenezas, poupando-nos do pior.

Mas você sabia que o próprio Senhor Jesus Cristo sentiu raiva quando estava aqui na Terra? Ele nunca pecou, mas sentiu raiva. Então fica claro que sentir raiva, ou ira, não é um pecado, o pecado está relacionado à origem deste sentimento em nós, pois o próprio Deus, por vezes, ira-Se.

Quando o Senhor Jesus Cristo irou-Se no templo, e jogou as mesas dos mercadores (que está descrito em Lucas 19:45-48), esta ira vinha de Deus, era uma ira de revolta, pois, neste caso, o que estava sendo deturpada era a casa do SENHOR, que, ao invés de servir para a Sua glória, servia para a enganação e o sustento de homens vis.

Mas é isto que acontece conosco? Muitas vezes nos iramos por vários motivos, mas nenhum desses motivos é realmente significativo para a obra ou para o próprio Deus, simplesmente são situações que fogem de nosso controle e perdem o rumo, e nossa paciência vai embora, ou estou errado?

É exatamente isto que o SENHOR tem falado ao meu coração nesses últimos dias: de onde tem vindo a ira que tem frequentado tanto o meu coração? Então lemos na Bíblia o seguinte versículo:

“Não te apresses no teu espírito a ira-te, porque a ira abriga-se no seio dos tolos” Eclesiastes 07:09

Bem, devo ser sincero: tenho sido um tolo ultimamente, porque qualquer situação que me pareça contrária ou avessa tem me tirado a paciência. Sei que parte disto vem da estratégia do diabo [aquele derrotado] para me fazer errar; só que não posso satanizar todas as situações da minha vida como se eu não tivesse erros. Grande parte é meu erro.

E quando me iro, acabo pecando, falando o que não devia, mesmo que não fale palavrões, mas sei que as palavras que digo não são agradáveis ao SENHOR. É exatamente por isso que Ele tem me mostrado este erro, para que eu o conserte e avance em santidade e comunhão com Ele.

E eu proponho isto a você também. Faça uma autoanálise: nas últimas vezes que você se irou, foi por um motivo realmente significativo ou por algum problema que poderia ter sido resolvido sem a raiva? Não minta para você mesmo, você apenas se privará do melhor para você mesmo.

O que devemos buscar é a sensibilidade no Espírito Santo para nos irarmos quando Ele se irar, e mantermos a paciência nos outros momentos, que é o melhor para nós. Quanto aos erros que cometemos no passado, o que devemos fazer e nos arrependermos, pedirmos perdão e mudarmos de vida.

Oh Deus, sei que estas atitudes que tenho tomado não são agradáveis diante de Teus olhos. Perdoe-me, SENHOR, pelos meus pecados, pois sei que, sem Teu perdão, nada tenho, oh Deus meu! Muito obrigado por ter me mostrado o erro, para que eu me desviasse do meu mau caminho, e peço SENHOR que me ajudes no momento de fraqueza, para que me ire nos momentos em que Te irares, e que eu tenha paciência em todos os momentos! Obrigado, SENHOR! Em nome de Jesus.

E, para terminar, deixo mais um versículo, para sempre meditarmos sobre as palavras que saem de nossas bocas, mesmo em momentos de ira:

"A vossa palavra seja sempre agradável, temperada co sal, para que saibais como vos convém responder a cada um" Colossenses 4:6

Deus abençoe!!

Comentários

  1. "só que não posso satanizar todas as situações da minha vida como se eu não tivesse erros. Grande parte é meu erro."
    tenho escolha, a livre escolha por Deus e ainda assim escolho errar. Não! Isso tem que mudar! E só vai mudar quando eu me permitir ser moldada pelo meu Pai.

    Ótimo texto!

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Realmente isso precisa mudar, e para esta mudança acontecer precisamos nos empenhar!

    Deus abençoe vocês!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário