Luz


Conta-se que havia uma pequena vila no interior. Um lugar humilde, cheio de casas e de pessoas humildes. Um lugar nada pretencioso, daqueles lugares interessantes que acabamos vendo nos telejornais às vezes. Mas acontece que só existia um caminho que dava acesso à esta vila, tanto para entrar quanto para sair. Apenas um caminho.

Este caminho era bem torto e sinuoso, traiçoeiro mesmo; muitos acidentes já haviam acontecido neste caminho. Na verdade, o problema era a noite. De dia, com cuidado, quem passasse por ali evitaria acidentes, mas a noite não tinha jeito. O caminho era todo escuro e passar por ali era pedir por complicações.

A não ser que quem passasse pelo caminho levasse consigo luz, o que quase ninguém ali fazia. Mesmo que todos soubessem que o caminho era complicado e que sem luz seria impossível escapar ileso, a maioria optava por atravessar o caminho sem luz.

Agora, o que você acharia se eu te dissesse que esta história é real? Você acharia uma ignorância por parte daquelas pessoas, não? Afinal, não seria bem melhor evitar acidentes e atravessar o caminho com segurança? Bem, esta história é fictícia, mas revela uma verdade que poucos querem ver.

Nossa vida é um caminho perigoso, isso ninguém negará. Ninguém sabe, ao certo, quais atitudes devem ser tomadas, quais escolhas devem ser feitas. Sabemos muitas coisas, mas não sabemos tudo. Mas, e se eu te dissesse que existe uma luz que iluminará o caminho e mostrará a direção, o que você me diria? Será que eu já não disse isso aqui no blog?

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” Salmos 119:105

A Palavra de Deus é a luz que iluminará o nosso caminho, a nossa vida. Ela é o parâmetro que devemos seguir, indicando sempre quais direções devemos tomar, quais atitudes devemos ter, quais escolhas devem ser feitas. Como uma lâmpada, ela clareia, esclarece e traz à luz o que não viríamos na escuridão.

Mas o que me entristece é saber que as pessoas não dão valor a isso. A Bíblia tem canções, tem lições de vida, tem poesias, tem provérbios e pensamentos, traz a história da humanidade, e mesmo assim as pessoas a desprezam, como se fosse um livro qualquer, sem nenhuma importância.

E como na história a cima, escolhem as trevas ao invés da luz; preferem viver fazendo, errando e aprendendo ao invés de aprenderem com os erros que outros já cometeram. E, afinal de contas, se você fosse escolher entre sabedoria e ignorância, qual você escolheria?

No final de 2011, coloquei aqui no blog uma postagem que trazia um desafio: ouvir a Deus através da leitura da Bíblia. Pra ser sincero, tenho até medo de saber quantos foram os que se dispuseram a ler a Palavra de Deus. E, no final das contas, mais um ano passou e mais um ano a vida foi uma escuridão.

Bem, caro leitor, eu já fiz esta proposta em 2011, e não vou ficar insistindo. Sabemos que a Bíblia é luz para nossa vida, mas cada um tem a opção de escolha: se quer se basear pela luz ou não. A escolha é sua, mas, se eu pudesse dar a minha opinião, diria que sempre é bom ler a Palavra de Deus: aprendemos, ouvimos a Deus e muitas questões são esclarecidas.

Que Deus abençoe nessa escolha!!


Comentários