O povo de Gadara


Como atribuímos valor as coisas? Bem, geralmente as coisas que são valiosas têm uma dessas duas características: ou é pela raridade ou pela duração; ou seja, quanto mais duradouro e mais raro for, mas caro será. Se conseguíssemos achar algo assim, talvez não teríamos dinheiro para comprar. E, de fato nós achamos: você.

Cada pessoa é eterna, porque embora morramos aqui, nosso espírito não tem fim, uma vez criado, durará para sempre; e ninguém é igual a ninguém, isso porque cada um tem uma maneira de pensar, cada um têm suas características, defeitos e qualidades, sonhos e medos, que contribuem no caráter individual.

Sim, todas as pessoas são raras demais, algo que dinheiro no mundo poderia comprar. Sim, todas as pessoas, tanto você como eu, e aquele seu colega, e aquela pessoa que não vai muito com a sua cara; sim, todos, os ricos e os pobres, e também aqueles que andam pelas ruas sem ter casa, e aqueles que sofrem pelo vício, também os rejeitados e doentes, os órfãos, as viúvas, os ruins e os bons [afinal, tem alguém que seja tão bom assim?], todos valiosos.

O Senhor Jesus Cristo sempre mostrou isso quando esteve aqui pela Terra. A Bíblia narra as muitas vezes em que Ele olhou para a multidão com compaixão; não foi dó, porque quem sente dó é quem se sente superior, também não foi raiva, mesmo que a multidão merecesse algumas vezes, foi compaixão, porque compaixão nós sentimos por aqueles que consideramos como nós.

E foi por isso que, por onde Ele passava, Ele curava os enfermos, dava esperança aos pobres, e sempre levava as palavras do Reino de Deus, porque Ele dava valor para cada um. Certa vez, Ele libertou um homem que era escravo do diabo, esta narração encontra-se no livro de Lucas, capitulo 4.

Este homem estava tomado de muitos demônios, que, ao saírem do homem, tomaram uma manada de porcos, que se precipitou no mar. Então, o homem que antes era temido, agora estava assentado aos pés de Cristo, são. Que grande maravilha de Deus, não?! Livrou um precioso homem da escravidão do diabo e o libertou! Glória a Deus!

Mas... Não foi isso que o povo de gadara, cidade marítima onde o milagre aconteceu, pensou do Senhor Jesus Cristo:

“E toda a multidão da terra dos gadarenos ao redor lhe rogou que se retirasse deles; porque estavam possuídos de grande temor. E entrando ele no barco, voltou.” Lucas 8:37

Sim, ao invés do povo celebrar as maravilhas de Deus, que liberta o cativo, não, eles preferiram os porcos; sim, eles preferiram aquilo que é sujo e nojento ao invés do Reino de Deus. Quantas manadas de porcos iguais a esta não existiam no tempo de Cristo? Mesmo assim, eles preferiram a sujeira.

Gadara é aqui. Gadara agora. Carros, casas, luxos, conforto.... As ruas estão cheias de cativos, de doentes e tristes, e cada dia mais se busca o dinheiro, a coisa mais suja que se pode existir. As pessoas ainda escolhem os porcos ao invés do Reino de Deus, que não se pode tocar, mas é alegria, paz, justiça.

Afinal, como atribuímos valor as coisas? Quantos carros iguais aos nossos não desfilam pelas ruas? Quantas casas melhores que as nossas? Será que vidas salvas e a pregação do Evangelho não é bem melhor que tudo isso? Já é hora de deixarmos os porcos e buscarmos o Reino de Deus, de vivermos o Reino de Deus.

“E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem. Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.” Lucas 6:20-23

Deus abençoe!!


Comentários