O que eles veem em nós?


Imagine comigo. Imagine uma pessoa que seja séria, uma pessoa de personalidade séria e tímida, mas que usa roupas coloridas, chamativas, e roupas que tenham frases infantis, piadas e coisas do tipo. É estranho não é mesmo? Afinal, se a pessoa é séria e tímida, sua roupa deveria ser discreta, com cores mais neutras, não é mesmo?

Imagine também o inverso deste caso: uma pessoa que seja extrovertida e animada, mas que esteja sempre vestida com roupas formais, com cores mais neutras, sempre discreta. Vamos falar a verdade: não combina né? As personalidades, nestes dois casos, não estão alinhadas com a aparência.

Agora, peço que você preste um pouco de atenção. Certa vez, os apóstolos Pedro e João estavam a caminho do templo, à hora da oração. Este trecho encontra-se no livro de Atos, logo no início do capítulo 3. À porta do templo já era de costume ficar um homem coxo, que ficava pedindo esmolas. Não sendo diferente, o homem pediu esmolas para os apóstolos, mas sabe qual foi a reação deles?

E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.” Atos 3:4

Talvez você considere uma pergunta inapropriada, afinal: por que perguntar isso? Eles poderiam ter dado a esmola, ou passado e ignorado. Realmente poderia, mas afinal por que eles perguntaram isso? Lembrando sempre que nada está na Bíblia por acaso, assim como nada é por acaso. Vamos continuar lendo o texto:

<“E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.” Atos 3:5-6

O homem coxo olhou, esperando receber sim algo, mas a resposta que Pedro deu foi maior, foi melhor, inesperada. O homem foi curado, e agora não precisava mais ficar ali, cabisbaixo, esperando a esmola que viesse dos outros. Agora ele estava livre, poderia andar, trabalhar, conquistar o próprio dinheiro. Foi um milagre maravilhoso!

Mas, certamente você está me perguntando: “ok, já entendi. Mas por que eles perguntaram: ‘Olha para nós?’” Vamos voltar ao início do texto. Realmente é estranho pensar numa pessoa séria usando roupas coloridas, assim como uma pessoa extrovertida usando roupas formais. Mas a questão é exatamente esta.

Pedro pediu para que ele olhasse para eles, porque ele queria que o homem coxo enxergasse neles [os apóstolos] aquilo que eles realmente tinham. Pedro queria que o homem coxo visse que eles não podiam dar esmola, porque não tinham dinheiro, mas podiam dar a cura, porque tinham ao Senhor Jesus Cristo.

Os apóstolos transpareciam o Senhor Jesus Cristo, exalavam a Sua Presença, por onde passavam, carregavam a Luz que ilumina as trevas. Eles não apenas eram cheio do Espírito Santo, como mostravam isso por onde passava. Eles não podiam esconder o que tinham dentro de si. E foi por isso que eles pediram: “olha pra nós”.

Os apóstolos não escondiam o que eles eram, eles não eram iguais a uma pessoa séria com roupas coloridas, pelo contrario, eles transpareciam o que eram. Quando o homem coxo olhou para eles, pôde enxergar isso, e pela fé pôde ser curado.

Mas e você? Você é Igreja? Por que tem escondido, então, quem você é? Por que você tem tentado esconder a sua luz quando, na verdade, você deve deixar que ela brilhe? Não existem motivos para que nós, como servos do SENHOR, venhamos esconder quem somos!

Não! Não devemos esconder! Devemos exalar a Presença do Espírito Santo em nós; devemos deixar que Ele tome o controle da situação; deixar Ele usar nossa boca, nossas atitudes; sermos testemunhos, e brilharmos Deus por onde passarmos. Para que, quando os outros olhem para nós, possam ver o mesmo que viram nos apóstolos Pedro e João.

Afinal, quando os outros olham para você, o que eles veem? Veem Deus? Porque, se outros não enxergam Deus em nós, é porque existe algo de errado que precisamos consertar. Ou porque não temos vivido Deus, ou porque temos escondido a luz que brilha em nós. Mas uma coisa é certa: precisamos exalar mais de Deus!

E essa frase olha para nós ainda tem queimado dentro do meu coração. A Igreja precisa mostrar quem é, ou seja, precisa brilhar como luz, refletir Deus, ser como Ele é, deixar que o Espírito Santo tenha liberdade. E isso, caro leitor, começa comigo e contigo.

 Deus abençoe!!


Comentários