Braços abertos


Em seu ministério, o Senhor Jesus Cristo usou muitas parábolas para figurar ensinamentos que vêem direto do coração de Deus. Embora ensinados a mais de 2000 anos atrás, cada Palavra de sabedoria de Cristo tem o mesmo valor precioso, são ensinamentos atemporais que nos ensinam e tocam até o dia de hoje.

Entre as histórias mais conhecidas contadas pelo nosso Mestre está a do filho pródigo; porém, não podemos considerá-la simplesmente uma parábola, porque a Bíblia não diz ser uma parábola, mas diz que Jesus simplesmente começou a contar esta história. Posso estar errado, mas tenho para mim que não é apenas uma parábola.

E, tenho pra mim também, que você já tenha ouvido falar desta história também, mas hoje eu quero contá-la de um ângulo diferente. Hoje, nós iremos olhar pelos olhos do filho, do garoto que saiu da casa de seu pai para tentar o mundo. Antes de tudo, te convido a entender a história do filho pródigo.

A história encontra-se no capítulo 15 do Evangelho de Lucas, e conta de um pai de dois filhos, onde o mais novo pede sua herança e parte para distante de sua família. Na terra longínqua, o rapaz gasta toda sua herança em coisas supérfluas, à ponto de não ter com que se sustentar e, ao tratar de porcos, desejar comer do alimento deles.

Nesta situação de abandono, o filho lembra-se de como seu pai sustentava seus servos, quanto mais seus filhos. Arrependido, ele decidi voltar, assim como está para ser servo, não mais filho, de seu pai. Contudo o pai, ao ver o filho pelo caminho, corre ao seu encontro e o abraça, recebe-o como filho e celebra seu retorno à casa de onde ele nunca deveria ter saído.

O irmão mais velho sente-se ressentido, afinal, ele sempre esteve junto do pai e nunca festejou, mas, basta o filho mais novo chegar, e é dada uma festa. O pai, então, consola-o e o faz refletir a respeito do estado em que seu irmão se encontrava, e como era importante sua volta à família.

Esta linda história de perdão reflete uma verdade espiritual muito forte nos nossos dias: filhos de Deus que deixam a casa do Pai e a trocam pelo mundo. E, não sei você, mas eu sempre me perguntei por qual motivo o filho largaria a casa do Pai? Se somos filhos de Deus, por que iríamos querer irmos para uma terra longínqua, distante da Presença d’Ele?

É fácil apontarmos os dedos e encontrarmos mil motivos para condenarmos aqueles que se distanciam de sua família espiritual, mas julgamento não é a melhor solução nesse caso. O que precisamos entender é: quando o filho decide sair para distante do Pai ele está iludido, amando aquilo que nem mesmo conhece. Leia o versículo 13 nos diz que o filho partiu sim para uma terra distante. Ele nem mesmo conhecia a terra para onde estava indo, não sabia o que o aguardava ali, mas decidiu partir.

Percebemos também que o pai no impediu, pois, se ele assim desejava, ele deveria ver o quão ruim seria distanciar-se para, então, dar valor a presença do pai. Talvez você pense: que pai cruel, deixou seu filho sofrer, mas não é crueldade, e sim sabedoria; o pai sabia que o filho precisava experimentar o sabor amargo do mundo para perceber quão doce é estar junto a ele.

“Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.” I João 5:19

Nós que somos de Deus precisamos entender, de uma vez por todas, que o mundo está no maligno, que quanto mais distante estamos de Deus, mais perto estamos do diabo. Um passo a mais que damos para longe do nosso Pai de amor é um passo para mais próximo do inimigo [aquele derrotado].

Você que, como este filho, precisou sofrer para dar valor a Deus, o Pai ainda te aguarda de braços abertos. Você que esteve apaixonados por ilusões, pelos caminhos dos quais não conhecemos o destino nos levará, saiba que você ainda tem um lugar garantido na Presença de Deus. Assim como você está, um abraço caloroso de Deus, o Pai, te aguarda. Volte, Seus braços estão abertos. Deus quer te dizer:

“Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado.” Lucas 15:24

O amor do Pai com você não mudou!

E para você que está na casa de Deus, mas não tem sentido a Presença do Pai, Ele quer te dizer:

“E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas;” Lucas 15:31

O filho indagava o pai por nunca poder ter tido uma festa, quando pai diz essa palavras, querendo dizer-lhe: tudo aqui foi teu, por que você nunca festejou?

Da mesma forma Deus te diz: “você está em minha casa, por que não busca minha Presença?” Deus tem prazer em Se revelar aos Seus filhos e, se você O buscar, irá senti-Lo. Ele está de braços abertos para você também, basta buscá-Lo.

E, para todos nós, lembremos sempre: Jesus é o único Caminho que nos conduz a vida eterna com Deus, os outros caminhos nós não podemos garantir. Por que, então, amaríamos o desconhecido? Pra que arriscar a eternidade, se aqui temos a garantia? Ele está sim de braços abertos pra nós!!


Deus abençoe!!

Comentários