A Igreja dos últimos dias


Estamos vivendo os últimos dias, não tenha dúvidas. A Bíblia traz diversos sinais que aconteceriam quando os últimos dias se aproximassem, e hoje em dia temos visto muitos desses sinais se cumprindo, nos provando que a volta de Jesus está muito próxima de acontecer.

Em Mateus, capítulo 24, o Senhor Jesus Cristo dá um discurso sobre o tempo dos fins. Neste discurso vemos alguns sinais deixados por Ele para que nós identificássemos o fim dos tempos: se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. (Mateus 24:7)

Pois é exatamente isso que temos visto: um mundo de nações “unidas” pela economia, mas totalmente dividas culturalmente, socialmente; vemos países levantando-se contra países e, embora não exista uma guerra mundial acontecendo, há rumores de guerras. A fome nos cerca, doenças e pestes que surgem a cada dia e terremotos que desolam nações. Sim, estamos vivendo os últimos dias.

Porém, um outro sinal muito interessante e diferente foi dado por Cristo:

“E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.” Lucas 17:26-29

Dois sinais importantes são deixados aqui pelo Senhor Jesus Cristo. O primeiro é identificar os dias do fim como os dias em que Noé viveu sobre a Terra. Os dias de Noé eram dias de violência, onde as pessoas não se preocupavam com a moral e nem com os princípios tradicionais, mas “casavam-se e davam-se em casamento” até que veio o fim.

Da mesma forma acontecia nas cidades de Sodoma e Gomorra; havia imoralidade sexual, violência e, assim como nos tempos de Noé, as pessoas não se importavam com Deus, viviam suas vidas deixando-O de lado. Então chegou o dia do fim.

Estamos vivendo dias assim. O mundo pensa cada vez mais em si, querendo apenas satisfazer suas vontades com o discurso de “temos o direito de sermos felizes” e, a cada dia que passa, a humanidade se distancia mais do Criador. E também virá o fim.

Mas, e a Igreja?

Nos dias de Noé e de Ló, as pessoas estavam perdidas, mas havia Noé e havia Ló ali, no meio delas, vivendo de maneira diferente, sendo justos e puros no meio de uma geração corrompida. Assim somos nós, a Igreja de Jesus; nós devemos viver com os princípios eternos em mente, fazendo a diferença e sendo luz em meio às trevas.

Em outras palavras, devemos agir da mesma forma que Noé e Ló agiram. E você pode questionar: mas como eles agiram? Leia:

“E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;” (2 Pedro 2:5)

Noé era pregoeiro da justiça, era aquele que anunciava que devemos viver de maneira justa, como homens e mulheres justos, segunda a justiça de Deus. Devemos seguir Seus mandamentos, amando-O e tendo atitudes dignas de pessoas que foram justificadas por Deus. É assim que a Igreja do SENHOR deve viver nesses últimos tempos.

Devemos agir também como Ló agia:

“E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, por isso via e ouvia sobre as suas obras injustas);” (2 Pedro 2:5-8)”

Ló não se conformava com a situação em que Sodoma e Gomorra vivia, sentia-se mal com isso, e essa situação lhe causava aflição, e assim deve ser conosco também. Uma Igreja que se conforma com o pecado não é uma Igreja que está preparada pra ser livrada do julgamento.

Por isso, nós, que somos verdadeiramente filhos de Deus, devemos ser pregoeiros da justiça, anunciando a verdade, e inconformados com o pecado, mas proclamando que Deus não quer que nenhum homem se perca, mas que é preciso arrependimento e abandono dos pecados. Ainda que sejamos perseguidos, ainda que o mundo não nos entenda, precisamos fazer a diferença.


Deus abençoe!! 

Comentários