O Reino de Deus


Por onde o Senhor Jesus Cristo passava, Ele era um anunciador do Reino de Deus. Assim como um embaixador que vive em outro país, seguindo às leis de seu país de origem, dessa forma Cristo viveu e pregou. Ele vivia neste mundo, mas nunca foi daqui; e por onde Ele passou, Ele deixou as palavras do Reino dos céus, seu país de origem.

Por onde o Messias passava, havia transformação, mudança, pois Ele não podia deixar as coisas como estavam. Não! Ele curava, operava milagres, trazia ao povo a libertação do jugo opressor do inimigo [aquele derrotado] e dava ensinamentos a respeito do Reino dos céus.

Certa vez, o Senhor Jesus Cristo e seus discípulos estavam num lugar deserto, e uma multidão de homens, mulheres e crianças os acompanhavam, pois sabiam das obras maravilhosas que Ele estava operando. Quando percebeu isto, Cristo perguntou com o que alimentaria tantas pessoas, e viu que havia apenas cinco pães e dois peixes para saciar toda a multidão.

Este milagre é um dos mais impressionantes que Jesus realizou. Cristo tomou aqueles poucos pães e peixes, agradeceu ao SENHOR por tê-los e os distribuiu a todos, que comeram até fartarem-se. Doze cestos das sobras foram recolhidos.

Após esse milagre, o Senhor Jesus Cristo atravessou o mar com Seus discípulos, e a multidão que o seguia, vendo que Ele não estava mais ali, atravessou o mar também à sua procura. Quando O encontraram, foram todos ao Seu encontro, questionando-O sobre o rumo que Ele tomara, e o que Cristo nos revela aqui é algo muito triste. Leia:

“Jesus respondeu: ‘A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação’". João 6:26-27

Todos estavam à busca de Jesus, não por Quem Ele era; não estavam buscando a Cristo pelos milagres que tinham visto, que os levaria a crer em Suas palavras, nem por causa de Seus ensinamentos de grande sabedoria à respeito do reino do SENHOR, eles o buscavam pelo pão que haviam comido. Estavam satisfeitos, de “barriga cheia”, e talvez pensassem: “quem sabe Ele não multiplique o pão sempre? Assim não precisaremos mais trabalhar”.

A multidão buscava ao Messias para que Ele lhes realizasse desejos egoístas de seus corações. Ao perceber isto, Cristo lhes deu um dos sermões mais duros, tanto que a própria Palavra nos afirma que alguns que eram discípulos d’Ele pararam de segui-Lo (versículo 66). Mas Jesus não queria que eles deixassem de segui-Lo, mas entendessem aquilo que Paulo nos afirma na carta aos Romanos:

“Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;” Romanos 14:17

O Reino de Deus não é comida, bebida.

Como o próprio Messias nos ensina em Lucas 17, versículo 20 e 21, o Reino de Deus não vem de modo visível, não podemos apontar numa direção e dizer: Ele está lá, apenas ali; veja, toque, apalpe. Não! O Reino de Deus está entre nós, Ele está em nós.

Ele é a Presença do Espírito Santo, é a paz que sentimos no meio das tribulações que parecem nos engolir; Ele é a esperança que não permite desistir quando as muitas dificuldades querem nos parar; é a força que esse bendito Espírito nos dá pra enfrentarmos a vida; é a vida, vida abundante, vida de verdade, que não uma mera religião, ensinamentos e dogmas dos homens. Isso é o Reino de Deus e foi Ele que Jesus veio disseminar.

O Reino de Deus não é comida, nem bebida.

Ele não é prosperidade, bens materiais e muito menos dinheiro; o Reino também não é cenografia, iluminação artística e um show musical; tão pouco um status no Facebook, ou cargos e ministérios. Porém, muitos têm ido às Igrejas atrás dessas coisas que enchem a barriga do ego, da conta bancária, e não proporcionam nada de espiritual.

Note: o problema não foi Jesus multiplicar o pão, foi a multidão buscar apenas isso. Nosso Deus é aquele que pode nos fazer rico, se for de sua vontade; não há problemas em shwos musicais com canções que exaltam o Rei, mas temos ido às nossas reuniões apenas em busca disso? Onde está nosso interesse? No Reino?

Quando Jesus notou que a multidão estava atrás apenas de pão, lhes ensinou: trabalhem pela comida eterna, pelo Reino; e esse ainda é o ensinamento que o Messias nos deixa. Busque as coisas eternas, que não passarão daqui alguns anos, aquilo que Deus, o Pai e Senhor, nos dará quando chegarmos na eternidade.

Tudo aquilo que é desse mundo é vazio e não nos preenche completamente, somente as Palavras eternas do Reino nos satisfazem, fomos feitos para elas. Portanto, enquanto não mudarmos nossa postura e buscarmos a Deus para aprendermos Quem Ele é e quais os ensinamentos d’Ele pra nós, continuaremos vazios, de Igreja em Igreja, em busca de um pão que não satisfaz.


Deus abençoe!!

Comentários

  1. Amém!
    Quando Jesus disse "O reino de Deus não vem com aparência exterior; nem dirão: Ei-lo aqui! ou Ei-lo ali! pois o Reino de Deus está dentro de vós. (Lucas 17:20,21)", Ele dizia para os fariseus que já havia entre eles aqueles que eram o Reino. Mas não seria eles, pois suas vidas não proclamavam o Reino. Ser Reino de Deus não é estar satisfeito com seus limites. Quem é do Reino de Deus expande suas fronteiras nao pelo sangue, mas com amor, pois o sangue a ser derramado ja foi assim feito na cruz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Ele queria mostrar que aparência por si só não é Reino de Deus, mas o Reino vem de dentro!!

      Excluir

Postar um comentário