Natal e os símbolos natalinos


Mal chega dezembro, e vemos enfeites natalinos por todas as partes. Árvores, luzes, sinos e presépios tomam conta das praças de alimentação dos shoppings, praças centrais das cidades e das salas de nossas casas. Mas, afinal, qual o significado desses símbolos? Qual o significado da festa Natal?

Natal é a comemoração do nascimento do Salvador da humanidade: Jesus Cristo. A Bíblia nos afirma que Cristo nasceu da virgem Maria, que achou-se grávida do Espírito Santo, cumprindo a profecia que fora feita por Isaías 800 anos antes.

“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: A virgem conceberá e dará a luz um filho e será o seu nome Emanuel.” Isaías 7:14

O presépio, portanto, é um símbolo natalino que remonta o ambiente em que Cristo nasceu: a estrebaria, porque não havia lugar para hospedagem de Maria e José nas estalagens da cidade de Belém. Tanto os sinos de Natal quanto a estrela são o símbolo da anunciação de que o Salvador nasceu, sendo que a estrela é relatada no evangelho de Mateus para guiar os reis ao local do nascimento.

As luzes natalinas simbolizam o próprio Cristo, como é descrito noutra profecia de Isaías a respeito do nascimento do Messias: “o povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.” Isaías 9:2

A troca de presentes é uma das tradições mais antigas do Natal, levando as pessoas a presentearem-se umas às outras na data do Natal, semelhante os reis magos fizeram a Cristo, ofertando ouro, incenso e mirra ao Rei nascido.

Porém, alguns símbolos natalinos bem tradicionais não tem nenhuma ligação com o nascimento de Jesus e o verdadeiro sentido do Natal.

A árvore de Natal, por exemplo, um dos símbolos mais populares na comemoração do Natal, tem sua origem associada à comemorações pagãs dos babilônios, egípcios e até mesmo ao reformador Martinho Lutero. Por ser uma das únicas árvores que sobrevive ao frio intenso dos países do norte, o pinheiro de Natal simboliza a vida.

Os romanos tinham a prática de oferecer folhagens como voto à saúde, e a guirlanda veio desta tradição, simbolizando saúde.

Já o famoso Papai Noel vem da história de um bispo do norte que ajudava as pessoas e presenteava crianças. O Papai Noel que hoje conhecemos, com roupas vermelhas e barba branca, foi associado ao Natal graças a uma forte campanha de marketing da Coca-Cola no século passado.

Estive perguntando a amigos cristãos o que eles achavam dos símbolos natalinos, e se, na opinião deles, Deus se agradava ou não deles, e as respostas foram variadas.

Os que dizem que não concordam com os enfeites se baseiam no fato de que a grande maioria dos enfeites hoje conhecidos como natalinos tem sua origem dos povos pagãos, como a árvore de natal e a guirlanda, por exemplo, que a própria data 25 de dezembro era uma data de festas não cristãs e que o Natal tornou-se um grande comércio que não tem nada a ver com o nascimento de Jesus.

Os que dizem que não há problema focam que é necessário que o Jesus Cristo seja o centro da comemoração natalina, do contrário, se “o valor material do comércio é a primeira coisa que vem em mente quando se pensa em Natal, isso está muito longe de agradar a Deus” que “a partir do ponto onde esses símbolos se tornam essenciais podem desagradar a Deus” e também que “pra muita gente, papai Noel é real e Jesus Cristo é mito”.

De fato, qualquer símbolo que tome o lugar de Jesus desagrada ao coração de Deus, não apenas no Natal, mas em todos os momentos das nossas vidas. Cristo deve ser o centro do nosso viver, pois Ele se deu por nos amar, se humilhou e deixou toda Sua glória pra nascer como homem por amor a nossas vidas. Devemos ama-Lo de todo nosso coração e sabermos que não existe festa sem Ele. Ele é mais que um mero símbolo natalino, mas é o Natal em si.

A Bíblia nunca condenou que fosse comemorado o nascimento de Cristo, e, na minha opinião, Deus não se entristece de enfeitarmos nossas casas para festejarmos o Seu nome, pelo contrário, creio que, quando nos reunimos para lembrarmos Seu nome, Ele está lá presente, abençoando nossa comunhão.

Acredito que não seja errado os enfeites natalinos, acredito que seja errado ensinarmos sobre Papai Noel, pois este tem roubado o sentido do Natal pra si. Do contrário, podemos adorar ao nome de Jesus Cristo e lembrarmos do tamanho amor d’Ele por nós que O levou a renunciar ser igual a Deus para nascer feito homem, feito eu e você.

Porém, se existe aquele que não se sente confortável com isso, respeito a opinião, mas faço um pedido: celebre sim o Natal, não deixe essa importante data cristã de lado. É uma linda oportunidade que temos de anunciar o nome de Cristo Jesus e nos alegrarmos n’Ele.


Deus abençoe!!

Comentários

Postar um comentário