Por que passamos por lutas?


Quem nunca se perguntou “por quê?” ao passar por um momento de grande dificuldade ou por uma luta ferrenha? Mesmo nós sendo pecadores, nós sempre pensamos que, se se nós fizermos coisas boas e se formos pessoas boas, consequentemente, coisas boas acontecerão conosco, não é isso que dizem por aí? Lei da semeadura, a gente colhe o que planta, né?
Mesmo assim, por diversas vezes passamos por momentos em que as coisas simplesmente parecem não fazer sentido. Eu não sei se já aconteceu com você, mas em alguns momentos da minha vida eu olhava pro céu e perguntava a Deus: “SENHOR, por quê? Acho que Deus está me punindo por causa daquele pecado lá....” Aposto que você já pensou assim também, rs.
Mas, e então? Por que passamos por essas coisas? Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas? A resposta para essa pergunta é simples: eu não sei! Não precisa esfregar os olhos que você não leu errado, foi isso mesmo que eu disse: simplesmente jamais saberemos o porquê das aflições que passamos.
Mesmo assim, podemos aprender com elas.
Vamos olhar, então, o clássico exemplo de Jó. Jó foi um cara tão justo, mas tão justo, que Deus, o próprio SENHOR do Universo, elogiou sua justiça na frente do capeta [aquele derrotado]. Pow, imagina só Deus elogiar você na presença do diabo! Meu, nem consigo imaginar minha reação caso isso acontecesse! Aí a gente pensa: nossa, né?! Esse cara deve ter colhido muitas bênçãos de Deus.... só que não.
Jó era um cara muito rico, mas muuuito rico, e viu toda a sua riqueza ir embora NO MESMO DIA!!! Se não bastasse, perdeu todos os filhos NESSE MESMO DIA... Meu, nem consigo imaginar minha reação caso isso acontecesse! Sei lá, acho que ia reclamar e praguejar demais, mas Jó não fez isso, ele aceitou essas desgraças.
Aí a gente fala: pow, o cara perde tudo, até os filhos, e não pragueja? Esse cara merece o céu! Deus deve ter abençoado muito ele.... só que não de novo! Ele perdeu também a saúde e ficou a beira da morte, tudo isso com a permissão de Deus.
É natural que a gente pergunte por que Deus permitiu tudo isso acontecer com uma pessoa que era justa, mas o que nós precisamos entender é que ainda que Jó soubesse o porquê de suas lutas, isso não traria esperança ao seu coração, talvez só fosse o deixar mais revoltado.
Traga isso que eu falei pra sua vida: se num momento de dificuldade e aflição, Deus te dissesse “filho, estou fazendo isso porque....”  isso não ia te deixar mais revoltado? Se fosse comigo, acho que eu responderia a Deus “mas SENHOR não podia ser de outra forma? Tem que fazer eu sofrer assim??” Acho que não daria muito certo se Deus nos explicasse seus porquês.
Então, nunca saberemos os motivos das nossas lutas, mesmo nós sendo pessoas que buscam agradar a Deus; porém, sabemos que toda luta tem um fim.
“Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;” Eclesiastes 3:4
Há um tempo determinado pra todas as coisas em nossas vidas, e, embora talvez não saibamos os motivos, existe um tempo determinado para prantearmos, chorarmos e lutarmos, mesmo para os filhos de Deus.
Vamos olhar, então, para a vida de Jó como uma linha do tempo. Ele passou por três grandes períodos: o primeiro, de bênção, o segundo, de muita dor e luta, e um terceiro período, onde ele foi restaurado de sua dor e teve tudo em dobro. Quem olhava pra Jó na sua luta não imaginava que ele pudesse se recuperar de tal forma, mas ele se recuperou, porque o tempo de chorar havia passado, e havia chegado o tempo de rir.
Eu não sei em que período da vida você está passado, e existe a possibilidade de você estar passado por um momento de grande luta e dificuldade. Se for assim, não perca a esperança, porque o tempo da sua luta já foi determinado, e chegará ao fim na hora certa. Permaneça lutando e você verá.
O nosso grande erro é pensar que a vida da gente vai ser sempre como tem sido, ou seja, se estamos bem, pensamos que estaremos assim pra sempre, mas se estamos passando por lutas, pensamos que jamais iremos vencê-las; mas as coisas não são assim.
As lutas são como tempestades: elas vêm, parecem que vão derrubar tudo e que não vai sobrar nada, mas chega uma hora que elas vão embora de vez. Portanto, não perca a esperança, não deixe de crer, não pare de lutar e não cesse a adoração que, no momento que já está determinado, a luta vai ter seu fim.
Abraços, Deus abençoe vocês!

Denian Martins.

Comentários