O que fazer quando nos decepcionamos com Deus!


Decepcionar-se com Deus é algo muito sério. Embora algumas vezes na nossa vida a gente possa ficar chateado com Deus por causa de motivos pequenos [eu mesmo já fiquei “revoltado” com Deus por diversas vezes, todas elas por motivos egoístas], em alguns casos, pessoas realmente revoltam-se e desviam-se dos caminhos do Senhor porque em determinado momento de suas vidas, decepcionaram-se com Ele.
Não é difícil imaginar algumas situações que nos deixariam decepcionados com Deus. Se quando coisas pequenas acontecem contrárias à nossa vontade já nos achamos no direito de questionarmos a Deus, imagine em casos mais sérios! Nessas horas eu lembro de uma declaração que o pai do cantor sertanejo Cristiano Araújo deu logo após o acidente que matou seu filho; ele disse: será que Deus existe?
Não dá pra questionarmos um homem que está sofrendo a perda de um filho, e nessas horas de dor e perda, para nos decepcionarmos com Deus é muito fácil. Pensamos: por que Deus permitiu isso? Por que Ele não me livrou? Por que Ele fez assim?
Não sei se você já tenha passado por momentos assim, mas eu sei que na Bíblia há um caso assim. O Salmo 73 é o salmo de um homem que está revoltado com Deus, tão revoltado que ele chega assumir que por pouco não se desviou dos caminhos do Senhor, quando ele diz: Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; (Salmos 73:2a)
A decepção com Deus nos leva sim a abandonarmos os caminhos de Deus, e por isso ela é perigosa. Pode ser que a decepção comece pequena, e por um motivo bem fútil, mas se ela for crescendo e crescendo, e se não fizermos, aos poucos vamos achar que sabemos cuidar mais das nossas vidas do que Deus e, quando isso acontece, não nos submetemos mais à Sua vontade.
Voltando ao Salmo, quando o lemos, percebemos que a causa da revolta do salmista para com Deus é perceber que o justo passar por diversas aflições enquanto o ímpio mostra-se firme, alegre e sem tribulações. Essa revolta do salmista para com Deus foi tão grande que ele chega a afirmar que manter-se puro, em santidade, não valeu a pena, pois ele sofre tribulações e aquele que não busca estar santo diante de Deus parece viver bem. Olha a que ponto levou a revolta do salmista!
E não é assim conosco também? Quando nos revoltamos, muitas vezes chegamos a pensar [e em alguns momentos até mesmo a dizer] que ser de Deus, que servir ao Senhor Jesus, não vale a pena. “Melhor seria se eu fosse do mundo, porque se me acontecesse uma coisa dessas eu saberia que foi por causa dos meus pecados”. Admita, você já chegou a pensar assim.
Mas, então, nesses momentos, precisamos tomar uma atitude para que a revolta com Deus não cresça e tome conta do nosso coração. E que atitude é essa?
“Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.” Salmos 73:17
Todos os dezesseis versículos de revolta que lemos no salmo acaba no décimo sétimo versículo: quando o salmista entra no santuário de Deus. Quando nos revoltamos com Deus, precisamos entrar no santuário, irmos à Igreja, e é lá que a nossa revolta será dissipada.
Muitas vezes, Deus poderá usar algum irmão da Igreja para falar com você, outras Ele falará através da pregação da palavra, ou da ministração do louvor... enfim, não importa, quando estamos revoltados com Deus, basta irmos à Igreja para que nosso coração seja limpo de todo ressentimento. Posso falar por experiência própria: diversas vezes cheguei no culto com aquela revolta sem sentido e antes que acabasse o louvor eu já estava em paz.
Lembro-me até mesmo de uma ocasião em que eu fui orar e estava muito chateado com algumas coisas então eu comecei a falar, e falar, e falar... falei sem parar, e nada, mas depois que eu falei tudo, e comecei a adorar, em poucos instantes o meu coração foi limpo de tudo o que estava me revoltando.
Eu sei que parece meio irônico que, para que você seja livre de sua revolta com Deus, você tenha que ir à Igreja, mas é verdade. Se você quiser ser livre de todo pensamento que coloque Deus como seu inimigo, é preciso que você entre no santuário de Deus e ali, entre o Seu povo, seu coração será limpo e estará em paz com o teu Senhor.
Abraço, Deus abençoe você!!

Denian Martins

Comentários

Postar um comentário