Não siga o seu coração


É muito comum vermos nos filmes e nas novelas a seguinte recomendação “faça o que o seu coração está dizendo”, ou “siga o seu coração”. Parece uma recomendação muito bonita, mas convenhamos que na maioria das vezes ela não seja muito ética, afinal, imagine no grande mocinho do filme que está indeciso entre casar-se com a sua noiva ou abandoná-la e seguir ao novo amor que surgiu de repente e o levou à trair sua prometida; seguir o coração, num caso desses, não se parece muito legal neste ponto de vista.
Pois posso dizer com propriedade que seguir o coração é a pior decisão que podemos fazer na vida. Me desculpe se frustrei os seus romances de domingo a tarde, mas o que a Bíblia nos diz sobre nosso próprio coração não nos anima muito à confiarmos a ele as decisões que precisamos tomar em nossa vida.
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Jeremias 17:9
“Enganoso” e “perverso” não são lá adjetivos que eu tenho em mente quando busco alguém confiável, por que, então, confiaria a minha vida à direção dos meus próprios sentimentos? Quando lemos na Bíblia de pessoas que deixaram-se guiar pelos sentimentos, vemos que esta não foi a melhor decisão que eles tomaram. Vejamos alguns exemplos:
Os irmãos de José deixaram-se levar pela raiva e pela inveja; também tinham em seus corações o sentido de rejeição, já que Jacó [pai de todos] fazia diferença entre José e os outros. Guiados por tudo isso, eles foram capazes de jogar o próprio irmão numa cova e depois o venderam como escravo.
Saul, por outro lado, deixou-se guiar pela insegurança e pelo medo. Tinha medo de ser rei, teve medo de não agradar ao povo e, depois, teve medo de perder o trono. Por causa disso, ele desobedeceu ao SENHOR, tomou o lugar do sacerdote e ainda perseguiu Davi por todo o resto de sua vida. Teve tanto medo de Davi que foi exatamente isso que aconteceu, não antes que ele morresse por causa de seus pecados.
Pedro é outro exemplo forte sobre ser guiado por seus sentimentos, afinal, ele era inconstante; quem se deixa guiar pelo coração é inconstante, porque os sentimentos podem mudar a cada minuto. Pedro era assim, perto de Jesus e encorajado pela presença d’Ele e dos seus amigos, mas só, perante estranhos, negou a Cristo 3 vezes!
E nós? Quantas vezes pensamos: “ah, mas só de raiva vou fazer isso!” ou não fazemos algo por estarmos frustrados; estamos tristes, não pregamos para ninguém, mas se acordamos um pouco mais animados, parecemos até Billy Graham. Inconstantes, porque deixamos que os inconstantes sentimentos do nosso coração ditem as nossas atitudes. Irmãos, não deve ser assim.
Então, se não for nosso coração que nos guie, quem o fará?
“porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” Romanos 8:14
Somos filhos de Deus, servos do Altíssimo, e, dessa maneira, precisamos permitir que seja Ele, seu doce Espírito, que guie as nossas vidas. Pare pra pensar: tudo o que vem do Espírito Santo é bom, pois Gálatas 5:22 e 23 nos diz que o Seu fruto é bom, pois consiste em: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Portanto, se deixarmos que seja Ele quem nos guie, serão estes bons sentimentos que estarão em nossos corações.
às vezes pensamos que, se entregarmos o controle das nossas vidas para o Espírito Santo, Ele nos levará pra longe, pra sermos missionários e tudo mais. Mas, na verdade, o que Ele quer é nos mover, nos mover por meio do amor, da alegria, por paz, deixando para trás qualquer tipo de insegurança, raiva, frustração ou inferioridade. Por isso precisamos deixar Ele nos guiar!
Os irmãos de José, movidos por seus corações o jogaram no poço e o venderam, mas José, movido pelo Espírito de Deus, os perdoou e nunca lhes devolveu o que eles mereciam. Saul, movido por seu coração, perseguiu Davi por anos, mas Davi, movido pelo Espírito Santo, teve duas oportunidades de matar seu perseguidor e não o fez. Pedro, movido por seu coração, negou a Jesus perante servos, mas cheio do Espírito Santo pregou e mais de 3 mil pessoas entregaram-se a Jesus. Quem você prefere seguir?
Abraço, Deus abençoe você!

Denian Martins

Comentários