Uma Igreja acovardada não converte ninguém!


Vocês já pararam pra pensar no que diferencia a Igreja de hoje em dia com a Igreja primitiva? Acho que uma das grandes diferenças [e também uma das mais importantes] está quando pensamos nos frutos de cada uma. Quais eram os frutos da Igreja primitiva? Quais são os frutos da Igreja [digamos] contemporânea? Não eram pra serem os mesmos, já que servimos ao mesmo Deus, que não muda com o passar dos anos?
Sabe, o objetivo de Deus com a Igreja de hoje é o mesmo objetivo que Ele tinha há quase dois mil anos atrás, quando Ele tratou de unir os pescadores e humildes do povo: Ele ainda quer salvar as pessoas, e vemos que isso bem acontecia quando falamos da Igreja primitiva. Em Atos, diversos são os relatos de pessoas se convertendo em massa, mas me questiono se esse seria o relato da Igreja contemporânea, caso ele fosse feito. Por que as pessoas não tem se convertido em massa, como antes? Qual tem sido a nossa falha.
Acho que, entre muitas qualidades dos primeiros cristãos do mundo, uma das que mais sentimos falta hoje em dia é a autenticidade. Os cristãos não se envergonhavam de ser quem eram e crerem em Quem criam, mas e eu e você? Nós temos sido autênticos no mundo, ou estamos apenas ali, nos camuflando para que ninguém descubra qual é a nossa fé e nem o Deus a quem servimos?
Embora eles fossem perseguidos, ridicularizados, maltratados e desprezados, eles não se envergonhavam, pois amavam a Jesus e sabia muito bem a que Deus serviam, ao Deus que também foi perseguido, ridicularizado, maltratado e desprezado por amar a eles. E nós?
É maravilhoso vermos na Bíblia que, até os Evangelhos, Jesus era o personagem principal e os discípulos sempre ao lado, coadjuvando, mas a partir de Atos, são eles os que vão, que pregam, que curam e que fazem, pois é isso que Deus quer da Igreja: que ela vá, faça e não se amedronte e nem se envergonhe de quem é e a Quem serve.
Irmãos, uma Igreja acovardada não converte ninguém. Uma Igreja que não é autêntica, que não tem a coragem de mostrar ao mundo pra que veio não tem a capacidade de persuadir as pessoas à sua fé, afinal, ela mesma precisa ser convencida a respeito. E acho que essa é a palavra chave quando nos tratamos desta Igreja acovardada: convencimento. A Igreja amedrontada é convencida, não convertida, e corre o risco de perder a sua fé, tal como o terreno cheio de espinhos da parábola do semeador.
“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” Mateus 16:18
Precisamos ser essa Igreja que saqueia o inferno, que se levanta e muda a situação; a Igreja que muda o mundo e não deixa que este a mude. A verdadeira Igreja de Jesus, a autêntica Igreja de Jesus, que não se envergonha de ser quem é e nem de servir ao Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Precisamos nos alegrar quando vermos alguém ridicularizando a Igreja na TV, nos programas de comédia e talk shows, e não tentarmos mudar para agradarmos ao mundo. Não temos que seguir a tendência da moda do mundo, nem seu “estilo” de vida, mas precisamos viver de acordo com a Palavra de Deus e debaixo da orientação do Espírito do Senhor. Uma Igreja autêntica mudará o mundo onde está.
Irmãos, não se enganem: o mundo jamais irá mudar se a Igreja não se posicionar nele. E como devemos nos posicionar? Impondo a nossa visão de mundo? Não, não serão com meras palavras que as coisas irão mudar, mas quando anunciarmos o Evangelho, que tem poder transformador, e também quando o vivermos autenticamente, sem vergonha ou medo. Somente assim as pessoas serão impactadas e se converterão.
Que repouse sobre nós, sobre a Igreja contemporânea, não o desejo de agradar aos homens, mas a coragem de agradarmos a Deus, independente da opinião dos homens. Que repouse sobre nós a ousadia do Espírito Santo para pregarmos o autêntico Evangelho, que salvará as vidas do inferno. Que repouse sobre nós a unção do Senhor. Eu creio!
Abraço, Deus abençoe você!

Denian Martins

Comentários