Deus é invisível. Como mostra-Lo ao mundo?


Antes que você possa começar a pensar em polêmica, Deus é invisível sim. Mas quando escrevo isso, me refiro à nossa esfera física e não espiritual, ou seja, neste mundo físico e material, Deus é invisível e não conseguiremos enxerga-Lo com os olhos naturais, a menos que Ele se materialize e apareça para nós. Conseguiu entender? Na esfera física, não podemos enxerga-Lo.
Agora, se não podemos enxergar o Deus a Quem servimos, muito menos conseguiremos mostra-Lo para que outros vejam. Já parou pra pensar nisso? Se nem nós, que servimos ao SENHOR, O vemos, como vamos fazer para que os que não O servem, vejam? Como manifestaremos ao mundo o Deus a Quem eu e você servimos? Afinal, acho que essa é a nossa missão aqui na Terra, não é mesmo? Devemos manifestar a Deus por onde formos, sermos suas testemunhas para que muitos venham à conversão. Como cumprir este papel?
Quando o Senhor Jesus despachou os Seus discípulos antes de subir aos céus, Ele os ordenou a irem por todo mundo pregando o Evangelho, que Seus sinais os acompanhariam. Sinais como expulsar demônios e curar doenças. Mas, preste bastante atenção: os milagres são apenas sinais que confirmariam as palavras dos discípulos. Os sinais manifestariam mais quem os discípulos eram do que manifestariam o Deus a Quem os discípulos serviam.
Muitas vezes somos levados a pensar que, se fizermos muitos milagres e curarmos muitas pessoas, elas verão a Deus e, assim, se converterão. Não se engane, isso não acontecerá. Eu mesmo já vi pessoas serem curadas de câncer e, mesmo assim, não servirem ao SENHOR. Quer mais que o exemplo de Moisés?
Moisés e Arão foram levados à presença do faraó para que este libertasse o povo de Israel da escravidão, e um sinal seria dado para que faraó visse que era o SENHOR que os enviava: a vara de Arão se tornaria em cobra. Isso pode parecer algo espantoso para nós, mas para o Faraó não o foi, porque os próprios encantadores do Egito podiam fazer o mesmo.
“Então Moisés e Arão foram a Faraó, e fizeram assim como o Senhor ordenara; e lançou Arão a sua vara diante de Faraó, e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente. E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos. Porque cada um lançou sua vara, e tornaram-se em serpentes; mas a vara de Arão tragou as varas deles”. Êxodo 7:10-12
Isso chegou a se repetir também quando o SENHOR transformou as águas do Egito em sangue, e nos mostra que os milagres nem sempre convencem as pessoas a respeito de Deus; isto acontece não porque Deus não é poderoso para realizar milagres, mas por causa da dureza do coração do homem.
Como, então, manifestaremos Deus para este mundo que, a cada dia que passa, se afasta mais e mais do Salvador? Embora a resposta para esta pergunta seja uma palavra pequena e simples, posso adiantar-lhes que o cumprimento desta palavrinha em nossas vidas não é uma tarefa tão simples assim.
Leias estes versículos:
“Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.” 1 João 4:11,12
 “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” João 13:35
Não é espantoso que nós, como cristãos, não sejamos conhecidos como o povo que mais ama, sendo que o nosso Cristo, a quem dizemos imitar, morreu por amar?! Manifestamos Deus ao mundo única e exclusivamente através do amor. Se não houver amor em nossos corações, se não amarmos as pessoas do mundo, se não amarmos nossos irmãos em Cristo Jesus, não estaremos servindo a Deus e, dessa forma, jamais O mostraremos para que o mundo veja.
O amor em nossas vidas é como um colírio que abre os olhos das pessoas para que elas enxerguem Deus em nós; somente com o amor nós mostraremos ao mundo o SENHOR. Amor é a palavra chave.
Porém, quero que você entenda uma coisa: nós não somos capazes de amar. O ser humano é ruim, ele é egoísta, egocêntrico e avarento; eu sou assim e você também é e, portanto, jamais conseguiremos amar as outras pessoas se não deixarmos uma nova realidade tomar conta da nossa vida: o amor do próprio Deus. Precisamos abrir nosso coração e permitir que o SENHOR venha colocar o Seu amor em nós, que é puro e perfeito, para que O compartilhemos aos outros.
Se tentarmos com nossas próprias forças amarmos as pessoas, falharemos. Porém, se buscarmos o suficiente para conseguirmos que Deus venha inundar as nossas vidas com o Seu perfeito amor, manifestaremos a Sua Santa Presença aos homens e eles verão que Deus existe. Somente com este perfeito amor deixamos visível o Deus invisível.
Por isso, busque o amor, viva o amor. Julgue menos. Aponte menos o dedo. Pense menos mal do seu irmão e até mesmo daquele que você não conhece. Faça menos fofoca. Ajude, arregace as mangas. Faça. Amor é atitude. Deixe que as pessoas vejam que Deus existe através da Sua vida.
Um forte abraço do cronista.
Que Deus te abençoe!

Denian Martins

Comentários