Viva a quarta-feira de cinzas


Em primeiro lugar, quero que você entenda o título deste texto. O termo “viva” não tem a ver com celebração; não estou dizendo “viva à quarta-feira de cinzas” do tipo “viva à fulano”, entende? A palavra viva, no caso, tem o seu significado literal. Viva no sentido de realmente viver, e não de celebrar.
Pode parecer estranho ouvir de um crente, um evangélico, que a quarta-feira de cinzas deve ser vivida, não é mesmo? Afinal, nós não concordamos com o Carnaval e com a sua libertinagem, por que concordaríamos, então, com a quarta de cinzas? Mas eu te questiono: o que diz mesmo a quarta de cinzas? Pra quê ela serve mesmo?
Em sua essência, a quarta-feira de cinzas serve para que as pessoas que tenham, digamos assim, abusado dos dias de Carnaval possam tirar este tempo para refletirem sobre o que fizeram, para que possam se arrepender das coisas erradas e se converterem a Deus, o que, infelizmente, não acontece na grande maioria dos casos, e engana-se aquele que pensa que simplesmente não comer carne é abster-se para o SENHOR, pois Ele quer que nós não vivamos a nossa carne, o que mais acontece nos dias de Carnaval.
Então nos parece meio hipócrita passar quatro dias fazendo exatamente TUDO o que a nossa carne deseja para que, um dia depois, não comamos carne sob o pretexto de estarmos agradando a Deus. Mas, então, o que significaria viver a quarta-feira de cinzas? Serei bem claro:
“Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: ‘Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.’ E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.” Joel 2:12,13
Viver a quarta-feira de cinzas é se arrepender verdadeiramente! Até quando você viverá se enganando? Faz tudo o que deseja sem frear os seus impulsos para, um dia por ano, cumprir as regras de uma religião e dizer-se fiel a Deus. Isso é se enganar. Deus quer que a gente se arrependa de nossos pecados verdadeiramente, não aparentemente, não exteriormente, mas interiormente.
Você sabe o significado da palavra conversão? Significa estar seguindo em determinada direção e, então, fazer a curva e seguir o caminho CONTRÁRIO. Se converter a Deus não é ser religioso, mas sim parar de fazer a vontade da carne e do pecado e fazer a Sua Santa vontade, que é boa perfeita e agradável. Significa estar em direção ao inferno à passos largos e fazer uma conversão para seguir em direção ao céu e ao nosso Deus e Pai, Senhor da Terra, céu e tudo o que existe.
Mas a conversão verdadeira acontece apenas quando entendemos o peso do nosso pecado e nos arrependemos genuinamente, pois, do contrário, iremos apenas nos enganar a nós mesmos. Se não nos arrependemos, continuamos cometendo os mesmos pecados.
Portanto, hoje, há um chamado de Deus para a sua vida, e o Seu Santo propósito é que você se arrependa dos seus pecados e passe a viver para fazer a vontade do SENHOR. Os prazeres que você sentiu no Carnaval foram a causa de Jesus ter sofrido e morrido naquela cruz, pois são pecado. E não se engane: se você não se arrepender e mudar de vida, esses prazeres irão te matar um dia também!
Não, não é muito forte, é apenas a verdade, e eu oro para que você entenda que foi o Espírito Santo que te conduziu a ler estas palavras, para que você estivesse ciente de tudo o que foi falado aqui, e tivesse a oportunidade de refletir sobre e se arrepender. A chance que o SENHOR te dá é agora, neste instante. Daqui a 10 minutos já será tarde demais.
Confesse seus pecados a Deus, arrependa-se e mude de vida. Pense que foram esses pecados que mataram o Santo naquela cruz. Viva uma nova vida, não para os prazeres da carne, mas para os prazeres espirituais em Deus, e você encontrará a boa, agradável e perfeita vontade do SENHOR.
Abraço, Deus abençoe você!

Denian Martins

Comentários