Não existe ninguém extraordinário


Quando nós paramos pra ler a Palavra de Deus, muitas vezes somos levados a crer que Deus não usa qualquer pessoa, não usa qualquer circunstância e que não é qualquer um que alcança a graça e a bênção de Deus. Você também não tem a impressão de que Daniel, José, Moisés, Pedro e qualquer outro personagem bíblico são pessoas extraordinárias e demais? Afinal, Deus não ia escolher qualquer um pra fazer a Sua obra, que é grandiosa e magnífica, não é verdade? Não. Não é verdade, afinal, não existe ninguém extraordinário.
Quando a gente para pra ler a Bíblia e entender bem o que está escrito [e dito] ali, a gente percebe que o extraordinário de Deus, na verdade, são coisas bem comuns e ordinárias do nosso dia-dia, afinal, tudo o que Deus fez é muito bom (Gênesis 1:31); Ele criou todas as coisas a partir do nada e, pela lógica, uma coisa comum já é extraordinária diante de coisa nenhuma.
Pare pra pensar, por exemplo, em Abraão. Hoje, o vemos como “Abraão, o pai da fé” como se ele fosse um super herói, um humano com alguma capacidade a mais que nós, meros mortais; mas não foi e, pensando no contexto histórico, ele não passou de um homem nômade da Mesopotâmia antiga. O que há de extraordinário nisso? Nada!
Ao pensarmos em Moisés, por sua vez, podemos concluir que ele era extraordinário, afinal, ele era da família real do maior império de sua época. Talvez seja por isso que, depois de quarenta anos sendo extraordinário, Deus o tenha levado para ser um ordinário pastor de ovelhas.
O que há de especial em sacerdote como tantos outros que já se sucederam? O que há de especial em ser pastor de ovelhas? Em ser um judeu comum? Em ser pescador? Pasme você [ou não], mas falo de Samuel, Davi, Daniel e os discípulos, homens extraordinariamente ordinários.
Passo a discorrer, agora, a respeito de mim e de você.
Quem somos nós? Pessoas comuns, em meio a 7 ou 8 [me foge a estatística] bilhões de outras pessoas comuns. O que há de especial em ser você? Em trabalhar onde você trabalha? Em fazer o que você faz, todos os dias? Desculpe-me lhe dizer, mas não há nada de especial em ser você, ao passo que [extraordinariamente] ser você é a coisa mais especial que você possa ser para agradar a Deus.
Deus não nos chamou para os holofotes, nem quer que nós sejamos extraordinários e espetaculares. Há aqueles que Ele coloca nos palanques simplesmente porque cumpre Seu propósito, e não porque essas pessoas são mais especiais e melhores que outras, porque ninguém é extraordinário. Deus não fez super heróis, entretanto, somos tão extraordinários quanto somos comuns.
Olhe o que a Palavra afirma a respeito de alguns dos heróis da fé:
“Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel”. 2 Samuel 7:8
“E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes,” Daniel 1:3
“Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus”. Atos 4:13
O que você leu? Porque tudo o que eu li é que Davi, Daniel e os apóstolos João e Pedro eram pessoas como diversas outras que já existiam na época. Eles eram pessoas como eu e você somos hoje em dia; o extraordinário deles era eles serem exatamente como os outros.
Não é a sua fama, seu sucesso ou qualquer outra coisa que te faz se extraordinário, mas o fato de você ser quem você é, trabalhando onde trabalha e vivendo como vive [logicamente, longe do pecado]. Você não precisa ter cargo, sucesso ou dinheiro pra ser extraordinário; você não precisa mudar seu jeito de ser, você só precisa ser você vivendo o que Deus quer de você. Ser você é a pessoa mais extraordinária que você conseguirá ser.
E, dessa forma, caso seja o plano de Deus te fazer conhecido ou ter muito dinheiro, ter cargo ou ministério, então isso acontecerá, não por quem você, mas pelo fato de este ser o propósito do Senhor.
Eu não sei se você é uma pessoa de auto estima baixa, e talvez você possa ser alguém que há tempos tem se sentido esquecido e menor que os outros, pois não é. Lembre-se de que tudo o que Deus fez é muito bom, e foi Ele quem não apenas o criou, como o planejou para isso. Deus quem te fez, e isso já é motivo suficiente para você ser extraordinário.
Entretanto, lembre-se que você é alguém extraordinário entre pessoas extraordinárias. Você não é melhor que ninguém, ao passo que ninguém é melhor que você também. Que isso possa te incentivar a viver para a glória de Deus sem precisar se amoldar a nenhum padrão se não um único: o da santidade.
Um forte abraço do cronista; não pense que não oro por você!
Que Deus te abençoe!

Denian Martins

Comentários

  1. Gostei do post, seus pensamentos são parecidos com o meu rsrs Beijos amei o blog! 💕
    www.eularissaferreira.tk

    ResponderExcluir
  2. Tudo que você disse é verdade, Deus quer nos usar com as nossas características e personalidade, as vezes caímos no engano de querer ser igual a um irmão que ao nosso ver é extraordinário, mas se Ele quisesse uma cópia do outro não teria sentido Ele ter nos criado.
    Amei o texto <3
    garotacristadiario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é verdade? Como meu líder de louvor fala: se Deus quisesse outro Davi Sacer aqui, ele teria, mas ele quer tem está aqui.
      Se Deus quisesse outro igual aquele, faria ele, mas ele quer nós, como somos, pois isso já nos torna extraordinários. Hahaha... um abraço!

      Excluir

Postar um comentário